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    Portal Webcitizen » Empreendedorismo » Por que é preciso criar um cadastro no gov.br?
    Empreendedorismo

    Por que é preciso criar um cadastro no gov.br?

    Redação Webcitizen16 de janeiro de 2023
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    O cadastro no site gov.br é fundamental para facilitar o acesso do público e também do governo federal a serviços e informações. Neste artigo, você vai entender melhor o que é essa ferramenta e por que você deve criar o seu cadastro no sistema do Governo Federal.

    O que é gov.br?

    O portal do Governo Federal é uma ferramenta criada para utilizar serviços públicos no meio digital. Nesse canal, o usuário consegue realizar seus acessos e informações pessoais junto ao governo federal, como dados do INSS, informações sobre seguro-desemprego, CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Previdência Social digital), MEI (Microempreendedor Individual), e- CAC (Receita Federal), VRE (licenciamento de empresas), ENEM e muitos outros serviços, além de poder abrir contas, como o MEI, ou realizar alterações da sua empresa. Ambos os serviços possuem garantia de identificação de cada cidadão.

    A ferramenta é um canal único, no qual o usuário encontra diversos serviços dos órgãos federais, apenas utilizando um nome de usuário e senha.

    Por que criar uma conta no gov.br?

    O objetivo do portal do governo federal é entregar uma ferramenta onde o usuário adquire mais praticidade para acessar qualquer serviço público, e encontrar informações pessoais e profissionais sem precisar sair de casa e enfrentar filas para solicitar ou agendar serviços e acompanhar o andamento de documentos e pedidos.

    O serviço é vantajoso para ambos os lados, ao cadastrar uma conta no gov.br, o usuário receberá informações sobre todos os seus serviços e contas, e o governo poderá identificar o usuário quando precisar de um documento ou solicitar algum serviço público digital.

    No próprio site ou aplicativo do governo federal, o usuário pode acessar, pelo seu celular, sua carteira de documentos digitais, como RG, CPF, Carteira de Habilitação (CNH), Carteira de Habilitação Técnica (CHT), Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Reservista (CR) e Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

    Se interessou pelo serviço e ainda não possui um cadastro na ferramenta? Nós explicamos abaixo como você pode criar a sua conta em gov.br. Veja!

    Como se cadastrar no gov.br?

    Como o site do Governo Federal possui todas as suas informações pessoais e profissionais, este serviço público exige uma forma de identificação para se assegurar de que seja você mesmo que está acessando suas informações. Para navegar no portal, é necessário que você informe apenas o seu CPF e a senha cadastrada no primeiro acesso da conta.

    Se você ainda não tem uma conta no site, acesse https://gov.br/login e siga o passo a passo abaixo:

    • Passo 1: Na página inicial do portal, selecione a opção “Acesse sua conta gov.br”, encontrada ao lado direito superior da tela;
    • Passo 2: Preencha com o seu CPF e clique em “Continuar”;
    • Passo 3: Insira seus dados pessoais. Nessa etapa, é preciso que você coloque seu nome completo, o número de seu CPF, celular e e-mail. Após preencher todos os campos corretamente, marque a opção da caixa de seleção “Não sou um robô” e clique em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Depois, basta clicar em “Continuar”;
    • Passo 4: Valide todos os seus dados inserindo a sua data de nascimento e clique em “Continuar”;
    • Passo 5: Agora é necessário habilitar a sua conta. Escolha entre as opções receber o código de acesso pelo e-mail ou por SMS para continuar o seu cadastro e clique em “Continuar”.
    • Passo 6: Entre no seu e-mail ou verifique em sua caixa de mensagens SMS do celular e acesse o link de ativação da sua conta enviado pelo gov.br. Lembrando que o link é válido por 15 minutos, após esse tempo, é necessário que você realize uma nova solicitação de envio;
    • Passo 7: Por fim, é necessário inserir novamente o seu CPF e criar uma senha. O portal do Governo Federal sugere que ela possua letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres especiais. Depois de criar a sua senha, confirme em “Criar senha”. Lembre-se de deixar anotada a sua senha em algum lugar para que você não a esqueça sempre que precisar acessar o portal gov.br.

    Agora que você aprendeu a criar a sua conta no portal gov.br, está na hora de acessar e aproveitar todos os benefícios que a plataforma oferece!

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