Uma pequena ação simples porém que pode ajudar muito na identificação dos seus pacientes. Além de ser algo básico para a segurança é algo que evita muitos problemas. Este é um dos principais pilares da segurança. Se feito de maneira correta, isso poderá prevenir uma série de problemas do efeito dominó ligados a eventos adversos de alto grau.
A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamentou em 2013 junto ao Ministério da Saúde essa norma. Ela foi feita com a finalidade de reduzir problemas adversos, e seus protocolos de segurança, sendo a pulseira de tecido para identificar o paciente a principal delas.
Esta prática é estabelecida como rotina, e ela poderá proporcionar aos trabalhadores da área, principalmente pacientes e médicos, a possibilidade de reduzir falhas em todos os níveis. O protocolo é o seguinte:
- 1 – Procure definir qual será a forma de identificação do paciente, se por pulseira, por etiqueta ou outro meio;
- 2 – Descreva totalmente o protocolo de forma direta e bem clara;
- 3 – Monte um momento de treinamento e demonstra para todos os profissionais que irão trabalhar com este protocolo;
- 4 – Procure fazer treinamentos em campo dentro da instituição para que os funcionários possam se adaptar ao sistema implementado.
Após implementar estes 4 principais passos (que são básicos), você poderá procurar aplicar alguns meios para aperfeiçoar a identificação dos pacientes e profissionais. E as 5 principais formas são:
- 1 – Procure demonstrar de forma didática e literária para os funcionários da instituição os problemas decorrentes da má identificação de pacientes e a não conferência dos mesmos;
- 2 – Procure utilizar materiais resistentes, sendo assim, procure aplicar uma boa verba para isso. Diversifiquei as cores de identificação, porém, nas áreas inscritas, tenha fundo branco com letras em preto muito bem escritas (negrito e itálico deve ser usado se preciso for);
- 3 – Procure criar um sistema ou forma de padronização de todos os pacientes da instituição. Um sistema igual para todos, com cores diferentes para cada procedimento pode ajudar em muito para futuras necessidades de ambos os lados.
- 4 – Procure contratar uma auditoria externa para monitorar e verificar falhas na utilização do procedimento de pulseiras de identificação dentro da sua instituição;
- 5 – Faça com que os funcionários expliquem ao paciente logo de início a importância do uso das pulseiras de identificação e na manutenção da mesma enquanto sendo atendido.
Porque comprar e implementar pulseira de identificação de paciente?
Se você tem ou administra um órgão de saúde, certamente sabe da importância da pulseira de identificação. Seja em hospitais, postos de atendimento básico, ambulatórios ou outros locais ligados à saúde.
A identificação nestes locais se faz obrigatória. E ela poderá auxiliar na identificação dos profissionais e pacientes e seus procedimentos. Nela, deve haver a citação de informações extremamente importantes, como prontuário, alergias, remédios e tipo de sangue.
Sendo assim, o profissional poderá ter acesso às informações do paciente de forma extremamente facilitada. Isso irá ajudar a aplicar os procedimentos corretos e oferecer um atendimento correto, possibilitando assim, ao profissional médico, enfermeiro a ter uma assertividade junto às chamadas com o paciente.
Ter cores diferenciadas na aplicação de pulseira de identificação de pacientes, irá ajudar a organizar o atendimento de acordo com o grau de urgência. Isso irá fazer com que as pessoas com mais necessidades sejam atendidas primeiro, e não tenham de aguardar um tempo que pode pôr suas vidas em risco.
Isso pode ser facilmente implementado, se a administração destas áreas hospitalares se interessar. Isso irá acabar com muitos problemas futuros. Deve-se procurar uma empresa que venda pulseira de identificação na sua localidade e que ajude na implementação e adequação de forma fácil sempre que for necessário.
Funcionamento da pulseira de identificação de pacientes
Procure se possível, sempre que iniciar o atendimento do paciente na instituição, disponibilizar de forma rápida o preenchimento dos dados de formulário de pulseira de identificação dos pacientes. Coloque cartazes informando quais documentos serão necessários para preenchimento e início do atendimento.
Procure também, evitar filas na recepção, implementando um totem de atendimento por senha, e locais para que os seus pacientes possam sentar-se. Filas lembram coisas burocráticas, sendo assim, a primeira impressão é a que fica, e ter um primeiro atendimento humanizado e facilitado, irá ajudar na sensação de bom atendimento e qualidade da sua instituição.