Como uma alternativa para tentar facilitar a vida dos trabalhadores, dos micro e dos pequenos empreendedores que foram afetados pela crise financeira, os bancos estão permitindo o adiamento do pagamento das prestações de imóvel por 60 dias.
Durante esse período, a taxa de juros será mantida, não havendo cobrança de multa. Ou seja, o cliente que optar pelo adiamento das parcelas ficará dois meses sem pagá-las. Após isso, o pagamento das prestações volta ao normal, com as parcelas não pagas sendo adicionadas ao final do financiamento.
Antes de tudo, é importante ressaltar que esse pedido não precisa ser realizado nas agências dos bancos, como uma medida de segurança contra a aglomeração. A recomendação geral é que os clientes façam esse pedido por meio dos canais eletrônicos, como o Internet Banking, e da central de atendimento telefônica.
Dito isso, a seguir, veja o que você precisa fazer para pedir o adiamento das prestações de imóvel nas grandes instituições financeiras, como Caixa, Itaú, Santander e Bradesco.
Caixa
A Caixa informa que essa medida vale para contratos habitacionais tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. No entanto, caso o cliente esteja utilizando o FGTS para o pagamento das prestações, não poderá solicitar a pausa.
Após o cliente pedir o adiamento, o banco irá efetivar a solicitação em até 48 horas, com a data retroativa. Ou seja, o mutuário conseguirá pausar as prestações que vencem na mesma semana.
Essas condições são as mesmas para os clientes que possuem a modalidade de Home Equity, ou seja, Crédito Imóvel Próprio. Nessa situação, a única diferença é que será preciso já ter quitado 11 parcelas, no mínimo.
Para pessoa física, o serviço está disponível em caráter emergencial, especialmente para quem ficou desempregado ou teve uma diminuição de renda durante o período.
Esse recurso pode ser acessado por meio do aplicativo Habilitação Caixa, do WhatsApp com o número 0800-726 8068 ou do Telesserviço com o telefone 3004-1105, para as capitais, e 0800-726 0505, para as outras cidades. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.
Já para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas, é necessário entrar em contato diretamente com o gerente para formalizar o pedido.
Bradesco
Por meio de um comunicado, o Bradesco colocou-se à disposição para adiar, em até 60 dias, as dívidas de operações que estejam atualizadas. Para isso, o cliente precisa acessar o Internet Banking, preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo por e-mail. Feito isso, o valor adiado será dividido nas parcelas que restarem.
Itaú
No Itaú, a solicitação pode ser feita por meio das centrais de atendimento da instituição. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h, pelo telefone 4004-7051, para capitais e regiões metropolitanas, e pelo número 0300-789-7051, para as demais localidades.
Santander
Por sua vez, o Santander disponibilizou um portal para orientar as pessoas interessadas em pedir a prorrogação do vencimento das dívidas.
Para pessoa física, a solicitação pode ser feita por meio do telefone 4004-3535, para capitais e regiões metropolitanas, e pelo número 0800-702-3535, para as demais localidades.
No caso de pessoa jurídica, o cliente deve procurar o gerente para tratar a questão diretamente com ele.