A resposta para pergunta, “quanto custa um intercâmbio”, depende muito das suas necessidades e desejos e é sobre isso que falaremos.
Apenas para responder às suas perguntas, mostraremos aqui uma série de possibilidades para ajudá-lo a realizar seus sonhos. Então, vamos mostrar algumas opções de cursos, países e durações.
E quais são os melhores destinos?
São muitos, e antes mesmo de considerar o custo do programa de intercâmbio, você precisa saber com clareza qual país é mais atraente para sua experiência no exterior. Tempo quente nas praias australianas?
Trazendo os direitos do safári entre leões e girafas para as atividades de intercâmbio na África do Sul? Ou explore 50 paisagens verdes e belas na Irlanda? Como você viu com seus próprios olhos, decidir primeiro o destino requer um processo de seleção inteligente.
Vale a pena avaliar o que é importante para você, suas motivações e o que pretende desfrutar durante sua jornada de aprendizado.
Quanto custa um intercâmbio?
Mas afinal, quanto custa um intercâmbio? Inicialmente, os intercâmbios limitavam-se ao processo de “troca” de países entre dois alunos em um determinado período de tempo para construir conhecimento e aprofundar seu nível cultural.
Hoje, o termo comunicação é usado para se referir a uma ampla gama de possibilidades educação, cultura e profissionalismo.
Mesmo para quem quer uma grande aventura fora do seu país, a partir do momento em que coloca a mochila nas costas e “cai no mundo”, pode dizer que está trocando.
Além do escopo da terminologia, o valor de troca pode variar muito devido às muitas variáveis disponíveis para pessoas interessadas em viajar.
Em média, o custo de um intercâmbio varia de R$ 3.000 a R$ 50.000, dependendo da duração, país de destino, acomodação, tipo de intercâmbio e (se o objetivo for estudar) a escola que você vai frequentar.
De modo geral, por motivos de visto, os intercâmbios oficiais (exceto o próprio) costumam oferecer pacotes de até 12 meses, e o valor não inclui despesas de visto e passagem aérea, ou seja, essa taxa também deve ser calculada adicionalmente.
Intercâmbio para trabalhar
Na maioria dos casos, profissionais e executivos buscam os programas de comunicação como forma de especialização e são atualizados no curso.
No entanto, algumas pessoas estão apenas em busca de novas experiências durante as férias, ou querem combinar estudo e trabalho em um projeto.
Seja por meio de agências de intercâmbio ou iniciativas pessoais, você pode participar de programas de curto ou longo prazo, como estágios profissionais, empregos temporários, vagas de meio período durante o estudo.
A última forma de se comunicar é combinar estudo e trabalho. Existem algumas concessões nesse sentido, especialmente para países como Nova Zelândia, Austrália, Malta e Irlanda.
A ideia é estudar parte do dia e trabalhar o resto. Você será responsável por encontrar vagas. Em alguns países / regiões, como a Nova Zelândia, a carga de férias pode ser aumentada para tempo integral.
Para participar, você deve ser proficiente no idioma geralmente inglês
O custo depende do pacote e destino selecionados. É muito comum conseguir manter o valor recebido como indenização.
Portanto, é óbvio que existem vários tipos de trocas, você pode escolher qualquer uma delas, basta verificar a sua situação atual. Você também pode verificar suas finanças e planejar uma viagem ao exterior.
Portanto, eventos imprevistos são evitados durante sua ausência. Você quer trocar enquanto economiza mais dinheiro?
Uma das melhores maneiras é fechar o pacote de estudos diretamente com a escola estrangeira selecionada e remeter dinheiro por meio de transferências internacionais sem a necessidade de troca de serviços da empresa.
Outra forma que tem tido muito sucesso recentemente é a maneira como você pode estudar e trabalhar. No entanto, ao contrário de uma au pair, você pode ocupar um cargo diferente da família anfitriã aqui. Este é um dos tipos de câmbio mais populares porque permite que você trabalhe na moeda local e ganhe um salário.
De modo geral, a função é o atendimento ao cliente, como garçom, vendedor e recepcionista. No entanto, nem todos os países oferecem essa opção, na verdade, a maioria deles rejeitou essa abordagem.
Austrália, Irlanda e Canadá fornecem esse modelo e, em última análise, são os mais selecionados. Se você quiser experimentar a América, existe uma maneira.
Trabalho e viagens, também conhecido como experiência profissional, é uma modalidade de intercâmbio que ocorre apenas nos Estados Unidos. É voltado para alunos de graduação e pós-graduação. É necessário assinar contrato de câmbio por meio de agência especializada.
Mesmo assim, o valor do pacote ainda está bem abaixo do salário recebido no período. A propósito, isso geralmente leva de 2 a 3 meses, geralmente durante o período de férias entre dezembro e fevereiro.
Os intercâmbios do tipo segundo grau são realizados durante o segundo grau e são muito comuns nos Estados Unidos. Nessa opção, o aluno costuma passar o ano do ensino médio em uma escola do país de destino.
Após o retorno, este ano é contado como ano acadêmico no Brasil. O tempo de comunicação do ensino médio é curto, durando 1 mês, 3 meses ou 6 meses, dependendo do pacote selecionado.
Mas o objetivo é sempre o mesmo: permitir que os intercambistas vivenciem a cultura do país de destino. Portanto, ele pode se integrar à comunidade como um estudante local e, claro, também pode aprender a língua do país.
Normalmente, o aluno vai morar com uma família previamente selecionada pela instituição com o consentimento dos pais. Você será responsável por esta família enquanto estiver fora de casa.
Agora que você sabe quanto custa um intercâmbio, está apto a comentar sobre isso, que tal deixar o primeiro comentário aqui abaixo?