As torcidas sempre costumam ser parte fundamental do espetáculo do futebol. Sendo assim, muitos torcedores fizeram do ato de torcer, uma maneira de se conectar ainda mais com seus times do coração, empurrando os jogadores e pressionando os adversários. Isso é muito comum em países em que o futebol possui muita popularidade, como o Brasil, por exemplo.
Entretanto, ao olharmos para os nossos vizinhos argentinos, temos um excelente ideia de como uma torcida verdadeiramente apaixonada se comporta nos estádios, a rivalidade local Boca x River é uma das maiores do mundo. Através das torcidas “barra brava”, os torcedores passam seu tempo cantando e sacudindo suas bandeiras durante as partidas, além de apoiar seus times incondicionalmente.
Mas qual a origem das barra bravas? De onde esse movimento de torcida surgiu e se tornou um dos mais importantes do futebol mundial, sobretudo aqui na América do Sul.
Origem das Barra Brava
Hoje, o futebol possui um tipo de público diferente, em relação ao que era antigamente. O esporte evoluiu economicamente e isso fez com que os ingressos se tornassem mais caros e, com isso, boa parte dos torcedores não podem mais comparecer em todos os jogos. Por essa razão, muitos optam por interagir com seus times de outras maneiras, uma delas é através dos sites de aposta online como a NetBet, que estão presentes em vários países e atraem muitos torcedores.
Porém, nem sempre isso foi possível. No início do século, a única maneira de acompanhar os times, era indo aos estádios. Foi desse jeito que o movimento de torcida barra brava teve origem na Argentina na década de 1950, quando grupos de torcedores começaram a se organizar para apoiar seus times de futebol de maneira mais intensa e envolvente. Esses grupos ficaram conhecidos como “barras”, que em espanhol significa “claque” ou “torcida organizada”. A expressão “barra brava” surgiu posteriormente, em referência à forma intensa como esses torcedores demonstraram sua paixão pelo time nas arquibancadas.
Algumas características são marcantes sobre o espírito de uma barra brava. Na maioria das vezes, elas estão localizadas atrás do gol, usam sempre bandeiras, trapos, tirantes, faixas, bumbo, trompete e sempre cantam músicas mais lentas que retratam o amor pelo clube, exaltando fatos da história dos times. O espetáculo é marcante, as torcidas proporcionam algo que perpassa até mesmo os eventos do jogo, sendo uma atração a mais para os amantes do futebol.
Rivalidade e onda de violência nas torcidas
Apesar de serem importantes para o espetáculo e proporcionarem grandes momentos, as Barra Brava também protagonizam capítulos tristes na sua história. A maioria desses momentos está relacionada com a violência e briga de torcidas rivais.
Os confrontos violentos entre torcidas rivais muitas vezes envolvem o uso de armas, como facas e paus, e podem ocorrer dentro ou fora dos estádios. Muitos torcedores já foram mortos ou feridos em brigas entre torcidas, o que gera uma grande preocupação em relação à segurança dos jogos de futebol. Esses fatos levaram as autoridades de muitos países a proibir as torcidas organizadas, punindo seus representantes legais e prendendo alguns de seus membros envolvidos em episódios de violência.
Vale lembrar, entretanto, que o espírito de torcer que as barra brava trouxeram ao futebol, pode estar presente dentro e fora das “organizadas”, pois a paixão pelos clubes independe de qualquer filiação a alguma entidade, seja ela relacionada ao time ou não. Cabe às autoridades cuidarem do espetáculo e dos torcedores, não permitindo que situações de violência ocorram com frequência nos estádios.