Os procedimentos estéticos no rosto são algumas das técnicas mais procuradas, tanto por homens quanto mulheres, em clínicas de estética por todo o país. Isso porque eles podem proporcionar tanto o rejuvenescimento da face como corrigir imperfeições, trazendo assim melhor auto estima e confiança.
Com cerca de 1,5 milhões de cirurgias estéticas por ano, o Brasil é o número um no ranking, à frente de México e Estados Unidos. Além disso, a qualificação dos profissionais por aqui é bastante elogiada, ainda que exija cuidados especiais na escolha de quem irá realizar o procedimento.
Por isso, separamos os 5 principais procedimentos estéticos no rosto e os resultados esperados de cada um. Confira conosco e boa leitura!
Quais os procedimentos estéticos no rosto que existem?
Primeiramente, é importante explicar que com o avanço dos últimos anos, não é possível elencar todos os procedimentos estéticos no rosto que existem. Entretanto, alguns são apenas variações dos métodos mais comuns, e existem aqueles que têm uma maior procura por diversas pessoas.
Dos mais simples aos mais complexos, o ideal é o acompanhamento individual de acordo com cada necessidade, e por isso é tão importante consultar o histórico do médico ou esteticista que fará o procedimento.
Abaixo, você irá conhecer mais sobre os principais procedimentos estéticos no rosto e entender a recomendação de cada um deles.
1 – Limpeza facial com peeling ultrassônico
Para começar a lista dos procedimentos estéticos no rosto, podemos abordar o peeling ultrassônico, que utiliza um dispositivo específico que, ao vibrar em alta frequência, é capaz de remover células mortas da pele. Dessa forma, a camada mais externa da derme é rejuvenescida, já que o peeling ultrassônico realiza a desobstrução dos poros e esfolia a pele de modo profundo.
A técnica é bastante comum, além do rosto, pescoço, braços, seios, nádegas, pernas e costas. Aliás, é uma excelente alternativa para quem possui pele com muita oleosidade ou mesmo tendência a espinhas e cravos.
De acordo com especialistas que realizam o peeling ultrassônico, ele pode ser considerado um procedimento estético no rosto capaz de reduzir rugas, marcas de expressão e auxiliar na umidade da pele.
2 – Preenchimento com ácido hialurônico
Por sua vez, o ácido hialurônico é um grande aliado para repor volume em determinada parte do rosto ou reduzir sulcos bem profundos, comumente chamados de rugas de expressão. Ou seja, é um dos procedimentos estéticos no rosto que pode redefinir os contornos de nariz, queixo, mandíbula ou maçã do rosto e tratar as rugas mais profundas.
Uma de suas aplicações mais recorrentes são os sulcos entre o nariz e a boca, conhecidos como “bigode chinês”. Entretanto, sua aplicação também é indicada para olheiras ou para deixar o contorno labial mais cheio e volumoso.
Para a aplicação do ácido hialurônico, são utilizadas agulhas bem finas e pequenas, que adentram a pele apenas de maneira superficial. Ou seja, o procedimento não é doloroso e ainda é biocompatível e pode ser absorvido, com o tempo, pela própria pele.
3 – Fios de sustentação
Acredita-se que, após os 40 anos, as mulheres percam até 1% do colágeno do corpo por ano. Em homens, a perda é menor mas também acontece. Por isso, os fios de sustentação ganharam mercado como um dos procedimentos estéticos no rosto que melhor oferecem resultados nessa reposição. Isso porque os fios são formados por ácido polilático, que atuam de duas formas: criam o efeito lifting no rosto e ainda estimulam a síntese de colágeno.
Em outras palavras, permite que a pele do rosto fique muito mais firme e melhora sua elasticidade.
O método é bastante procurado por quem busca combater o envelhecimento e a flacidez da pele, e prefere um procedimento com menor intervenção e resultados mais rápidos.
4 – Botox: um dos procedimentos estéticos no rosto mais procurados
Ainda que abordemos o botox aqui apenas para procedimentos estéticos no rosto, não é possível falar dele sem citar suas diversas possibilidades. Isso porque a toxina botulínica é uma das substâncias mais tradicionais em tratamentos do gênero e bastante requisitada em diversos tipos de situações.
Aliás, é interessante explicar que o botox age provocando o relaxamento da musculatura, e dessa forma, ameniza marcas de expressão no rosto.
Por isso, costuma ser aplicado ao redor dos olhos, para amenizar os famosos “pés de galinha”, na testa, a fim de reduzir as linhas de expressão sem prejudicar a natureza do rosto e até mesmo no espaço entre as sobrancelhas, de modo a suavizar a região.
Outras alternativas no uso do botox na região facial é para o arqueamento das sobrancelhas ou da ponta do nariz, o desaparecimento das rugas ao redor dos lábios e até mesmo para proporcionar um sorriso menos cansado.
5 – Laser fracionado de Co²
Por último, precisamos citar o laser de Co² como um dos procedimentos estéticos no rosto mais indicados para o rejuvenescimento. A técnica consiste na aplicação de um creme anestésico que será precedido pelo disparo de laser na área onde se pretende tratar.
Além de combater rugas, o laser de Co² é capaz de clarear manchas escuras na pele e remover cicatrizes de acne. Além disso, sua aplicação de forma periódica favorece a rigidez da pele.
Porém, o laser fracionado de Co² possui contraindicações para peles escuras, cicatrizes muito profundas ou pessoas com queloides ou doenças de pele como vitiligo ou lúpus.
De modo geral, o tratamento com Co² deixa a pele um pouco inchada e avermelhada, com suave descamação mas que dura pouco mais de 5 dias. Seus efeitos são perceptíveis em torno de 6 semanas.