Aprenda sobre segmentação de mercado em uma campanha de comércio eletrônico. Foque seus produtos e alcance seus clientes específicos!
Assim como seus produtos devem estar direcionados a um certo público, as campanhas de comércio eletrônico que você implementa também devem passar por uma segmentação de mercado antes de serem lançadas, pois isso permitirá que você alcance o público desejado.
Além disso, ao atingir seu público-alvo, você também reduz custos, pois se concentra realmente em sua audiência. Acompanhe-nos para aprender mais sobre segmentação de mercado, as variáveis mais utilizadas e por que você deve usá-las em suas campanhas de comércio eletrônico.
O que é segmentação de mercado no marketing?
A segmentação de mercado é uma estratégia utilizada para agregar ou agrupar clientes em potencial ou existentes em subgrupos com base em características compartilhadas, como idade, localização geográfica, comportamentos de compra e muito mais. Graças à segmentação, as empresas podem se direcionar de forma mais específica aos seus segmentos, criando campanhas mais focadas e relevantes para suas necessidades. Além disso, ao implementar a segmentação, é possível obter uma compreensão mais profunda da audiência, o que ajuda a criar uma estratégia eficaz.
Variáveis de segmentação mais utilizadas
Existem diferentes tipos de categorias que os especialistas em marketing costumam usar para dividir suas audiências em segmentos. Entre as variáveis mais comuns ou utilizadas, podemos mencionar:
Segmentação Geográfica
Ideal para conhecer seu público-alvo. Com esse tipo de segmentação, você pode criar perfis de clientes e entender sua audiência. As variáveis dentro dessa segmentação incluem:
- Idade
- Sexo
- Religião
- Nível de renda
- Profissão
- Nível de educação
- Etnia
- Estado civil
Segmentação Demográfica
Se você deseja conhecer a localização da sua audiência, a segmentação demográfica é ideal, pois se concentra em informações sobre onde sua audiência está. Suas variáveis incluem:
- Localização (código postal, cidade, estado e país)
- Cultura
- Fuso horário
- Idioma
- Clima
- Densidade populacional
- Segmentação Psicográfica
Para entender os aspectos psicológicos que influenciam as compras dos seus clientes, você deve implementar a segmentação psicográfica. As variáveis que você pode considerar são:
- Atitudes
- Valores
- Nível social (status social)
- Estilo de vida
- Personalidade
- Interesses
- Opiniões
- Segmentação Comportamental
Como o nome sugere, essa variável de segmentação agrupa o público com base em seu comportamento. Isso ajuda a visualizar como os clientes interagem com sua marca. As variáveis dentro dessa segmentação incluem:
- Comportamento de compra
- Ocasião ou tempo
- Práticas de viagem/jornada do cliente
- Comportamento de uso
- Benefícios procurados
- Lealdade do cliente
- Satisfação do cliente
- Envolvimento do cliente
Por que usar segmentação de mercado em suas campanhas de comércio eletrônico?
Ao implementar as variáveis de segmentação de mercado, você pode criar subcategorias. Isso permite criar estratégias mais focadas e personalizadas, de acordo com as necessidades de suas audiências. Além disso, aqui estão alguns outros benefícios de usar variáveis de segmentação de mercado:
Utilização mais inteligente dos recursos, pois você não gasta com audiências que não estão interessadas ou não se identificam com seu produto.
Sua estratégia de marketing se torna mais sólida, adaptando diferentes tipos de estratégias. Isso tornará seu conteúdo mais relevante.
Aumenta a fidelidade à sua marca, pois você constrói uma comunidade e é provável que sua audiência recomende sua marca para conhecidos.
Aprenda mais sobre segmentação de mercado e como implementá-la em nosso site oficial!