Instalar um sistema de exaustão para laboratório é de total importância para manter o local de trabalho limpo de contaminantes. A seguir algumas informações mais técnicas que vão auxiliar você na escolha certa do equipamento.
Preciso de um sistema de exaustão para laboratório leve ou de alto desempenho?
Embora a utilidade do sistema de exaustão para laboratório seja garantir a segurança do operador, a demanda por capelas de exaustão projetadas para diminuir os custos operacionais e diminuir o impacto ambiental.
Coifas de alto desempenho, também conhecidas como coifas de ventilação verde, coifas de alta eficiência e coifas de baixo fluxo oferecem o melhor grau de proteção com o menor custo quando seguido todas as etapas.
Os exaustores de alto desempenho são feitos para serem seguros, mantendo a velocidade de desempenho mais baixa possível. Juntamente com a velocidade reduzida da face, capuzes de alta eficiência podem ser adicionados aos sistemas de automação predial de volume de ar variável para garantir mudanças mínimas no ar ambiente, pressão ambiente segura e níveis de temperatura e umidade.
Portanto, um exaustor padrão para serviços leves vem com um custo de aquisição menor do que um exaustor com recursos de alto desempenho, porém, não possui recursos no projeto que permitam menor volume de ventilação de ar. No geral, os exaustores leves trabalham em velocidades mais altas de fpm que se traduzem em um aumento na quantidade de ar consumido.
O meu trabalho necessita de um exaustor de bancada, um montado ou um dossel?
Os exaustores de uma bancada são fixados em uma superfície de trabalho ou gabinete para criar uma atmosfera de pressão negativa para conter os fumos.
Um exaustor montado no chão não vem com armários ou superfícies de trabalho que permitem ao usuário configurar itens volumosos dentro do exaustor que está no chão.
O extrator de dossel instalado nas paredes ou suspenso no teto não compreende uma estrutura de coifa ou barreira física entre a área da coifa e o laboratório.