Se você é dono de um estabelecimento gastronômico, confira neste artigo aspectos importantes para se atentar em relação a restaurantes após a pandemia!
Como sabemos, a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) afetou e ainda está afetando inúmeros restaurantes desde março do ano passado.
Porém, agora no início de 2021, finalmente começou a vacinação contra o vírus – o que já gera uma grande esperança e expectativa por dias melhores.
Sendo assim, com base neste cenário, o que esperar dos restaurantes após a pandemia? Quais as principais mudanças e adaptações que serão necessárias?
É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!
Portanto, se você quer saber tudo para preparar o seu estabelecimento da melhor maneira possível, é só continuar acompanhando o artigo.
Principais mudanças e adaptações para restaurantes a após a pandemia
Higiene/limpeza
Como estamos vendo nos últimos meses, um dos principais meios para tornar um ambiente mais seguro e com menos riscos de propagar o vírus, é manter tudo sempre bem limpo e higienizado.
Por isso, tanto agora quanto após a pandemia, é de suma importância que o seu restaurante cuide muito bem da limpeza e da higienização do local, dos utensílios, dos talheres, dos copos, dos balcões, dos móveis, dos recipientes, etc.
E para isso, utilizar álcool 70%, desinfetantes, luvas e quaisquer outros produtos e itens de higiene/limpeza é fundamental.
Portanto, certifique-se que tudo esteja seguindo esse padrão – até porque isso será um fator determinante na escolha de muitos consumidores.
O seu restaurante precisa passar segurança, credibilidade e, principalmente, confiança. Caso contrário, eles escolherão outro estabelecimento para se alimentar.
Máscaras
Outro item que nós já estamos familiarizados e que continuará sendo importante no pós-pandemia são as máscaras. Isso porque elas são eficientes e bastante importantes no combate ao vírus.
Então, mesmo que as coisas estejam melhores daqui algum tempo, tenha em mente que o uso da máscara em seu estabelecimento será necessário, e isso vale para todos, para quem fica na cozinha, para quem serve os pratos e assim por diante.
Não será do dia para a noite que poderemos ficar sem máscaras ao sair por aí.
Ambiente
Outro aspecto relevante no quesito mudanças em restaurantes após a pandemia, refere-se ao ambiente. Isso porque, o espaço e a disposição dos móveis não serão mais os mesmos em comparação com anos anteriores.
Agora, e futuramente também, será necessário um distanciamento maior entre as mesas, cadeiras e banquetas. Ou seja, haverá um redesenho do salão e aquela velha forma que nós estávamos acostumados, em que todos ficavam próximos em mesas paralelas, dificilmente será visto.
Além disso, fornecer um ambiente bem ventilado/arejado e disponibilizar um espaço ao ar livre, também são dois pontos importantes e que diversos consumidores levarão em conta ao escolher restaurantes.
A busca que antes era para ambientes mais aconchegantes, íntimos e acolhedores, dará lugar para a busca por espaços mais abertos, arejados e ao ar livre.
Treinamentos regulares
Uma coisa é fato: grande parte das pessoas (e das empresas também) não imaginava que um dia passaria por uma situação como essa causada pelo novo coronavírus.
E com isso é muito importante entender cada vez mais sobre o fluxo de caixa, afinal em meio a crise existente, precisamos saber como controlar gastos e uma ótima maneira é entender as entradas e saídas de nosso negócio.
Por isso, é importante ter em mente que você e os seus colaboradores precisam, daqui em diante, estar o máximo possível atualizados e antenados sobre as mudanças, novidades e tendências do setor!
Sendo assim, outra dica importante para aplicar em seu restaurante é fornecer treinamentos regulares para que todos fiquem mais cientes e preparados para trabalhar.
Por exemplo, você e seus colaboradores sabem sobre as diretrizes fornecidas pelas autoridades de saúde locais? Sabem sobre as medidas preventivas e principais ações que o restaurante deve fazer? E sobre as novas regras?
Saber tudo isso é importante para fornecer um serviço de qualidade e, claro, manter a saúde e integridade tanto dos profissionais quanto dos consumidores.
Quanto mais informação e conhecimento vocês tiverem, melhor será para vocês e para seus clientes – inclusive, isso gera respeito, admiração e credibilidade.
Preços e cardápio
A situação econômica do Brasil há anos não é das melhores, e agora por conta da pandemia, piorou ainda mais.
Por isso, outro ponto importante para você pensar em relação ao seu restaurante após a pandemia, refere-se aos preços que serão colocados nos pratos, bebidas e sobremesas.
Quanto será que o seu cliente estará disposto a pagar? Avalie os cenários e reflita sobre isso.
É bem provável que você tenha que fazer alguns ajustes nos preços e no cardápio (talvez reduzir o número de opções ou tentar coisas novas).
Aceleração digital e presença online
O mundo em que vivemos está cada vez mais digital e conectado, e devido à pandemia muitos estabelecimentos foram “forçados” a se aventurar em novas tecnologias.
E para o futuro (não muito distante, vale ressaltar), estas tecnologias serão cada vez mais importantes e necessárias.
Quer dois exemplos? Cardápio digital e pagamento por aproximação (NFC). Ambos já são uma realidade e nos próximos meses/anos devem estar presentes na maioria dos restaurantes.
Além disso, ainda nesse mundo digital, precisamos falar sobre a presença online, ou seja, sobre como é a imagem do seu restaurante na internet.
Isso porque, hoje as pessoas “dão um Google” para tudo e você precisa trabalhar muito bem a presença digital da sua empresa se quiser se destacar.
E isso envolve desde a criação de um site ou blog, até a presença em redes sociais como o Instagram e o Facebook.
Marcas modernas, atualizadas e que sabem o seu lugar no mercado, não dependem apenas do presencial, do mundo offline.
Delivery
Por fim, uma mudança (que na verdade já é uma grande realidade) é o uso do delivery. Esse modo de comprar veio para ficar.
Portanto, agora e daqui em diante, invista e trabalhe muito bem essa ferramenta de vendas.
Afinal, fazer pedidos por meio de um aplicativo ou até mesmo telefone, é muito mais prático, rápido e cômodo para os consumidores e, mesmo após a pandemia, ele continuará sendo um importante meio para gerar vendas em seu restaurante.