Respirar pela boca é normal? A respiração é a responsável por fornecer ao nosso corpo o oxigênio necessário ao funcionamento do organismo, mas o processo nem sempre ocorre da melhor maneira.
Todos nós temos duas vias que dão passagem de ar para os pulmões: o nariz e a boca. Uma pessoa saudável pode usar os dois canais e isso, por si só, não representa um problema. Porém, quando a respiração pela boca ocorre o tempo todo, é um sinal de alerta.
Para definir o que está causando o quadro, o dentista pode solicitar alguns exames, incluindo o raio x odontológico. Por isso, é tão importante buscar ajuda de um especialista para iniciar o tratamento adequado.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Respirar pela boca é normal? Entenda quando isso não representa riscos
Você já deve ter percebido que, em alguns momentos, respira pela boca. Embora o normal seja a respiração nasal, existem situações que isso não representa um risco à saúde, como:
- durante resfriados;
- quando o nariz está congestionado — em crises alérgicas, por exemplo;
- durante exercícios físicos mais intensos.
Em todos esses casos, nosso corpo precisa da respiração oral para continuar fornecendo o oxigênio necessário para o funcionamento das células, músculos e circulação sanguínea.
O problema ocorre quando isso se torna muito comum, inclusive durante o sono. Caso perceba algo anormal, é hora de buscar ajuda médica.
Por que a respiração pelo nariz é a melhor?
Todos os órgãos e estruturas do corpo humano possuem funções específicas e como o nariz não seria diferente. Apesar de muitas pessoas não entenderem sua importância, ela é facilmente identificável quando nos deparamos com um simples resfriado.
Já teve uma péssima noite de sono porque estava com o nariz entupido? Isso certamente reduz sua qualidade de vida, deixando-o cansado e irritado durante todo o dia.
Em síntese, o nariz produz óxido nítrico — responsável por garantir que os pulmões consigam absorver melhor o oxigênio. Com isso, nosso corpo, coração e vasos sanguíneos conseguem transportar os nutrientes com mais facilidade
Outra informação interessante é que este óxido é antifúngico, antiviral, antiparasitário e antibacteriano. Ou seja, ajuda o sistema imunológico a combater infecções.
Mas isso não é tudo! Veja mais algumas vantagens de respirar pelo nariz:
- o nariz funciona como um filtro, retendo pequenas partículas e impurezas do ar;
- o nariz deixa o oxigênio mais úmido, evitando o ressecamento nos pulmões e brônquios;
- o nariz aquece o oxigênio, deixando-o na temperatura ideal para os pulmões;
- a respiração nasal é mais lenta, o que aumenta a absorção de oxigênio.
Quais os sinais de que você respira pela boca?
Nem sempre é fácil e simples perceber que você só consegue respirar pela boca. A maioria das pessoas demoram a perceber, pois os sinais são sutis e podem ser confundidos com outros problemas.
Acontece que você pode ficar mais atento e observar se apresenta alguns dos sintomas abaixo:
- ronco;
- boca seca;
- mau hálito;
- voz rouca;
- cansaço excessivo;
- irritação ao longo do dia.
Respirar pela boca: quais as causas do problema?
Afinal, o que causa a respiração nasal? Em primeiro lugar, precisamos destacar que o problema nem sempre está relacionado a causas mais graves. Aliás, todos nós já passamos por momentos em que nossas vias nasais ficam obstruídas, como em resfriados e alergias.
Mas, quando algo impede a passagem do ar pelo nariz com mais frequência, nosso organismo se acostuma a respirar pela boca. Veja, a seguir, alguns quadros que podem levar a este distúrbio:
- sinusite;
- adenóides aumentadas;
- amígdalas aumentadas;
- desvio de septo
- presença de pólipos no nariz;
- formato do nariz;
- deformações na mandíbula;
- tumores (raro);
- apneia do sono.
Além desses fatores, é válido mencionar que o estresse e a ansiedade também podem levar a pessoa a respirar pela boca. Por isso, é importante manter uma vida saudável e emocionalmente equilibrada.
Como o médico ou dentista diagnosticam a respiração pela boca?
Se você percebeu algum dos sinais destacados anteriormente, deve procurar um médico ou dentista. Embora não exista um teste específico para diagnosticar a respiração oral, o profissional saberá como proceder nesses casos.
Em geral, ele realizará exames físicos para observar as condições de suas narinas. Além disso, pode fazer perguntas sobre a qualidade do seu sono, hábito de roncar e problemas recorrentes com sinusites e infecções respiratórias.
Durante as consultas periódicas com o dentista, ele pode perceber o mau hálito e as cáries como mais um elemento indicador. O mesmo ocorre com a identificação de amígdalas inchadas.
Em alguns casos, é possível solicitar um raio x odontológico para averiguar a estrutura da mandíbula.
Qual o tratamento para quem respira pela boca?
A definição do tratamento ideal depende do que está causando a respiração pela boca. Assim, em alguns casos, basta tratar o resfriado ou alergia para que a obstrução nasal seja superada.
Além disso, o uso de tiras adesivas pode ajudar a respirar pelo nariz — chamada de dilatador nasal. Muitas pessoas a utilizam para dormir e apresentam uma boa resposta.
Pacientes com apneia do sono podem precisar usar uma máscara fácil à noite. O aparelho fornece o oxigênio ao nariz e à boca, evitando a interrupção da respiração e suas consequências.
No caso de crianças, é comum recorrer à remoção das amígdalas e adenóides. Em outros casos, o uso de aparelhos ortodônticos ajuda a tratar a causa subjacente da respiração bucal e devolve qualidade de vida ao paciente.
Conclusão
Viu só como respirar pela boca pode ou não ser algo grave? É muito importante ficar atento aos sinais do nosso corpo e procurar ajuda de um profissional da saúde quando algo anormal é detectado.
A respiração nasal gera incômodos e prejudica sua saúde e bem-estar. Por isso, busque tratamento e siga as orientações do médico ou dentista. Em breve, seu sistema respiratório voltará a funcionar normalmente.