As redes sociais têm revolucionado a forma como as pessoas compartilham suas paixões e habilidades com o mundo. Uma das áreas que têm se beneficiado bastante desse fenômeno é o nicho de artesanato.
Antes restrito a pequenos grupos locais, agora os artesãos podem se conectar com uma audiência global e ganhar visibilidade para vender seus trabalhos.Já para quem tem o dom de ensinar, a venda de cursos online repassando as técnicas também virou oportunidade.
Veja agora o porquê você deveria considerar investir no nicho do artesanato:
Setor cresceu no último ano
Segundo a agência Sebrae, o número de empreendedores no nicho de artesanato mais que dobrou no período de janeiro a agosto só no ano de 2022.
Um dos fatores que explica esse crescimento é a recente crise do COVID-19, que obrigou as pessoas a se isolarem socialmente, o que obrigou os empreendedores a procurar alternativas para ganhar dinheiro trabalhando em casa.
Por outro lado, esse distanciamento social tem mudado o comportamento das pessoas, que passaram a ver suas casas com outros olhos. Para viver em um ambiente melhor e agradável, passaram a decorá-las, principalmente com objetos artesanais.
De olho nessa tendência, confira agora algumas áreas do artesanato que você pode investir e vender pelas suas próprias redes sociais:
1 – Bordado e Crochê
O bordado, o crochê e o tricô têm sido usados como fonte de renda há séculos. Mesmo ofuscados por uma era industrializada, ainda sim existe mercado para esses subnichos do artesanato. Isso porque o ser humano admira as coisas exclusivas e personalizadas, o que gera demanda por artesãos especializados.
2 – Saboaria Artesanal
Os sabonetes artesanais são muito procurados para funções terapêuticas ou para provocar uma sinestesia perfeita, seja pelo aroma, seja pela sensação de limpeza mais natural da pele.
Também são vendidos em kits presentes, principalmente em épocas sazonais, como dia dos namorados, dia das mães ou dos pais.
É um nicho que pode ser lucrativo se souber trabalhar!
3 – Artesanato em Resina
Ninguém dá nada para um frasco de resina líquida epóxi, mas se soubessem do que esse material é capaz, mudariam o conceito!
Com as formas e a técnica correta, é possível criar lindas peças artesanais, como chaveiros, pingentes, porta-copos, etc.
O retorno sobre o investimento (ROI) é alto, pois um frasco de resina custa algo em torno de R$100 reais e é possível produzir diversas peças que, quando vendidas, podem retornar pelo menos 2x o valor investido, ou seja R$200 reais.
4 – Artesanato em Madeira
Outro setor extremamente industrializado, mas que ainda há quem procure por objetos de madeira de qualidade. A maior parte dos móveis são padronizados e feitos com MDF, que diga-se de passagem, não tem resistência alguma.
Essa deficiência nesse mercado abre espaço para verdadeiros artesãos que trabalham com madeira pura e fazem verdadeiras obras primas!
Há oportunidade para vender desde pequenos objetos, como esculturas, porta-retratos, mesas de centro, até grandes engenhocas, como jardins verticais, bares e mesas rústicas.
5 – Artesanato com Recicláveis
Temos que tirar o chapéu para o artesão que tem a criatividade de transformar o lixo reciclável em objeto decorativo ou com alguma utilidade para o dia-dia.Essa é uma atividade praticamente de custo zero e que dá transformar em uma fonte de renda!
Entre os materiais comuns que podem ser aproveitados estão as garrafas pets, de vidro e suas tampinhas, velas , restos de tecidos, papelão, latas,e por aí vai.
6 – Artesanato em Tecido (Feltro)
O tecido em feltro tem uma função especial no artesanato, pois é possível criar lindos presentes para marcar momentos importantes ou para alguma necessidade do dia a dia.
Entre os objetos que podem ser criados estão:
- Bonecos
- Móbiles de berço
- Enfeites de porta de maternidade
- Chaveiros
- Estojos
- Porta copos
Quanto mais personalizado o objeto criado, maiores as chances de você zerar seu estoque de produtos criados com artesanato em feltro.
Estude sobre Marketing Digital
Para fazer um bom marketing através das suas redes sociais e da internet como um todo, é preciso estar antenado às novas tendências do mundo digital.
Tirar fotos com boa qualidade para postar no Instagram ou no Facebook, fazer uma boa descrição do serviço prestado na bio, marcar as hashtag corretas são só algumas dicas importantes para impulsionar o seu negócio de artesanato.
Fazendo esse trabalho direitinho, o resto fica por conta do algoritmo da rede social, que entregará o seu conteúdo para o máximo de pessoas que tem afinidade por produtos artesanais.
Conclusão
O nicho do artesanato voltou com força graças à transformação digital nos negócios. Hoje é possível usar as redes sociais como uma vitrine para mostrar seus produtos e trabalhar no conforto de casa.
Para aproveitar essas oportunidades, é preciso buscar conhecimento, não só de como produzir as peças, conforme os nichos do artesanato que comentamos, mas também de como usar as plataformas digitais da melhor forma possível.
Agora é hora de você arregaçar as mangas e escolher um nicho do artesanato para ganhar dinheiro através das suas redes sociais!
Até a próxima!