A queda de cabelo é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, afetando não só a aparência, mas também a autoestima. Muitas pessoas tentam vários tratamentos sem sucesso, desde remédios até procedimentos cirúrgicos caros e invasivos. No entanto, uma nova solução está ganhando destaque no mercado, o Rigenera.
Convidamos a Dra. Ana Carulina Moreno, dermatologista no Rio de Janeiro, para responder as principais dúvidas sobre essa tecnologia promissora.
O que é o Rigenera?
O Rigenera é uma tecnologia inovadora da skintec que vem ganhando popularidade no campo da dermatologia capilar nos últimos anos. Além disso, realiza um procedimento de forma minimamente invasiva e que promove a regeneração do cabelo, ajudando a recuperar a espessura e a densidade dos fios.
O procedimento utiliza o próprio tecido do paciente para estimular o crescimento do cabelo. É feito com uma tecnologia que primeiramente coleta uma pequena amostra de tecido da área doadora do couro cabeludo do paciente e em seguida, essa amostra é processada e as células-tronco e outras células regenerativas são separadas. Logo após, essas células são injetadas na área receptora do couro cabeludo, estimulando a regeneração e o crescimento do cabelo.
O procedimento é realizado em consultório, sob anestesia local. É um procedimento minimamente invasivo e dessa forma os pacientes podem retomar suas atividades normais imediatamente após a realização do procedimento.
Ademais, os resultados do Rigenera Capilar são bastante encorajadores e os pacientes relatam uma melhora significativa na espessura e densidade do cabelo, além de uma redução na queda de cabelo.
Quais as Indicações?
O Rigenera é um tratamento indicado para pessoas que sofrem com a alopecia androgenética, uma condição hereditária que pode resultar em queda de cabelo. Embora essa condição afete principalmente os homens, ela também pode ocorrer em mulheres (calvície feminina) , resultando em cabelos mais fracos, finos e ralos.
Além disso, as alterações hormonais, incluindo aquelas associadas à gravidez e à menopausa, também podem afetar a saúde do cabelo. Além de causar a queda de cabelo e falhas no couro cabeludo, a alopecia androgenética também pode afetar outras áreas do corpo, como a barba, o bigode, as sobrancelhas e os cílios.
O tratamento capilar é capaz de estabilizar a progressão da alopecia, reduzindo a queda de cabelo e outras alterações na estrutura do cabelo. Ao mesmo tempo, o tratamento ajuda a regenerar as estruturas capilares, conferindo vitalidade aos fios. Além disso pode ser uma alternativa para aqueles que não respondem a outros tratamentos convencionais, como medicamentos e transplante capilar.
Quais as Vantagens do Tratamento?
– Apenas uma aplicação a cada 6 meses
– Procedimento minimamente invasivo
– Procedimento realizado em 20 min
– Recuperação imediata pós procedimento
– Tratamento individualizado
Quais os Principais Benefícios?
- Estimula o crescimento capilar: O procedimento de microenxerto com Rigenera estimula o crescimento capilar, sobretudo em áreas onde há perda de cabelo, através do uso de células tronco e fatores de crescimento.
- Reduz a queda de cabelo: O tratamento ajuda a reduzir a queda de cabelo, fortalecendo as raízes e melhorando a saúde do couro cabeludo.
- Melhora a aparência do cabelo: Com o procedimento, é possível melhorar a aparência do cabelo, deixando-o mais forte, saudável e com uma aparência mais volumosa.
- Não invasivo: O procedimento não é invasivo, o que significa que não há necessidade de cirurgia ou cortes no couro cabeludo, e a recuperação é rápida.
- Pouco risco de efeitos colaterais: Como o procedimento é realizado com base em células do próprio paciente, o risco de efeitos colaterais é mínimo.
Qual a duração e a frequência do Tratamento?
Todo o procedimento pode ser realizado em consultório particular por um médico, que recebeu treinamento específico. De forma autóloga, homóloga e minimamente invasiva onde o paciente é doador e aceitador.
Todo o procedimento ocorre em um tempo de cerca de 20 minutos.
O tratamento é realizado a cada seis meses.
Como é realizado o tratamento?
Os microenxertos são obtidos a partir de pequenos fragmentos de tecido colhidos com um punch dérmico e, em seguida, desagregados mecanicamente com o dispositivo médico Rigeneracons. O tecido processado pode então ser usado como microenxertos.