Existem alguns problemas comuns em fotos e arquivos. Por isso, saiba quais são e aprenda como solucioná-los de maneira rápida e segura.
O avanço da comunicação via imagens, potencializou os problemas comuns em fotos que afetam a integridade dos arquivos.
Não há como negar que a tecnologia facilita muito, e é um recurso indispensável em nosso cotidiano.
Afinal, é muito mais fácil comprar online o acesso, do que enfrentar horas de fila para conseguir comprar os ingressos para o Grande Prêmio do Brasil.
No entanto, mesmo os mais avançados recursos e softwares são vulneráveis e suscetíveis a erros.
A maioria dos problemas comuns em fotos e arquivos variam de acordo com o tipo de arquivo, ou como foram criados, compartilhados e armazenados.
Mas, de modo geral, envolve a perda de qualidade, dados corrompidos, armazenamento inadequado, e inacessibilidade, por exemplo.
Por isso, confira os 5 problemas mais comuns, e como você pode solucioná-los:
Arquivos corrompidos
Não há dúvida de que um dos problemas comuns em fotos, vídeos e outros arquivos é quando eles estão corrompidos.
Existem diversos fatores que podem danificar as mídias e causar a necessidade de reparar vídeos AVI corrompidos e outros arquivos.
Os problemas digitais podem acontecer quando a transferência é interrompida abruptamente ou há encerramento inadequado de aplicativos e programas.
Infecções por vírus e outros arquivos maliciosos, incompatibilidade ou versões desatualizadas de software e até mesmo, erros humanos são capazes de corromper arquivos.
Solucionar um arquivo corrompido varia conforme seu grau de complexidade, mas, é uma tarefa bastante desafiadora. A questão principal é adotar um bom software de recuperação de dados. Caso contrário, o arquivo pode se tornar irrecuperável.
Para evitar que os arquivos sejam corrompidos, tenha sempre cópias de segurança, mantenha seu sistema atualizado, e evite clicar ou acessar sites que podem contaminar seu dispositivo com vírus.
Armazenamento inadequado
Outros problemas comuns em fotos podem ser ocasionados por questões físicas que causam falhas no armazenamento.
Muitos usuários têm o hábito de salvar seus arquivos em discos rígidos externos, pen drive, cartão de memória, entre outros. E, de fato, essa é uma boa prática.
No entanto, é preciso de muito cuidado quanto à onde e como esses instrumentos serão arquivados. Danos físicos, como pequenas quedas, causam setores defeituosos e problemas na leitura.
Além disso, o próprio desgaste ao longo do tempo e mídias em desuso, como, por exemplo, os videocassetes e DVDs, causam a necessidade de recuperação de vídeo aprimorada.
É bastante comum que quando um arquivo foi corrompido em uma mídia física, sua recuperação seja mais trabalhosa.
Apesar da solução também ser com o uso de ferramentas adequadas, assim como no exemplo anterior, programas ineficazes podem não solucionar o problema, e ainda causar a perda total ou parcial do conteúdo.
Exclusão acidental
Quem nunca excluiu um arquivo importante por acidente e depois se deu conta de que ainda precisava daquele documento, foto ou vídeo?
Muitas vezes a exclusão acontece devido a pressa, distração ou falta de atenção. Por ser algo comum, todo arquivo é movido para a lixeira ou pasta de reciclagem.
Ao perceber o erro, a primeira opção é verificar se o arquivo ainda está na lixeira e restaurá-lo para a pasta de origem. Essa funcionalidade também é válida no caso de excluir uma pasta inteira.
No entanto, há pastas muito grandes que, na hora de excluir, não são encaminhadas para a lixeira. Ou, o próprio usuário limpa esse item excluindo os arquivos.
Apesar de parecer que essa exclusão é permanente, ferramentas como o Wondershare Repairit são capazes de recuperar dados do disco rígido com eficácia.
Os arquivos deletados são mantidos por um tempo nos registros do sistema. E, uma solução eficiente como o Repairit é capaz de acessar e restaurar esses arquivos.
Falta de luminosidade e baixa exposição: problemas comuns em fotos
Problemas comuns em fotos também estão relacionados à qualidade final do arquivo. Ou seja, o equilíbrio entre as cores e a luminosidade da foto.
A edição é a principal solução para essa questão. É a maneira mais prática para que o registro seja coerente com o momento que foi feito.
Por isso, estude o manual e as funções da sua câmera para captar mais luz e equilibrar as cores. Também use aplicativos que usam inteligência artificial para que as imagens tenham um resultado satisfatório sem gastar horas na edição.
Cuide para não perder a qualidade da imagem criando um arquivo com maior incidência de pixels ou com falta de nitidez. Ao aumentar muito a luminosidade, é comum que a imagem fique quadriculada. É nesse cenário que a IA atua, incluindo soluções conjuntas para criar um resultado muito mais harmonioso.
Nesse sentido, usar apps específicos de edição também pode ser útil. Afinal, assim como existem aplicativos para quem ama música, existem ferramentas para quem ama fotografia.
Perda de qualidade em redimensionar
O último dos problemas comuns em fotos é a perda de qualidade ao redimensionar um arquivo. Como a tecnologia está avançada, é normal que os arquivos se tornem maiores e ocupem mais espaço.
O redimensionamento pode tanto diminuir como aumentar o tamanho da imagem. Porém, se não forem aplicadas técnicas adequadas de redimensionamento o resultado final pode ser desastroso.
No caso de imagens que foram ampliadas, os pixels originais são esticados resultando em perda de detalhes e pixels interpolados.
Já na compressão, pode haver distorções, como perda de nitidez e detalhes, que se tornam evidentes ao visualizar as imagens.
Para não sofrer com essas questões, use programas adequados para aumentar ou reduzir suas fotos e outros arquivos.
Solucionando esses e outros problemas de maneira fácil
Primeiramente é importante enfatizar a importância de criar backups para armazenar e manter seus arquivos.
Agora, quando o arquivo já estiver corrompido, se precisar recuperar itens excluídos da lixeira, redimensioná-los adequadamente ou melhorar a configuração de cores e luminosidades, o Wondershare Recoverit é a resposta para seus problemas.
Recuperando arquivos que outros sistemas não conseguem, essa ferramenta é inteiramente amigável ao usuário. Com poucos cliques você recupera seus arquivos com tranquilidade e segurança.
Tudo que você precisa fazer é instalar o programa, anexar seus arquivos corrompidos, ou escolher a pasta de onde foram danificados, clicar em reparar e pronto.
Não sofra mais com os problemas comuns em fotos e outros arquivos. Use o Wondershare Recoverit e tenha seus arquivos prontos para serem usados.