Com o surgimento dos telefones móveis, aos poucos os telefones públicos foram desativados e uma ligação telefônica passou a ter uma dinâmica completamente diferente. Ou você tem créditos, ou ficará incomunicável.
Você já experimentou não ter créditos para realizar uma ligação ou acabar os seus dados móveis no momento em que você mais precisa? Essa é uma situação que acontece quando você tem um plano pré-pago.
Não ter créditos quando precisa é uma desvantagem, mas ter um pós-pago é o ideal para você? Adquirir planos claro ou outros contratos de telefonia desse tipo é vantagem?
Antes de tomar uma decisão destas é necessário investigar bem as duas opções, para depois entender as diferenças entre os dois planos e descobrir qual a opção que mais combina com seus hábitos e necessidades.
Plano de telefonia celular
Um plano de telefonia celular é um pacote de serviços que você escolhe para utilizar recursos do seu smartphone, como por exemplo efetuar ligações, enviar mensagem SMS ou utilizar os dados móveis.
Você pode optar por efetuar uma recarga apenas quando precisar de um serviço ou pode contratar um pacote que ofereça a comodidade que você precisa para trabalhar e utilizar o seu aparelho.
Mas, contratar um plano de telefonia celular é um bom negócio? Vai depender muito do seu tipo de uso, por isso é tão importante encontrar uml pacote que se encaixa melhor ao seu perfil de consumo.
Pré-pago e Pós-pago: principais diferenças
Ao optar pelo plano pré-pago, você paga por uma recarga, à medida que precisa utilizar algum serviço de telefonia. Você pode adquirir créditos em canais de recarga, que podem ser físicos ou virtuais.
Já no plano pós-pago, você utiliza seus dados e ligações e recebe a conta ao final do mês com o resumo do seu consumo, sendo que o valor pode ser maior ou menor do que a franquia contratada.
Quando você opta pelo plano pré-pago, pode adquirir créditos apenas quando necessitar fazer uma chamada ou usar os dados móveis.
Optando pelo plano pós-pago, você usa os serviços oferecidos pelo pacote que contratou durante um mês e paga apenas no mês seguinte ao uso.
As diferenças são bem claras entre o plano pré-pago e o pós-pago, mas qual funciona melhor para você?
Como escolher o melhor plano?
Para escolher o melhor plano de telefonia, é preciso antes de mais nada se fazer algumas perguntas: quanto você gasta com recargas por mês? Você precisa compartilhar seu celular com outras pessoas? Por que não mudar de plano de telefonia?
Escolha um plano que mais se adeque às suas necessidades, pois se você tem um pequeno negócio e usa o celular para fazer ligações, migrar para um plano pós-pago pode reduzir muitos custos.
Mas se você não usa muito o seu aparelho para realizar ligações e onde você passa a maior parte do tempo tem internet fixa, o plano pré-pago é a melhor opção para você.
E aí, já escolheu o plano que mais combina com seu estilo de vida? Queremos saber de você qual a sua preferência!