O que ter no piso térreo? é uma questão que em muitos casos não parece tão simples. Para um engenheiro ou um arquiteto a resposta é bastante clara, mas para uma pessoa que quer começar a vida ou que quer construir uma casa provavelmente não é tão óbvia. A aquisição ou construção de uma casa é uma das etapas mais importantes na vida de uma pessoa, senão a mais importante, pois marca o início da nossa verdadeira independência, sendo em muitos casos motivo de orgulho e satisfação.
Atualmente existem ferramentas que podem te ajudar a projetar seu planta baixa online, permitindo que você organize tudo como está, e como você imagina, dando aos profissionais que vão te ajudar a construir sua casa uma visão melhor do que você realmente deseja. Um pré-projeto é excelente para comunicar ao arquiteto e engenheiro o que você deseja para sua casa, mas para isso é preciso saber quais elementos incluir no térreo e quais deixar para o andar superior. Neste artigo falaremos sobre esses elementos e daremos uma ideia de como você pode distribuí-los.
Que ambientes incluir na planta baixa?
Ao criar o pré-projeto do seu térreo, a primeira coisa que você deve ter em mente é que esta é a área onde você receberá mais visitantes e onde eles ficarão a maior parte do tempo, a menos que você tenha um jardim ou uma área externa onde possa recebê-los. Caso necessite fazê-lo no rés-do-chão, é necessário que nesta zona tenha pelo menos uma sala, uma casa de banho e um quarto de hóspedes, caso os seus visitantes pernoitem. Você também pode ter este quarto no andar superior, mas muitos consideram mais adequado que as visitas não interfiram tanto na privacidade da família, e que tenham privacidade própria.
Por outro lado, o térreo é o lugar mais confortável para ter sua cozinha e uma sala de jantar, pois é a parte mais acessível da casa e estará longe dos quartos, o que manterá os cheiros longe deles, facilitando o descanso dos habitantes da casa.
Que elementos adicionar a sua planta baixa?
O mais importante na hora de planejar o seu térreo é que ele seja confortável, acessível e de fácil navegação, além de ser harmonioso e, claro, ter um estilo próprio. Para tal, é necessário que na sua sala acrescente pelo menos um sofá grande e dois sofás pequenos, que poderá colocar à volta de uma mesa de centro, onde poderá colocar algumas decorações que desejar. Você também pode adicionar um sistema de som para tocar música, adicionar uma janela para luz natural e algumas plantas ornamentais.Sua cozinha deve ter todos os utensílios necessários para preparar e armazenar os alimentos: prateleiras e balcões. Dê-lhes um toque pessoal, decore-os como quiser, podendo escolher qualquer estilo de cozinha que esteja em alta no momento. No entanto, tenha em mente a durabilidade e a ordem para que, quando os seus visitantes entrarem na cozinha ou na sala de jantar, possam deliciar-se com o seu bom aspecto.