O uso da tecnologia digital em pequenos negócios é um tema crucial da última década: do marketing em redes sociais aos sistemas de caixa eletrônico, os investimentos em novas tecnologias que aumentam a satisfação dos clientes, a praticidade do cotidiano do prestador de serviços e a automatização podem gerar retornos financeiros perceptíveis. No entanto, há também categorias que causaram grandes dores de cabeça e prejuízo àqueles que confiaram em sua adoção antes da hora.
Os códigos QR, tecnologia criada para melhorar e expandir os códigos de barras, estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil – completamente ignorados pelo público há alguns anos, hoje os consumidores já estão habituados com seu uso quase cotidianamente. No entanto, vale a pena implementar os códigos QR em seu negócio? Confira.
Tecnologia e segurança
Simplificadamente, os códigos QR são semelhantes aos códigos de barra – mas ao utilizar a área de um quadrado, são capazes de aumentar a quantidade de dados escritos no código e são facilmente escaneados por câmeras de aparelhos como celulares, sem necessidade de leitores a laser. Com isso, milhares de usos são possíveis – desde o compartilhamento de dados de contato, páginas na internet, mini-aplicativos para celular, códigos de promoções, controle de ponto para funcionários, e até sistemas complexos para identificar pedidos em uma rede de fast food.
Apesar de seus muitos usos, os códigos QR são por sua própria natureza extremamente simples e, de certa forma, seguros. No entanto, especialistas como a ExpressVPN destacam que seu uso depende de bons hábitos e atenção – nosso hábito de escanear os códigos sem prestar muita atenção pode nos tornar alvo de golpes, por exemplo, golpistas no Brasil substituem a plaquinha de pagamento Pix de restaurantes por seu próprio código, roubando o dinheiro que clientes imaginam estar enviando para pagar seus pratos. Por isso, qualquer uso de códigos QR precisa estar associado a medidas como plastificação ou proteção por vidro do código a ser escaneado, ferramentas de autenticação como comprovantes de pagamento e nomes claros nas contas do estabelecimento, e códigos QR usados em menus e sites digitais devem estar associado à proteção redobrada para o site como o uso do protocolo HTTPS e redes Wi-Fi seguras.
Códigos QR no cotidiano dos negócios
Se os códigos QR podem ser usados de forma segura, e sua tecnologia simples significa que não há grande gasto em sua implementação, vale a pena para lojistas e prestadores de serviços explorar a vasta gama de aplicações dos códigos QR em seus estabelecimentos:
- Pagamentos via Pix: aplicação mais popular – e efetiva – da tecnologia, os códigos QR podem ser utilizados para permitir que clientes paguem via Pix escaneando através do celular. Isso torna a barreira para pagamentos muito menor, diminuindo filas e incentivando compras rápidas e frequentes. No entanto, sempre confira os comprovantes de pagamento após cada transação, e em especial, verifique o saldo em conta ou utilize sistema automatizado.
- Marketing: os códigos QR podem ser utilizados em estratégias de marketing em folhetos, eventos, vídeos divulgados em redes sociais e painéis eletrônicos – os clientes interessados na chamada podem escanear o código e imediatamente caírem em sua página promocional ou, melhor ainda, em uma conversa do WhatsApp diretamente com seu atendente.
- Identificação de clientes: outra proposta interessante de uso dos códigos QR é a identificação de pessoas em um estabelecimento – ao entrar, cada cliente pode receber um crachá ou cartão com o código e o sistema é capaz de registrar as compras, pedidos, progresso dentro da loja ou ambiente, clube de benefícios ou cadastro na loja, ou até mesmo quais regiões cada cliente poderá acessar – por exemplo, com sistema vip em salões de festa.
- Rede Wi-Fi: o código QR pode ser utilizado para compartilhar redes Wi-Fi de forma direta. Assim, os clientes escaneiam o código e são conectados em sua rede – mas a rede não se torna disponível para todo o público que trafega por perto da loja. Ideal para cafés, restaurantes e outros ambientes que desejam incentivar a permanência dos consumidores, em especial, aqueles que levam celulares e computadores para trabalhar, fazer chamadas, ou descansar em ambientes comerciais. A rede restrita a clientes evita lentidão e incentiva o consumo.
Esses são apenas alguns dos usos possíveis para a tecnologia de QR codes, mas sua presença se tornará cada vez mais comum em nossos estabelecimentos: aplicativos de realidade aumentada com códigos QR podem, por exemplo, permitir que clientes vejam móveis em tamanho real na tela do celular, gerando experiências imersivas que incentivam a compra. Em 2023, a implementação de pagamentos via código QR pode ser um excelente começo para qualquer negócio.