Os potes de plástico para micro-ondas são muito práticos porque neles você pode esquentar a sua comida facilmente em poucos minutos ou até segundos.
Esse eletrodoméstico já faz parte de muitas cozinhas do mundo todo e, visto isso ao longo do tempo foram sendo criados utensílios específicos para serem usados no equipamento.
Existem recipientes para fazer pipoca, ovo, arroz, pudim, entre outros. Mas os potinhos de plástico ainda são os mais populares, seja pelo preço ou pela versatilidade.
Atualmente a maior parte desses potes podem ser levados tanto ao micro-ondas quanto ao freezer, o que aumenta ainda mais a praticidade e versatilidade.
Esses geralmente tem maior qualidade e são livres de substâncias tóxicas que possam causar danos à saúde dos consumidores.
Mas os tipos de potes de plástico específicos para micro-ondas não param por aí. Nesse artigo você vai conhecer melhor esses utensílios.
Diversidade de potes de plástico para micro-ondas
Você já deve ter reparado na quantidade de potinhos plásticos que existem nas fábricas de embalagem plástica.
Tanto os preços quanto formato, cores e tipos podem variar bastante e, muitas vezes as pessoas acabam fazendo a sua escolha com base apenas no preço e não na funcionalidade e tecnologia. As variações podem ser:
- · Transparência;
- · Resistência;
- · Tamanho;
- · Com ou sem válvula na tampa;
- · Adequados para micro-ondas e freezer.
Fato é que de acordo com as características são feitas recomendações diferentes. Os potes com válvula na tampa, por exemplo são específicos para esquentar os alimentos de forma segura e prática, pois não é preciso remover a tampa, apenas abrir a válvula para a liberação do calor.
Geralmente os melhores potes possuem gravações na parte inferior que informam o seu volume, bem como a sua indicação, facilitando muito a aquisição pelo consumidor.
Além disso eles costumam vir com a indicação de que são livres de substâncias nocivas à saúde.
Cuidado com as substâncias dos potes plásticos
De acordo com pesquisas realizadas em Harvard, quando os alimentos são guardados em embalagens plásticas os plastificantes usados na fabricação do pote podem passar para a comida e acabar fazendo mal ao organismo de quem os ingere.
Com os alimentos ricos em gordura isso se torna ainda mais intenso, visto que facilitam que o composto de etilhexil adipato saia mais facilmente do plástico.
Atualmente o INMETROe a ANVISAfazem a regulação dos potes de plástico para micro-ondas, assim como todos os outros plásticos que entram em contato com os alimentos.
No Brasil existem regras específicas para a fabricação desses itens, que devem ser respeitadas. Por isso é aconselhado adquirir apenas potes de plástico de marcas reconhecidas.
Atenção aos recipientes inseguros
Os potes de plástico para micro-ondas geralmente possuem essa indicação na embalagem ou gravada na parte de baixo.
Eles são feitos especialmente para resistir a temperaturas mais elevadas, além de serem seguros com relação à composição.
Em contrapartida as embalagens que não são fabricadas para esse fim são inseguras e, inclusive podem derreter quando aquecidas.
Por isso jamais deve-se colocar embalagens de produtos de supermercado no micro-ondas, pois existe inclusive risco de acidente ao se fazer isso.
Garrafas, potes de margarina, manteiga, copos de iogurte, requeijão e outros produtos devem ser descartados na reciclagem após o consumo. Se forem colocadas em micro-ondas elas são potencialmente perigosas.
O maior problema dos micro-ondas é que eles fazem o aquecimento desigual, criando assim pontos de maior aquecimento em que o plástico pode se quebrar.
Utilização inadequada dos recipientes
No meio médico já é quase um consenso que os plásticos são nocivos à saúde. Quando estudos são feitos em animais, são encontrados problemas que impedem que seres humanos sejam submetidos aos mesmos testes.
Dentre as substâncias testadas, o Bisphenol-A ou BPA é aquele que se mostra mais prejudicial e, por isso hoje em dia já existem muitos potes que são fabricados sem a adição dessa substância.
Apesar disso contribuir, é essencial tomar algumas medidas de segurança que impeçam que o plástico provoque problemas, como por exemplo:
- · Respeitar o prazo de validade;
- · Substituir quando estiverem riscados, manchados ou opacos;
- · Deixá-los secar bem e armazenar abertos.
Além disso outro perigo do aquecimento de alimentos em potes de plástico para micro-ondas diz respeito ao escape de vapor pelas bordas, podendo potencialmente provocar queimaduras, sobretudo se o recipiente for inadequado para esse fim.
Considerações Finais
Definitivamente esquentar a comida no micro-ondas é muito fácil e rápido, facilitando muito a rotina corrida das pessoas na modernidade.
No entanto para que isso realmente seja benéfico é essencial respeitar as regras de segurança. Primeiramente é essencial usar apenas potes de plástico específicos para micro-ondas, que sejam certificados e não contenham Bisphenol.
Além disso, fique de olho para não se queimar. Fazendo isso você poderá esquentar a sua comida sem problemas e aproveitar toda a facilidade de ter um micro-ondas em casa ou no trabalho.
Recomendação de leitura: Cozinha Planejada Moderna Com Cores Neutras
Cozinha americana: dicas para você criar um ambiente aconchegante