Independentemente da sua indústria, os dados estão mudando a forma como as organizações funcionam. Os dados estruturados, ou o tipo de informação que só pode ser lida por máquinas, devem ter uma estrutura uniforme para funcionarem corretamente.
Para que os interessados consigam entender o que realmente fazer com tais informações, os dados têm de ser traduzidos e manipulados para que sejam limpos e mapeados de modo a que possam fornecer insights úteis. Com uma quantidade crescente de dados a serem utilizados e armazenados, a necessidade de manipulação de dados torna-se ainda maior.
O que é a Manipulação de Dados?
A manipulação de dados refere-se ao processo de ajuste de dados para torná-los organizados e mais fáceis de ler.
A linguagem de manipulação de dados é uma linguagem de programação que ajusta dados através da inserção, eliminação e modificação de dados numa base de dados, fazendo uma limpeza ou mapeamento desses dados. Normalmente os bancos de dados utilizam uma linguagem de programação chamada de SQL, ou Structured Query Language,. Quando se utiliza SQL – instruções de alteração de dados para manipulação de dados, podem ocorrer quatro funções, nomeadamente:
- Seleccionar
- Atualizar
- Inserir
- Deletar
Estes comandos dizem à base de dados de onde selecionar os dados e o que fazer com eles.
E esses são os 4 tipos principais de manipulação de dados. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Selecionar
A declaração de selecção permite que os utilizadores façam uma selecção a partir da base de dados para trabalhar. Diz-se ao computador o que Selecionar e de onde. Ou seja, é onde você define de forma clara quais dados vai precisar para as suas análises. Isso significa que você vai precisar de informações como por exemplo: de quais meses eu preciso dos dados? Esses dados precisam conter quais informações? Preciso só do valor total de vendas ou preciso também saber quanto foi vendido de cada produto? Tudo isso precisa ser definido para que a função “Selecionar” seja executada adequadamente.
Update (ou atualizar):
Para alterar dados que já existem, utilizará a declaração update. Com ela você pode dizer à base de dados para atualizar determinados conjuntos de informações e as novas informações que devem ser introduzidas, seja com registros únicos ou múltiplos registros de cada vez. Ou seja, vamos supor que você esteja com um banco de dados que a última vez que algum dado foi inserido foi em janeiro de 2022. Mas você precisa dos dados relativos ao mês de junho de 2022. Você pode usar a função update para conseguir inserir novos dados e com isso, posteriormente, selecionar os dados necessários.
Inserir
De forma resumida, a função inserir pode mover dados de um local para outro utilizando a declaração inserir. O Inserir é diferente da função update. Normalmente utilizamos a função update quando o dado já está em algum lugar que o banco de dados tem acesso, e ele só precisa ser atualizado. Já a função inserir é utilizada quando o dado necessário é um lugar 100% novo ou uma informação que ainda não constava no banco de dados.
Vamos supor que a nossa fonte de dados é o cadastro de clientes. E normalmente só puxávamos para o banco de dados as informações de nome, e-mail e endereço. Mas resolvemos fazer uma campanha que envolve algum tipo de cupom para os aniversariantes do mês. Nesse caso, precisamos inserir a informação da data de aniversário no banco de dados também, então usaremos a função insert.
Deletar
Essa é uma das funções mais intuitivas. Como você deve imaginar, a função deletar é utilizada para apagar registros que não precisamos mais utilizar.
Objetivo da Manipulação de Dados
A manipulação de dados é uma função crucial para as operações comerciais e a otimização. Para utilizar corretamente os dados e transformá-los em informações úteis como a análise de dados financeiros, comportamento do cliente e análise de tendências, é preciso ser capaz de trabalhar com os dados da forma certa.
Porém, é preciso ressaltar que a manipulação de dados sozinha não faz milagres. Quem vai analisar esses dados e tomar decisões com base neles, precisa conseguir enxergar nas entrelinhas, o que nem sempre é fácil. Para facilitar essa visualização dos dados, devemos utilizar alguns programas de visualização de dados, como por exemplo o Power BI Desktop, um programa excelente da Microsoft e que permite que os dados sejam visualizados da melhor maneira possível.
Benefícios da manipulação de dados
Dados consistentes: Ter dados num formato consistente permite a sua organização, leitura e melhor compreensão. Quando se obtêm dados de diferentes fontes, pode não ter uma visão unificada, mas com a manipulação de dados e comandos, podemos ter a certeza de que os dados estão consistentemente organizados e armazenados.
Dados do projeto: Ser capaz de utilizar dados históricos para projectar o futuro e fornecer análises mais profundas é primordial para as empresas, especialmente quando se trata de finanças. A manipulação de dados torna esta função possível.
Crie mais valor a partir dos dados: Em geral, ser capaz de transformar, editar, apagar e inserir dados numa base de dados significa que pode fazer mais com os seus dados. Ao ter informação que permanece estática, ela torna-se inútil. Mas, quando souber como utilizar os dados em seu benefício, poderá ter conhecimentos claros para tomar melhores decisões comerciais.
Remover ou ignorar dados desnecessários: Frequentemente, há dados que são inutilizáveis e que podem interferir com o que importa. Dados desnecessários ou imprecisos devem ser limpos e apagados. Com a manipulação de dados, pode limpar rapidamente os seus registos para que possa trabalhar com a informação que importa.