O termo Social Selling tem ganhado cada vez mais popularidade. Diversas empresas, de todos os portes, já aplicam esse tipo de estratégia de vendas no dia a dia. Uma das razões é a maneira como ela consegue promover as relações com os clientes.
Em uma estratégia de venda tradicional, o vendedor precisa mostrar um posicionamento ativo. Com isso, esse profissional necessita realizar inúmeras ligações, enviar diversos e-mails e interromper o cliente em momentos indevidos.
Para a empresa, isso demanda recursos e tempo. Para o cliente, muitas vezes esse processo de vendas se torna uma dor de cabeça. Portanto, é neste cenário que o social selling ganha força.
Os benefícios do social selling
O social selling, em resumo, é a forma que as empresas encontraram de se conectar melhor com os seus clientes por meio das redes sociais.
São nesses ambientes virtuais que elas pretendem melhor entendê-los e construir relações baseadas na confiança.
Outro benefício do social selling é a segmentação. Por meio dessa estratégia nas redes sociais, a empresa tem condição de atrair os clientes em potencial com maiores chances de conversão.
Isso ocorre porque as empresas têm a oportunidade, nas redes sociais, de interagir com os clientes no momento certo.
Ainda mais quando, por exemplo, o foco dessa empresa é o trade marketing. Nesse segmento, quando uma companhia tenta realizar negócios com outro empreendimento, o uso do social selling é fundamental para iniciar novas conversas.
No Linkedin, os vendedores podem responder aos comentários dos tomadores de decisão, dar likes em suas respostas e aumentar a credibilidade de suas empresas.
Por isso, quanto mais uma empresa compartilha conteúdo nas redes sociais, maior o engajamento recebido pelo seu público-alvo. O que leva também eleva a qualidade e quantidade desses leads.
Nesse sentido, ter uma agenda de produção de conteúdo e um profissional específico para responder aos seguidores é fundamental para que toda ação de social selling funcione. Esse aumento nas interações leva a outro benefício muito relevante.
Como a empresa está sempre em contato com esses clientes por meio das redes sociais, o ciclo de compras deles se torna cada vez mais curto. Ou seja, o tempo necessário para que esses clientes realizem uma nova compra é reduzido.
Estratégias de social selling
É muito interessante perceber como cada vez mais empresas estão interessadas no social selling. Por isso, é fundamental que você comece a pensar nesse tipo de estratégia hoje mesmo.
Uma das melhores maneiras de começar é por meio de um ferramenta CRM. Com essa plataforma é possível reconhecer melhor cada cliente que interage com a empresa. Esses dados são fundamentais para que os setores de marketing e vendas possam montar suas ações.
Dessa forma, todo o conteúdo compartilhado nas redes sociais pode ser otimizado, com o objetivo de alavancar o engajamento.
Outra prática fundamental no social selling é a consistência. O cliente não pode ouvir falar de uma empresa hoje, e demorar semanas para ter alguma notícia sobre ela.
Portanto, é necessário:
- Acompanhar os novos leads;
- Retornar todos os contatos;
- Compartilhar conteúdo relevante;
- Estar disponível para o cliente nas redes sociais todos os dias.
Como os especialistas afirmam, o processo de vendas é baseado na construção de relacionamentos. É nessa premissa que está baseado o social selling.
Uma forma natural de sua empresa expandir os negócios, atrair novos clientes em potencial e realizar muitas vendas.
Conforme falamos no início, diversas empresas, de todos os portes, já aplicam esse tipo de estratégia de vendas no dia a dia, que tal usar na sua também.
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