A portaria virtual no condomínio é um tipo de solução que tem como objetivo trazer um aumento no nível da segurança do local e, além disso, ainda reduzir muito os custos para todos os moradores.
Estas são as duas vantagens principais sinalizadas pela portaria virtual, já que a partir dela é possível substituir a presença dos porteiros físicos por pessoas que atuam abrindo e fechando o portão de entrada e as garagens à distância.
A empresa que atua com portaria virtual precisa ter funcionários que estejam 24 horas por dia atentos a tudo o que acontece no condomínio, o que é possível graças à internet e ao acesso às câmeras.
Os custos reduzidos de usar portaria virtual no condomínio se dão porque a contratação de profissionais da portaria é o que mais pesa nas despesas mensais do local, impactando diretamente a taxa condominial (em quase 50%).
Sendo assim, o objetivo deste artigo é mostrar mais sobre a portaria virtual e se é seguro utilizá-la em seu condomínio.
Não deixe de acompanhar este texto até o final para saber tudo sobre o assunto!
Como é que funciona uma portaria virtual?
O funcionamento da portaria virtual ocorre com o uso do que há de melhor em termos de tecnologia e contando com o avanço da internet, que hoje funciona em banda larga.
Assim, as condições técnicas para que esse tipo de portaria possa funcionar são excelentes, além da grande infraestrutura que ajuda a entregar aquilo a que esse serviço se propõe a fazer.
Tudo isso permitiu que a portaria virtual no condomínio garantisse uma maior eficiência e uma menor vulnerabilidade ao local, durante a prestação do serviço.
Uma portaria virtual funciona por meio de equipamentos que permitem aos funcionários que estão na central da empresa a realizar o controle de entrada e saída de pessoas e veículos do condomínio.
Com isso, eles podem saber exatamente quem está no local e para onde o visitante deseja ir, entrando em contato com o morador para saber se tem ou não a autorização para entrada daquela pessoa.
Por outro lado, os moradores possuem um sistema próprio que possibilita a eles entrarem e saírem do prédio quando desejarem, sem precisar acionar a portaria virtual.
Este sistema de entrada pode funcionar através:
- Sistema biométrico
- Tags
- Senhas numéricas
- Cartões
- Outros
Alguns dos equipamentos que são essenciais para que o serviço de portaria possa ser prestado com eficácia e segurança são:
- Sistema de abertura e de fechamento de portões de forma remota
- Sistema de telefonia e/ou de internet para comunicação com o condomínio
- Câmeras IP
- Gerador ou sistemas No-Break
- Cerca elétrica
- Backup das imagens
- Sistemas de biometria, apps ou tags
- Botão de pânico
É seguro fazer uso da portaria virtual no condomínio?
A pergunta mais comum que alguém se faz a respeito da portaria virtual do condomínio é: esse sistema é seguro?
Ele é o mais seguro que existe, desde que todos os procedimentos em relação à segurança sejam sempre respeitados, incluindo pelos próprios moradores, evitando erros que coloquem todos em risco no local.
A portaria virtual, além do controle de entrada e saída de forma remota, ainda faz um monitoramento completo do condomínio durante 24 horas por dia, através de diversos equipamentos.
É possível que a central acione as autoridades responsáveis quando for necessário, como é o caso de possíveis invasões ao local.
Sem a presença do porteiro físico no condomínio, os riscos de que ele seja rendido e que invasores entrem no prédio são nulas.
Além disso, o funcionário que está trabalhando à distância possui mais tranquilidade para tomar decisões acertadas, evitando erros de operação que coloquem em risco todos os moradores.
Conclusão
Como visto, a portaria virtual é um dos serviços mais importantes hoje para os condomínios, já que traz resultados positivos como aumento da segurança e diminuição dos custos.
Neste texto, você conheceu mais sobre como funciona este serviço e ainda sobre como ele é seguro, o que traz maior proteção a todos os moradores, visitantes e funcionários do local.
Gostou do artigo de hoje sobre se é seguro fazer uso da portaria virtual no condomínio?