Você já parou para se perguntar se quem tem problema na vesícula pode comer ovo cozido? A verdade é que esse é um problema bem comum.
Mesmo porque, hoje em dia, os cálculos biliares são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde pública, o qual acomete cerca de 20% de toda a população.
Sendo assim, é comum querer saber se quem tem problema na vesícula pode comer ovo cozido, até mesmo para evitar agravos.
Inclusive, esse tipo de problema pode ocorrer por uma série de fatores, os quais podem ter origem genética, ambiental, metabólica etc.
Além disso, grande parte dos cálculos ocorrem devido ao colesterol. Isso quer dizer que a alimentação tem uma participação bem significativa no tocante a esse problema.
Por isso, é vital saber se quem tem problema na vesícula pode comer ovo cozido ou se esse alimento pode ocasionar em maiores problemas.
O problema ainda pode ter origem multifatorial, a qual é capaz de envolver diferentes graus a presença de uma bile, com excesso de colesterol, redução de substâncias que podem inibir a cristalização e motilidade prejudicada da vesícula biliar.
Então, se você quer saber se quem tem problema na vesícula pode comer ovo cozido, além de outros fatores, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Quem tem problema de vesícula pode comer ovo cozido?
Sim, quem tem problema na vesícula pode comer ovo cozido, mas desde que tenha certos cuidados e não exagere.
Caso você faça ovo com muito óleo ou outras gorduras, o ovo pode sim se tornar indigesto e ocasionar alguns problemas à saúde.
Sendo assim, se você tem algum problema, o ideal é consumir apenas ovos cozidos. Mas, caso tenha algum problema na vesícula biliar, tenha cuidado.
Pessoas que têm pedras ou vesículas preguiçosas podem ter um certo mal-estar, náuseas ou dores ao lado direito do abdome, próximo da costela.
Se preocupar a respeito da alimentação é algo que todas as pessoas deveriam ter, haja vista que o que comemos define a nossa saúde, de certa forma.
Então, por mais que você não tenha qualquer problema de saúde, ainda assim é importante ter cuidado com a sua alimentação, pois ela pode evitar futuras doenças.
No entanto, para obter melhores informações, o melhor a se fazer é procurar por um médico gastroenterologista, a fim de que ele possa lhe dar as devidas instruções.
Como a dieta pode ajudar a controlar os sintomas?
Se você tem algum problema na vesícula, a verdade é que o médico deve indicar um tratamento de acordo com os seus sintomas.
Então, é preciso levar em consideração o estado geral do paciente, quais sintomas ele tem ou se há alguma complicação.
Sendo assim, o médico pode incluir medidas dietéticas, medicamentos, radiologia intervencionista, cirurgia, endoscopia etc.
Mas, uma vez que se formam os cálculos biliares, não haverá qualquer tipo de alimento que possa vir a eliminar o problema.
Entretanto, com o diagnóstico de que há um problema na vesícula, o médico deve indicar uma dieta para reduzir os riscos e sintomas.
Nesse caso, deve-se reduzir a quantidade de gordura, limitar a ingestão de alimentos fritos, leite integral e derivados, carnes gordurosas, ovos, vísceras, doce ou alguma comida processada.
Alimentos permitidos durante a crise
Caso esteja em uma crise de vesícula, o ideal é dar preferência aos alimentos que oferecem uma sensação de bem-estar.
Ou seja, alimentos que sejam ricos em água e que tenham pouca ou nenhuma gordura, para evitar agravos.
No entanto, além do cuidado em comer apenas aquilo que é permitido, também é importante se atentar a forma de preparo.
O ideal é sempre dar preferência para alimentos que são cozidos, grelhados ou feitos no vapor, já que são mais saudáveis.
Afinal de contas, não é preciso adicionar qualquer tipo de gordura. Agora, em relação aos alimentos que você pode consumir dura uma crise, podemos citar os seguintes:
Leguminosas
Alimentos como o grão de bico, feijão, ervilha e lentilha são ótimas fontes de fibras, o que acaba por melhorar o trânsito intestinal.
Além disso, também ajuda na digestão de gordura e no colesterol.
Pimenta vermelha
A pimenta é anti-inflamatória e termogênica, o que ajuda a diminuir o colesterol. Então, é benéfica para a vesícula.
Frutas cítricas
Limão e laranja, duas ricas fontes em vitamina C, ajudam a manter o colesterol equilibrado e os ácidos biliares também.
Entretanto, outras frutas que não são bem do gênero citrus, mas têm boas quantidades de vitamina, são o kiwi e acerola.
Cafeína
Café, chá preto ou até chimarrão podem ser muito benéficos por conta da cafeína. Isso ocorre porque a substância impede o aumento de colesterol na vesícula.
Carnes magras
As carnes magras são ricas fontes de proteínas, sendo de grande importância para manter a alimentação equilibrada.
No entanto, o ideal é não sobrecarregar o consumo de carnes magras. Então, coma frango sem pele, coxão duro e patinho que não tenha tanta gordura.
O que não comer durante uma crise de vesícula?
Na verdade, ainda que você não esteja em uma crise de vesícula, o ideal é evitar esses alimentos, até para não provocar uma.
Em relação aos alimentos que você deve evitar, são todos aqueles que têm uma grande quantidade de gordura.
Afinal de contas, a ingestão pode estimular a vesícula biliar a liberar a bile. Então, dentre os alimentos que você deve evitar, citamos:
- Frutas gordurosas;
- Queijos amarelos;
- Leite;
- Iogurte integral;
- Carnes gordas;
- Manteiga;
- Miúdos;
- Embutidos;
- Peixes gordos;
- Oleaginosas;
- Alimentos industrializados no geral.
Fora isso, evite ao máximo fazer o consumo de comida congelada ou pré-preparada, tais como pizzas e lasanhas. Evite também fast food e bebidas alcoólicas no geral.
Sempre leia o rótulo dos alimentos e opte apenas por aqueles que têm um teor de gordura menor, para evitar problemas.
No entanto, se você tem algum tipo de dor ou gases intestinais, pode haver alguns alimentos que provocam o aumento de gases, o que vai aumentar o desconforto abdominal.
Ou seja, irá piorar a dor da crise de vesícula. Se esse for o seu caso, evite também consumir alimentos que provocam gases.