As doenças não esperam, por isso, encontrar um tratamento rápido e eficaz é primordial.
A escolha da melhor opção seja por um plano privado ou médico particular depende, exclusivamente, dos benefícios e dos custos oferecidos por eles.
No plano de saúde, os pacientes pagam uma mensalidade e têm direito a várias consultas e exames que forem solicitados pelo médico. Isso sem pagar qualquer valor a mais.
Nas consultas particulares, os pacientes ficam responsáveis por todos os custos ligados ao serviço prestado e aos exames solicitados pelo médico.
Na maioria das vezes, tais valores são bem maiores do que a mensalidade do plano.
Às vezes, há o pensamento de que é mais vantajoso pagar pelo médico particular, somente, na hora que houver necessidade. No entanto, a saúde é imprevisível e optar por um plano de saúde se torna bem mais benéfico.
Isso acontece, pois cirurgias, quartos particulares, salas de internação, acompanhamento para grávidas, partos e muitos outros procedimentos têm custos bem elevados e arcar com todos eles é, extremamente, complicado.
Outra informação importante é que adquirindo um plano de saúde, temos, à disposição, hospitais e médicos em várias localidades tornando o atendimento bem mais fácil e ágil.
Também conseguimos fazer check ups com frequência, acompanhamentos e controles regularmente, prevenir e tratar doenças com antecedência buscando sempre o bem-estar e a melhor qualidade de vida.
Já fazendo uso de médico particular, primeiro, precisamos verificar com antecedência qual profissional está disponível, qual a agenda aberta, quais os preços de consultas e exames e tudo aquilo que atrasa e compromete os atendimentos.
Vantagens de um plano de saúde
Conheça abaixo alguns pontos positivos de possuir um plano de saúde.
- Redução da espera por consultas e exames
Contar apenas com o atendimento do SUS pode, eventualmente, gerar longas filas, pois há uma grande demanda por todos os tipos de procedimentos.
Nesse caso, planos de saúde SP ou regiões é uma opção que pode agendar sua consulta, obter ajuda imediata ou continuar o tratamento em poucos dias, sem se preocupar com a falta de insumos e profissionais.
- Apoio ao tratamento de doenças crônicas
Pessoas com doenças crônicas tendem a dar mais ênfase às rotinas de saúde, porque aumentam o bem-estar e evitam complicações.
O desenvolvimento de um plano médico facilita diversos processos de monitoramento de doenças, desde o acompanhamento pelo mesmo especialista ou equipe até procedimentos cirúrgicos mais flexíveis.
- Fortalecimento das medidas preventivas
O plano de saúde ideal não só vai ajudar a cuidar dele, mas também vai ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças.
É uma dinâmica inteligente que economiza custos para você e sua operadora de plano.
O melhor de tudo: ao desenvolver hábitos saudáveis, você terá menos probabilidade de adoecer e sentir sintomas desconfortáveis, como dores de cabeça, falta de ar e palpitações cardíacas, por exemplo.
- Maior e melhor qualidade de vida
Graças a essas vantagens, as pessoas se sentirão bem mais dispostas e saudáveis tanto na vida profissional quanto na pessoal.
O fácil acesso a cuidados clínicos, comportamentos e relacionamentos benéficos também melhoram a qualidade de vida, gerando energia e motivação para perseguir os objetivos almejados.
Escolhendo o melhor plano de saúde
A seguir, listamos algumas informações que merecem ser levadas em consideração na hora de escolher um plano de saúde.
- Defina o que é necessário: as taxas mensais, geralmente, estão acima do orçamento porque você encontra serviços em planos que não são uma prioridade no momento.
Portanto, é necessário definir o que é negociável e o que o protocolo, realmente, precisa.
Outro fator que merece atenção é o tipo de plano, que determina qual cobertura será incluída.
Mulheres e parceiros que planejam ter filhos devem priorizar o seguro de obstetrícia hospitalar para cobrir todos os procedimentos de pré-natal e parto.
Jovens saudáveis em início de carreira podem obter uma mensalidade mais acessível em regime ambulatorial que inclui, por exemplo, consultas e exames.
Quanto à hospedagem no plano hospitalar, você também pode optar por um quarto compartilhado ou enfermaria, que custa menos que um apartamento.
- Defina os limites de gastos: sua renda não é ilimitada, portanto, cada despesa deve atender aos limites que você impõe.
Para chegar a esse número, registre as entradas e saídas, levando em consideração os custos de saúde que o plano irá absorver. Consulte também o preço médio de mercado para determinar seu orçamento.
- Realize pesquisas: aproveite os dados divulgados pela ANS e operadoras de planos para comparar serviços, cobertura, alcance, redes homologadas e preços.
Assim, será fácil escolher o produto mais favorável dentro de sua faixa de preço definida.
Além disso, se puder, colete também recomendações de clientes atuais e pesquise em sites como o Reclame Aqui pela reputação da operadora ou administradora de benefícios.
- Dê prioridade ao custo-benefício: uma forma inteligente de avaliar o seu trabalho e as suas conquistas é priorizar produtos e serviços com a melhor relação custo-benefício.
Às vezes, o barato pode sair caro.
Aplique esse raciocínio à sua pesquisa e você identifique, com mais clareza, um seguro de saúde de qualidade, que não exija altos sacrifícios financeiros e atenda às suas necessidades.