Os Simpsons é exemplo de série que nasceu de outra, sendo sucesso até os dias de hoje
Muitas séries transcendem à sua época, como é o caso de “Friends”, que, embora tenha envelhecido com problemáticas, ainda é frequente na cultura pop. Outras ficaram até mesmo mais famosas que suas “séries mãe”. Atualmente, é possível usar um aplicativo VPN para assistir aos títulos originais que não estão mais disponíveis nas principais plataformas de streaming.
O termo spin-off se popularizou bastante nos últimos anos, mas não é algo novo na indústria do entretenimento. No cinema, temos as famosas franquias, que dão segmento às histórias de sucesso, principalmente no universo dos super-heróis, aprofundando a história de seus protagonistas.
No mundo das séries, diversas continuações (ou spin-offs) ficaram tão ou até mais famosas que suas séries de origem. Neste artigo, você confere algumas delas, com curiosidades e, claro, rumores de novas continuações que prometem eternizar muitas das histórias mais aclamadas na televisão, pelos fãs e pela crítica.
1. Better Call Saul
Sucesso unânime entre a crítica especializada e os fãs, e referenciada como uma das melhores séries de TV já feitas até hoje, “Breaking Bad” teve sua narrativa prolongada no spin-off ”Better Call Saul”, atualmente disponível na Netflix com 6 temporadas. O seriado aprofunda a vida do Jimmy McGill, no período anterior à sua profissão mostrada na série original.
2. The Simpsons
Pode ser um fato surpreendente para muitas pessoas, devido ao seu estrondoso sucesso até hoje, mas o seriado “Os Simpsons”, na verdade, nasceu como uma sequência de curtas, exibidos durante o “The Tracey Ullman Show”, no fim dos anos 80. O spin-off possui cerca de 750 episódios, e está fortemente inserido na cultura pop.
3. Fear the Walking Dead
Lançada mundialmente em 2015, a extensão da série “The Walking Dead” explora os dias que antecedem a infecção zumbi, mostrando o ponto de vista de uma família americana. Ainda em exibição, o spin-off conta com 8 temporadas, e faz sucesso entre os fãs de temáticas apocalípticas, mostrando os dilemas de muitos personagens presentes na série original.
4. A Casa do Dragão
Sem dúvida, a franquia “Game of Thrones” é um dos maiores sucessos da TV e das plataformas de streaming dos últimos tempos. O spin-off “A Casa do Dragão” foi muito aguardado pelos fãs, que se dividiram entre elogiar e criticar o encerramento da série de origem. Os diretores defendem a necessidade de várias temporadas para abarcar toda a complexidade da história presente nos livros.
5. Animais Fantásticos
Encerrada em 2011, a saga dos filmes Harry Potter, baseada nos livros da escritora J. K. Rowling, sem dúvida deixou os fãs de anos ávidos por mais do mundo mágico do jovem bruxo. Com o spin-off “Animais Fantásticos”, dividido em uma trilogia de filmes, os fãs puderam mais uma vez acompanhar criaturas para lá de estranhas, em situações de conflito e muita magia.
Lançados entre 2016 e 2022, os spin-offs da franquia ainda aguardam dois títulos, com previsão de lançamento entre 2023 e 2025. Porém, a situação de crise da indústria audiovisual norte-americana, paralisando diversas produções e estúdios, tende a afetar essas datas, exigindo paciência dos fãs.
6. Law & Order: SVU
Queridinha dos entusiastas de séries criminais, com muita investigação e situações dramáticas, a série “Law & Order” deu origem a alguns spin-offs, como “Law & Order: SVU”. Nessa extensão, a narrativa gira em torno das equipes que trabalham em casos especiais, envolvendo crimes sexuais e com alto nível de violência.
A recente popularidade dos enredos baseados em true crime fez com que muitas pessoas revisitassem séries já aclamadas, como nesse caso. O diferencial está em combinar casos criminais, muitas vezes chocantes e de ritmo intenso, com situações dramáticas da vida rotineira dos personagens.