Cada vez mais as pessoas têm buscado entender sobre educação financeira em busca de melhorar a qualidade de vida e a saúde das finanças. Por isso, entender sobre tipos de renda, como renda passiva, ativa e extra se torna fundamental.
Existem diferentes maneiras de investir seu dinheiro para que ele renda em curto ou longo prazo para além da remuneração de trabalho. Comprar bitcoin, imóveis, investir na bolsa ou em novos negócios são algumas das várias alternativas disponíveis.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre renda passiva para melhorar seus rendimentos. Confira na leitura as vantagens e os principais tipos desse modelo de renda.
Afinal, o que é renda passiva?
Antes de conhecer os diferentes tipos de renda passiva é importante entender o conceito desse modelo. De modo geral, a renda passiva é caracterizada pelo valor que uma pessoa recebe através de um investimento prévio.
Portanto, a renda passiva é gerada sem a necessidade de esforço de um indivíduo, mas não significa que é fácil, muito menos que não precisa de conhecimento profundo. Ele é uma alternativa para alavancar renda.
Com isso, a renda passiva pode ser definida como os valores recebíveis referente a aplicações em ações, investimentos em renda fixa ou outros tipos de investimentos. Todos eles são gerados pelo estudo anterior e não pelo trabalho braçal diário.
Diferenças entre renda passiva e renda ativa
Nesse sentido, a renda ativa se diferencia da renda passiva por ser originada a partir do trabalho. Ou seja, a renda ativa é a remuneração da CLT, dos lucros de um negócio próprio ou de outras atividades extras que você desempenhe.
Com isso, a renda passiva é um mecanismo de aumentar os valores, a longo prazo, da renda ativa. De modo geral, a renda ativa é a responsável por garantir sua renda mensal ao longo de toda a vida produtiva e a renda passiva é responsável por garantir o seu futuro.
Portanto, embora sejam extremamente diferentes elas podem e devem funcionar de maneira simultânea. Por isso é tão importante que a sociedade tenha cada vez mais acesso à educação financeira e proporcione melhores condições de gerir o dinheiro.
Renda passiva x renda extra
A renda passiva pode ser tratada como uma renda extra, mas precisa ser analisada no longo prazo. Entretanto, a renda extra de fato é uma maneira de aumentar a sua receita em determinado mês, através de trabalhos extras com freelancer ou horas extras no trabalho.
Ou seja, a renda extra tem o objetivo de curtíssimo prazo aumentar sua capacidade de investimento em renda passiva ou aumentar sua qualidade de vida de momento. Com isso, a renda extra é algo sazonal e não necessariamente obrigatório.
O que você tem de renda definida é a sua renda ativa, a remuneração do seu trabalho, a partir dela é possível transformar em renda passiva para garantir o futuro. Ou seja, se precaver de imprevistos ou proporcionar uma melhor aposentadoria.
3 tipos de renda passiva
Como você viu, a renda passiva é uma fonte de renda que não necessita de esforço, portanto é através de investimentos que você aumenta seus rendimentos. Entre os tipos de investimentos de renda passiva mais tradicionais está o aluguel de imóveis.
Ou seja, você compra um imóvel mas não para seu usufruto e sim para receber a longo prazo uma quantidade referente ao aluguel. A partir disso você passa a ter um bem, que pode se valorizar ou não, e ainda receber mensalmente um valor por ele.
Os royalties também são considerados uma renda passiva bastante frequente no mercado. Uma empresa ao abrir alternativas para franquias passa a receber pagamentos referente a exposição da sua marca, por exemplo.
Além disso, um artista através dos direitos autorais recebe royalties, ou seja, uma renda passiva para que seus quadros, músicas e afins sejam comercializados pelo mundo.
Dividendos da bolsa de valores também são considerados renda passiva, assim como juros de investimentos em Tesouro Direto. De modo geral, todo tipo de investimento que oferece rendimento sem a necessidade de trabalho é considerado renda passiva.
Passo a passo de como gerar renda passiva?
Agora que você já sabe algumas alternativas de renda passiva é importante entender como funciona o processo de gerar essa renda. Por isso, confira o passo a passo a seguir para dar o pontapé inicial na sua qualidade de vida a longo prazo.
1- Defina seus objetivos
Como todo processo de planejamento financeiro, o primeiro passo é entender quais são os objetivos que você deseja alcançar. Por isso, defina quanto você pode investir, com quanto quer chegar até determinado período e o que fazer com esse montante.
Essa estratégia vai ser fundamental para determinar quais tipos de investimentos são os mais adequados para seu objetivo. Afinal, uma pessoa que deseja renda passiva para viajar não pode investir da mesma forma que alguém que está planejando a aposentadoria.
2- Entenda sua situação financeira
A partir dos objetivos determinados, o segundo passo é entender a situação financeira atual da sua família. Ou seja, você tem alguma renda ativa? Quanto de dinheiro guardado você possui?
Essas perguntas vão ser importantes para determinar a maneira como você precisa abordar os futuros investimentos e também a necessidade de outras rendas. De modo geral, quanto mais dinheiro você estiver guardado ou de renda ativa mais fácil é o processo de investimento.
Portanto, pessoas com menos poder de investimento precisam ser mais criativas e desenvolverem alternativas para aumentar receitas em curto e longo prazo.
3- Estude as alternativas possíveis
O ponto principal de um planejamento de investimento, seja de renda passiva ou outro tipo é obter o maior número de informações possíveis. Com isso, após a análise do seu patrimônio, estude a fundo as alternativas de investimento renda passiva.
Para isso, é muito importante analisar o seu perfil de investidor e os riscos de cada tipo de investimento. Afinal você deseja receber uma boa quantia a longo prazo e não diminuir seu patrimônio, não é mesmo? Com tudo determinado, invista com sabedoria!
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no conteúdo é possível entender o que é e quão importante a renda passiva é para garantir o futuro de uma pessoa ou família.
Por isso, a partir de um planejamento e entendimento da situação financeira é possível aumentar as condições financeiras em curto e longo prazo.