Organizar uma festa infantil é sem dúvida uma tarefa que exige muita dedicação, já que, o que não falta é itens para organizar. Contudo, um dos pontos que mais deixam os organizadores de aniversário infantil com os cabelos em pé é saber a quantidade de bolo por pessoa, de doces e salgados para a festa.
Isso é sem dúvida o “calcanhar de aquiles” de muitas mamães. Por esta razão, hoje vamos te passar dicas valiosas que te ajudarão a calcular tudo isso para sua festa de maneira correta e assim garantir o sucesso do evento.
Afinal, qual a quantidade ideal de docinhos para uma festa infantil?
Em primeiro lugar é necessário levar em consideração o horário em que a festinha vai ocorrer, o número de convidados e também o tempo de duração. Isso mesmo, antes de definir o número de docinhos por pessoa defina esses 3 pontos, pois eles farão toda a diferença no cálculo.
A saber, festas infantis que ocorrem no horário do almoço, tendem a receber convidados com mais apetite e sede. Além disso, festas com duração de 6 horas, por exemplo, demandam mais alimentos para serem oferecidos aos convidados.
Então, o primeiro passo para determinar a quantidade ideal de docinhos é saber o número aproximado de convidados que irão comparecer, definir o melhor horário e a duração da festa. Feito isso, vamos calcular os doces.
Bom, apesar de não ser uma regra, a base de doces a ser servido por pessoa em uma festa infantil é de 4 a 6 docinhos por pessoa, essa base é considerada a regra geral pelos organizadores de festas.
Assim sendo, se a festa infantil que pretende realizar, conta com 20 convidados, você deve providenciar de 80 a 120 docinhos. Para chegar a esse resultado é simples, basta pegar uma calculadora e multiplicar o número de convidados pelos docinhos que será distribuído por pessoa.
Como calcular a quantidade de salgados?
Lembra dos fatores mencionados acima? Horário, duração e número de convidados? Bom, para calcular os salgados, estes fatores também devem ser levados em consideração. Assim, como para calcular as bebidas.
Lembre-se de levar em consideração a idade dos convidados, ou seja, crianças com menos de 5 anos tendem a consumir menos que os demais. Junto a isso, como estamos falando de salgados, é importante considerar se a festa oferecerá ou não uma refeição principal.
Com todos esses detalhes definidos, vamos calcular a quantidade de salgadinhos por pessoa. Uma boa estimativa é calcular cerca de 10 a 12 salgados por pessoa, se a festa não incluir uma refeição principal. Se houver uma refeição principal, você pode calcular cerca de 5 a 8 salgados por pessoa.
O cálculo total de salgados necessários para a festa pode ser feito da seguinte maneira: considere que na ocasião você receberá 20 convidados e pretende servir 10 salgados por pessoa, logo, serão necessárias 200 unidades.
Vale lembrar que, se você pretende diversificar os salgados em 4 sabores, por exemplo, então, você deve encomendar 100 salgados de cada sabor. No entanto, é sempre bom ter um pouco a mais para garantir, sendo assim, você pode adicionar cerca de 10% a 20% a mais para a quantidade total de salgados.
Como calcular copos, pratos e talheres?
Além de calcular a quantidade de comida, é importante fazer os cálculos da quantidade de descartáveis que serão utilizados na ocasião. Dessa forma, você conseguirá ter um controle e garantir que a festa seja um verdadeiro sucesso. Para realizar esse cálculo, considere o número de convidados da festa.
Para cada pessoa, calcule de 3 a 5 copos, para acomodar diferentes tipos de bebida, como refrigerante, água e suco. Calcule cerca de 2 pratos por pessoa, um para a refeição principal e outro para a sobremesa.
Já os talheres, o ideal é oferecer dois parzinhos para cada convidado, isto é, 2 colheres e dois garfinhos. Além disso, não esqueça de itens como guardanapos e toalhas de mesa, todos esses itens são indispensáveis em uma festa infantil.
Caso, haja bebida alcoólica para os adultos, o ideal é contar com copos mais resistentes, já que os descartáveis são mais frágeis. A quantidade destes segue a mesma regra de 3 a 5 copos por pessoas
E por falar em descartável, é importante descartá-los da maneira correta, e assim contribuir para a redução do impacto ambiental, o que é ótimo para nós e para as futuras gerações.
O que servir em uma festa infantil?
Além dos salgados e docinhos, existem vários outros quitutes que fazem a festa da garotada. Logo, você pode diversificar bem o cardápio da festa e garantir que todos saiam satisfeitos com as gostosuras oferecidas na ocasião.
Uma das opções, muito apreciada pelas crianças são as mini pizzas, estas além de muito saborosas, são também super práticas de preparar. Você pode optar pelos sabores tradicionais aqui do brasil, como portuguesa, queijo, calabresa e frango com catupiry.
Os pasteizinhos também são uma opção bem legal, e além do sabor tradicional de queijo, você pode inovar oferecendo outros sabores, inclusive pasteis doces. Uma sugestão é ter alguém para fritá-lo na hora e servi-lo ainda quentinho, uma delícia!
Um doce que tem tornado-se tendência em festas infantis são os deliciosos mini churros. E não é por menos, estes além de recheados, são super crocantes e podem ser servidos acompanhado de chocolate quente. Que criança não iria adorar esse quitute?
Outra sugestão é o cupcake, aquele bolinho pequeno, super confeitado que a garotada ama e que dá um toque bem legal na decoração da mesa de doces. Vale ressaltar que além dessas opções existem várias outras que você pode adotar no cardápio da sua festa infantil.
Esse conteúdo foi produzido pela equipe do Buffets Infantis.