Montar uma planilha de gastos é uma ótima forma de colocar suas finanças em dia. Afinal, ao listar suas movimentações bancárias, você consegue identificar mais facilmente as despesas que pode cortar para economizar.
De simples anotações manuais a aplicativos extremamente tecnológicos, existem diversas maneiras de organizar o entra e sai de dinheiro da conta. Confira agora os benefícios de controlar seus gastos e os segredos para manter uma planilha funcional e prática.
O que é planilha de gastos?
A planilha de gastos é uma das principais ferramentas de gestão financeira pessoal. Ela lista todas as despesas efetuadas em determinado período de tempo à sua escolha.
Para cada perfil de pessoa, existe uma infinidade de modelos de planilha possíveis. Afinal de contas, cada um pode mapear os gastos à sua maneira, considerando os parâmetros condizentes com suas necessidades específicas momentâneas.
Vale ressaltar que, qualquer que seja a planilha, a análise dos dados levantados traz grandes benefícios para a gestão administrativa das finanças pessoais. Vamos entender melhor os motivos para incluir uma planilha de gastos na sua rotina?
Por que você precisa ter uma planilha de gastos?
Mapear os valores e características dos gastos é o primeiro passo para colocar seu controle financeiro em dia, uma vez que as planilhas permitem identificar padrões de consumo prejudiciais ao seu orçamento. Por exemplo, ao notar excessivas despesas com fast food, você pode elaborar um plano para reduzir o consumo e, assim, economizar mais dinheiro.
Não estamos falando de cortes bruscos e repentinos: você pode levar o tempo que precisar para se adaptar às novas propostas de gastos. Estabeleça metas realistas e vá aos poucos eliminando os sinais de alerta indicados na planilha. É uma boa maneira de evitar endividamento, não é mesmo?
Além disso, conforme os gastos vão sendo controlados, as planilhas passam a sinalizar também novas oportunidades de investimento. Dessa forma, esse tipo de ferramenta se mostra como uma grande aliada para fazer seu dinheiro render mais.
Como fazer uma planilha de gastos?
O melhor modelo de planilha é aquele que está adequado às suas necessidades. O que importa mesmo é criar uma tabela que seja fácil de preencher e que possibilite identificar seus hábitos de consumo. Por exemplo, você pode utilizar desde um simples caderno até avançados softwares específicos para mapeamento de gastos.
Se ainda não está familiarizado com as práticas de controle financeiro, uma boa forma de começar é usando uma tabela com poucas informações. Afinal, anotar o valor da despesa e sua descrição já é um importante primeiro passo.
Além disso, você pode categorizar os gastos conforme a finalidade, marcando com cores distintas valores pagos com aluguel, alimentação, delivery, entre outros. Crie o hábito de preencher a tabela sempre, para que seus dados não fiquem desatualizados.
Marque na sua agenda um dia da semana ou do mês para essa tarefa. Assim, ficará mais difícil esquecer. Caso prefira, algumas instituições financeiras permitem que você emita um relatório de gastos para sincronização com as planilhas.
No entanto, caso sua rotina seja muito agitada, também é possível optar por aplicativos digitais seguros e confiáveis que transferem e organizam automaticamente as informações sobre as despesas.
Assim, em poucos segundos, você terá acesso a mapeamentos inteligentes e interativos dos seus gastos diários. Monitorar firmemente seu perfil de gastos garante maior chance de a instituição financeira autorizar alguns serviços, como aprovar cartão de crédito, por exemplo.
Cuidar das suas finanças pessoais não precisa ser uma atividade chata e entediante: basta encontrar estratégias práticas que estejam coerentes com a sua rotina. Comece agora mesmo a montar sua planilha de gastos e tenha sucesso em alcançar seus objetivos financeiros.