Garantir um score alto é fundamental para ser aprovado nas análises de crédito das instituições financeiras para a liberação de empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito.
Caso sua pontuação não esteja das melhores, saiba que é possível adotar algumas medidas para melhorar seu score. Confira no texto abaixo dicas imperdíveis para obter um score alto!
O que é score alto?
O score é o termo utilizado para se referir ao sistema de pontuação dos órgãos de proteção ao crédito. Seu principal objetivo é indicar o grau de responsabilidade financeira de uma pessoa ou empresa.
De maneira geral, a pontuação vai de 0 a 1 mil, sendo que o valor é calculado com base em diversas informações, como o histórico de pagamento de dívidas, uso do cartão de crédito e hábitos de consumo. Altas pontuações são obtidas quando não existem dívidas atrasadas, o que é um forte indicativo de boa gestão dos recursos financeiros pessoais.
Ou seja, possuir uma score alto transmite confiança aos bancos caso a pessoa física ou jurídica solicite a aquisição de alguma linha de crédito. Vale ressaltar que cada órgão de proteção ao crédito disponibiliza as informações ligadas a tipos específicos de dívida e cada birô possui seu próprio programa de score.
Assim, recomenda-se sempre consultar as plataformas online dos seguintes birôs:
- Serasa
- SPC
- Quod
- Boa Vista.
Para que serve score alto?
De maneira geral, a utilidade do score está intrinsecamente associada à liberação de linhas de crédito pelas instituições financeiras. Ao avaliar o perfil do solicitante, os bancos definem se é ou não um bom negócio conceder um empréstimo ou cartão de crédito ao solicitante.
O score alto significa que a pessoa ou empresa possui bom histórico de crédito, paga suas dívidas e mantém um bom relacionamento com os bancos e fintechs. Portanto, ter um score alto garante melhores possibilidades de aprovar cartão de crédito, assim como liberar empréstimos e financiamentos com taxas de juros e condições de parcelamento mais acessíveis.
Como ter um score alto? 5 dicas
O score é considerado alto acima de 500. No entanto, caso você não tenha atingido esse valor mínimo, não se preocupe: é possível melhorar seu score com pequenas atividades diárias. Confira:
1. Antecipe o pagamento de suas faturas
Fazer o pagamento de suas faturas antes do prazo final gera impacto positivo para seu score. Afinal, trata-se de um indicativo de que você planejou suas finanças de maneira adequada.
No entanto, não vale antecipar o pagamento e ficar com o saldo negativo, viu? A contratação frequente do cheque especial reduz seu score, como explicaremos a seguir.
2. Evite o cheque especial
A modalidade de crédito do cheque especial foi desenvolvida para socorrer o correntista em momentos de imprevisto. Seu uso esporádico não afeta o score, porém a situação muda quando ficar com saldo negativo torna-se uma constante na vida financeira da pessoa.
Estar sempre no cheque especial basicamente diz às instituições de crédito que você não tem condições para arcar com suas dívidas cotidianas, então imagine a situação em relação a empréstimos e financiamentos.
3. Renegocie dívidas antigas
Está com dificuldade de quitar suas dívidas com o banco? Então, solicite a renegociação das taxas e parcelamentos, de modo a tornar mais acessível o pagamento. Assim, você evita a inadimplência e também melhora o seu score.
5. Efetue a contratação de seguros
A contratação de seguros de crédito, como o seguro fiança, é interpretada como um sinal de organização financeira, já que se trata de uma medida para minimizar riscos de inadimplência e potenciais perdas financeiras. Inclusive, o simples ato de solicitar cotações de seguro já garante um impacto positivo no seu score.
Lembre-se, no entanto, que nenhuma medida irá sozinha milagrosamente elevar seu score da noite para o dia. É preciso persistência e muita disciplina para progressivamente estabilizar sua situação financeira!