Para muitos empreendedores é difícil definir qual melhor plataforma de loja virtual, já que existem dezenas de opções.
Atualmente, contar com uma plataforma de loja virtual é um dos aspectos mais importantes para aumentar suas vendas, independente de qual for sua área de atuação.
Com a tendência de crescimento das vendas virtuais no mundo inteiro, empresas de qualquer porte e ramo conseguem se favorecer dos benefícios de levar seus negócios para a internet.
Porém, é necessário levar em consideração diversos aspectos para assegurar que seu empreendimento virtual consiga crescer e atingir os objetivos almejados.
Um desses aspectos é optar pela plataforma de loja virtual certa para seus negócios e investir em marketing digital para e-commerce.
Com tantas alternativas disponíveis, escolher a melhor pode ser um desafio.
Por esse motivo organizamos uma lista das 12 melhores plataformas de loja virtual para todos os tipos de empresas, orçamentos e necessidades.
Desta forma, é possível dar início à sua loja virtual com mais segurança.
Qual melhor plataforma de loja virtual?
Antes de darmos início, não se esqueça que é preciso ter uma hospedagem de sites para usar algumas plataformas de loja virtual listadas a seguir.
Por essa razão, o ideal é buscar por uma consultoria de e-commerce especializada para escolher e configurar a melhor plataforma.
1. Nuvemshop
A Nuvemshop já ultrapassou mais de 100 mil lojas ativas e durante alguns anos foi eleita a Melhor Plataforma de Ecommerce pela ABCoom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Com isso, em 2021, a empresa se tornou a quarta startup mais valiosa da América Latina.
Essa plataforma conta com planos que atende pequenos, médios e grandes negócios.
A Nuvemshop possibilita o gerenciamento de seus produtos por catálogos, além de proporcionar a automatização de pedidos e entregas.
Além disso, ela se destaca bastante por ser uma plataforma que possui compatibilidade com mais de 30 aplicativos para que seja possível o usuário personalizar sua loja online.
Há funções para recomendar produtos, criar banners, criar ofertas relâmpagos e muito mais.
2. Tray
A Tray já está a mais de 15 anos no mercado no ramo do Ecommerce e também é mais uma plataforma que ganhou o prêmio de melhor plataforma de Ecommerce do Brasil, pela ABComm.
É possível notar que eles têm bastante experiência no ramo e isso acaba refletindo na qualidade da plataforma oferecida.
Para se ter uma noção, mais de 11 mil Ecommerces deram início através dessa plataforma.
3. wBuy
A wBuy é considerada uma plataforma de Ecommerce de entrada que disponibiliza um sistema de vendas tanto para lojistas quanto para agências de afiliados.
Por ser uma plataforma que tem baixo custo, ela se torna a melhor alternativa para pequenas e médias empresas.
Essa plataforma fornece toda a parte de infraestrutura da loja virtual e com isso não é preciso se preocupar com manutenção, segurança da loja e atualização do sistema.
Isso permite que o empreendedor tenha o foco totalmente voltado em gerenciar estoques, cadastrar produtos, vender, embalar e fazer a entrega.
4. Loja Integrada
A Loja Integrada é considerada uma das melhores plataformas de Ecommerce se tratando de plataformas de loja virtual.
Para quem não tem muito conhecimento sobre as plataformas de loja virtual, a Loja Integrada é uma excelente alternativa.
Bem simples e intuitiva, ela proporciona uma facilidade de uso tanto para lojistas quanto para clientes.
5. Wix
O Wix é popular por ser um construtor de sites bem simples, com um sistema de arrastar e soltar que é o que todos os iniciantes querem.
Por isso, o Wix Loja Virtual também se mantém posicionado no mercado com valores competitivos.
Essa é uma das plataformas de Ecommerce que possibilita que você faça a venda de quase qualquer coisa, de roupas a doces especiais.
6. Woocommerce
O Woocommerce é basicamente um plugin de código aberto de Ecommerce para WordPress.
Com isso, a plataforma oferece tudo que as excelentes plataformas de Ecommerce precisam ter.
A integração com as principais formas de pagamento e o gerenciamento de toda a loja virtual são uma das funções que a plataforma atribui aos empreendedores.
De todas as plataformas, o Woocommerce é o que mais exige experiência de programação, mas a grande vantagem é que ela oferece relatórios de conversão e vendas bem completos para monitoramento em tempo real.
7. Shopify
A Shopify é uma plataforma de Ecommerce do Canadá conhecida por oferecer serviços bem completos com gerenciamento de estoque e vendas, integração com distintas formas de pagamento, design e layout da loja virtual e outros.
Atualmente, a Shopify conta com mais de um milhão de usuários e obteve mais de US$ 100 milhões em vendas na plataforma.
8. Magento
Para quem não sabe, a Magento é uma das plataformas mais influentes do ramo de Ecommerce. Isso porque ela possui 15% das lojas virtuais do Brasil.
Para conseguir aproveitar essa plataforma completamente, é preciso ter conhecimento de programação.
Por esse motivo, para quem está começando agora, talvez ela não seja a melhor alternativa.
9. Iluria
A Iluria foi desenvolvida especialmente para atender as necessidades dos pequenos e médios empreendedores.
Para construir seu negócio na plataforma não é preciso ter nenhum tipo de conhecimento prévio.
Essa plataforma atua no ramo desde 2012 e, desde então, conta com lojistas em vários segmentos, em especial nos de arte, culinária, moda e estilo de vida.
10. Dooca Commerce
A Dooca Commerce é outra plataforma de Ecommerce voltada para quem está começando.
Ela já tem 10 anos de experiência no mercado e conta com milhares de lojistas utilizando seu serviço.
11. VTEX
A VTEX foi fundada em 1999 e é uma das grandes players de Ecommerce no Brasil, se destacando bastante no cenário de lojas virtuais.
Grandes empresas como Petrobras, Walmart e Nikon usam a VTEX.
O grande benefício que essa plataforma proporciona é juntar todo o processo administrativo em um só lugar fazendo com que ela se torne bem completa.
12. Bagy
Para quem quer vender de maneira simples, prática e profissional a plataforma de Ecommerce Bagy é muito indicada.
Considerada uma excelente alternativa para quem está começando um negócio, visto que possibilita uma usabilidade mais fácil.
No entanto, nela as possibilidades de personalização do site são menores.