Se é a sua primeira vez montando um currículo ou nota que o documento não está gerando resultado em suas entrevistas de emprego, você veio ao lugar certo.
Neste artigo iremos oferecer dicas e informações importantes para que o seu currículo seja notado em vão vá parar na lixeira sem ao menos ter sido lido.
Veja dicas valiosas de recrutadores para montar o currículo perfeito!
O tipo e formato ideal de currículo
De acordo com Robert Half, expert internacional em recrutamento, fazer o currículo perfeito consiste em descrever suas experiências e capacitações em, no máximo, 2 páginas.
Ou seja, as informações precisam ser colocadas de forma suscinta e você deve escolher dados estratégicos de sua trajetória profissional juntamente com seus dados pessoais.
Existem 3 formatos de currículo que você pode utilizar:
- Currículo cronológico: que apresenta as informações das mais antigas até as mais recentes, os dados são organizados em períodos. É muito utilizado por quem deseja ressaltar suas experiências profissionais;
- Currículo funcional: o foco desse currículo é enfatizar as competências e habilidades do profissional, sem priorizar a ordem, pra que sejam prontamente percebidas pelo recrutador;
- Currículo misto: é o mais utilizado atualmente, pois ressalta as competências e experiências do candidato de forma organizada e cronológica.
O que colocar no currículo?
Se você acha que deve colocar absolutamente tudo, cada mínimo detalhe da sua trajetória profissional ou cada uma de suas competências e habilidades, está enganado.
Lembre-se que a regra é ser útil e suscinto. Ou seja, é importante colocar apenas informações que sejam úteis para a vaga e empresa em questão.
Veja quais são as informações importantes para colocar no currículo e como coloca-las de forma estratégica:
1.Dados pessoais
Uma dica importante: economize na quantidade de dados pessoais.
O recrutador não precisa saber seu CPF, RG ou endereço completo.
Os dados pessoais que você precisa colocar são:
- Nome completo;
- E-mail e telefone de contato;
- Cidade;
- Endereço do perfil no Linkedin, perfil profissional nas redes sociais ou portfólio;
- Idade.
Outra dica valiosa: lembre-se de utilizar endereços de e-mail profissionais. Nada de utilizar apelidos ou nome de personagens. Caso coloque um número de contato que também seja whatsapp, lembre-se de ter uma foto de perfil também profissional e o seu nome real.
2. Especifique a área de atuação e os objetivos profissionais
Mais uma vez, seja suscinto. Não precisa utilizar palavras para “encher linguiça” ou “bajular” a empresa.
Diga apenas o cargo que deseja ocupar na área que deseja ocupar.
Exemplo:
“Candidato à vaga como gestor de Redes Sociais e Publicidade Online da empresa X”.
3. Resumo profissional
Seja claro e específico em seu resumo profissional. Tente responder resumidamente porque a empresa deve escolher você para a vaga do que outro candidato.
Fale sobre suas qualificações e experiências que irão agregar à empresa que você está se candidatando. Coloque tempo de experiência, resultados e empresas em que trabalhou.
Um exemplo básico de resumo profissional efetivo:
“3 anos de experiência em publicidade digital, incluindo definição de campanhas, planejamento de custos e publicidade para Google, Instagram e Facebook nas empresas X, Y e Z com orçamento anual de R$50 MM. Utilização da ferramenta X para medição de resultados.”
4. Formação acadêmica e cursos complementares
Essa área do currículo é destinada a ressaltar sua qualificação profissional. Comece priorizando sua graduação e pós-graduação, não esquecendo de colocar o nome da instituição e a data de início e conclusão do curso.
Caso tenha cursos complementares, e isso inclui também seminários e eventos extracurriculares que tenha participado e que agreguem aos seus conhecimentos na área, coloque também.
5. Experiência profissional
Nessa etapa, tenha cuidado com o excesso de informações.
Quando mais suscinto e objetivo você for, mais chances você tem de ser visto.
Priorize as suas experiências profissionais de maior tempo e que você mais obteve crescimento em sua área.
Mencione o nome da empresa, o cargo que ocupou e por quanto tempo.
Em seguida, faça um resumo das suas atribuições, focando as atividades que você exerceu, as ferramentas que utilizou e os resultados que alcançou. Aqui você pode se valer de listas e marcadores.
Não esqueça de estruturar um bom layout para o seu currículo e otimizar o envio por e-mail, colocando o texto correto no campo de assunto no e-mail, com a vaga oferecida, e ser cordial na mensagem de apresentação.