Quer saber quanto do seu salário você deve investir? Vamos explicar aqui. Começar a fazer investimentos é uma questão importante para as pessoas que querem mudar de vida.
No entanto, algumas delas ainda acreditam que para começar a investir é preciso ter grande quantidade de dinheiro para entrar no mercado financeiro.
Porém isso é um mito, porque existem investimentos como o tesouro direto onde é possível investir com pelo menos R$ 100.
Segundo especialistas do mercado de investimentos o primeiro passo que você deve fazer é definir quais são os seus objetivos, porque eles serão fundamentais para ajudar a manter o foco nos investimentos.
Porém como afirma Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) “Quem quer investir parte dos ganhos precisa pensar: o que quero realizar, em quanto tempo eu quero e quanto isso custa. Ai sim deve definir quanto pode guardar e de onde vai tirar o dinheiro”.
Por outro lado, segundo Reinaldo se não houver “sobra” no seu orçamento, é necessário cortar gastos desnecessários.
Saiba como e quanto do seu salário você deve investir
Após fazer uma análise no seu orçamento, de acordo com o sócio da escola de negócios e finanças Proseek, Celson Placido recomenda começar investindo pelo menos 10% do que você recebe.
Com o tempo, quando a sua renda extra for subindo, o recomendado é aumentar o percentual do que você poupa antes de subir os seu padrão de vida.
Segundo, Celson Placido “ Muitas vezes, a renda das pessoas aumentam, mas o seu patrimônio não, já que os seu padrão de vida os seus gastos também sobem”.
Neste caso, o ideal é subir o percentual de investimento para até 30%, antes de melhorar o padrão de vida.
Opções para você investir seu salário
Existem algumas opções de investimentos e cada uma delas varia de acordo com o perfil de cada investidor. Se você é mais conservador e não quer correr grandes riscos os melhores investimentos são: Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA e também produtos de Renda Fixa.
Por outro se você quer obter uma rentabilidade melhor e aceitar um risco maior, pode investir o seu dinheiro em produtos de Renda Variável como ações de empresas e fundos de ações.
Dicas para começar a investir
Para começar investir o seu dinheiro você precisa seguir os seguintes passos:
1. Defina os seus objetivos
Primeiramente para começar a investir e não desistir você precisa definir um objetivo. Por exemplo, trocar de carro, viajar, melhorar sua saúde financeira e entre outros.
O objetivo é importante para que você trace o caminho correto, para isso comece pensando em um ano de investimento e vá aumentando até chegar ao seu objetivo final.
2. Entenda os seus tipos de investimentos
É importante que você busque entender cada tipo de investimento para entender o risco de cada como, por exemplo:
Investimentos conservadores: Renda fixa, poupança, CDI e CDB.
Investimentos Moderados: Fundos imobiliários, Fundos que tentam superar o CDI.
Investimentos Arriscados: Ações, fundos imobiliários e entre outros.
3. Escolha uma corretora de valores
A maioria das pessoas investe por meio de recomendações do gerente do banco. No entanto, os gerentes acabam recebendo comissões do banco por cada vez que ele consegue “vender” um investimento para alguém.
Então para evitar isso, o que você deve fazer é procurar uma corretora de valores para abrir uma conta. A grande maioria não cobra para abrir uma conta e fica mais barato para você investir através de uma corretora.
Isso porque após ter aberto a sua conta você terá acesso a diversos investimentos e a corretora irá ajudar a escolher os melhores.
4. Diversifique os seus investimentos
É muito importante que você diversifique os seus investimentos. Não coloque todo o seu dinheiro em apenas um investimento porque ele pode não ir tão bem no futuro.
Por isso, invista em ações e também em outros tipos de investimentos como poupança para curto prazo e em outros para longo prazo.
Conclusão
Agora que sabe como e quanto do seu salário você deve investir procure entender alguns tipos de investimentos para fazer o seu dinheiro render mais.
Abra uma conta em uma corretora que ofereça diversos tipos de investimentos como ações, fundos imobiliários e entre outros.
Recomendação de leitura: Quais investimentos estarão em alta em 2021
7 razões para investir em imóveis