A tecnologia está cada vez mais presente em todos os aspectos da nossa vida, tanto no dia a dia quanto nos atendimentos em saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tecnologia em saúde consiste na aplicação de conhecimentos e diversas habilidades, que podem ser aplicadas em forma de aplicativos, medicamentos, procedimentos e até mesmo sistemas aplicados à saúde.

Nesse sentido, vamos falar sobre a aplicação das tecnologias e as tendências para o ano de 2022.

Tecnologias aplicadas à saúde 

Atualmente, a tecnologia está sendo cada vez mais difundida na saúde em busca do aprimoramento dos tratamentos e dos processos de diagnóstico. 

Sendo assim, é possível notar que essas inovações estão cada vez mais presentes nos equipamentos médicos, técnicas e métodos de diagnósticos, dentre outros detalhes. 

Nesse sentido, trouxemos aqui algumas aplicações da tecnologia na saúde e como elas funcionam na prática. 

Tecnologias de prevenção 

Um dos mais conhecidos acontece por meio das tecnologias de prevenção, as quais utilizam a coleta e técnicas de armazenamento de dados, incluindo o mapeamento genético, para identificar doenças, e assim preveni-las. 

Sendo assim, a proposta das tecnologias de prevenção é compreender e coletar informações sobre os genes, avaliando riscos e a probabilidade do desenvolvimento de doenças, possibilitando um tratamento muito mais assertivo. 

Dessa forma, podemos citar como exemplos áreas como a nutrigenômica e a farmacogenômica, que unem segmentos tradicionais ao estudo da predisposição genética, avaliando o desempenho e o comportamento do paciente. 

Telemedicina 

Outra aplicação da tecnologia em saúde é a telemedicina, que consiste na possibilidade de trazer uma maior inovação para os atendimentos em planos de saúde. 

Sendo assim, a telemedicina pode estar presente em diversos aspectos, como por exemplo, o atendimento via WhatsApp, aplicativos para marcar consultas, gerenciar exames e diagnósticos, gestão de documentos como a sua carteirinha virtual, dentre outros. 

Assim, podemos dizer que veio para tornar a vida do paciente muito mais fácil e menos burocrática, possibilitando que todas as situações sejam resolvidas facilmente. 

Antes, era necessário se deslocar até o local para fazer uma consulta médica e hoje pode-se fazer tudo de forma online, desde que esteja dentro da cobertura do seu plano de saúde e haja disponibilidade do profissional na rede credenciada, então é importante tirar essa dúvida antes de marcar sua consulta.

Dessa forma, podemos dizer que a proposta da telemedicina é trazer uma maior autonomia para o paciente, fazendo com que ele consiga gerenciar e compreender melhor como o seu plano de saúde funciona. 

Ainda sobre a telemedicina, existe a Resolução nº 1643/2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM), o qual dispõe sobre a prestação dos serviços médicos e sobre a disponibilidade, uso, distribuição e tratamento dos dados dos pacientes dentro da telemedicina. 

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Outra possibilidade que a tecnologia trouxe para a saúde são os prontuários eletrônicos online (PEP), que têm como principal função a otimização das consultas, já que o paciente fornece informações sobre a sua saúde de maneira online e sem burocracia. 

Assim, é possível acompanhar as condições de saúde do paciente, avaliando o seu histórico e a sua evolução de saúde, principalmente em situações de tratamentos mais longos. 

Medicina de precisão 

Também podemos citar como exemplo de aplicação da tecnologia na saúde a medicina de precisão, que está diretamente relacionado com o mapeamento das condições de saúde do paciente. 

Assim, podemos utilizar como exemplo da medicina de precisão o desenvolvimento de medicamentos, seus compostos e terapias que sejam efetivas para o tratamento de doenças, como é o caso de alguns tratamentos para o câncer e outras doenças muito específicas. 

Dessa forma, o medicamento é desenvolvido com base na composição genética do paciente, de uma maneira completamente personalizada e direcionada para a necessidade do paciente.

Gestão de dados 

Por último, mas não menos importante, podemos citar como exemplos da tecnologia aplicada à saúde a gestão de dados, que se ocupa de oferecer uma gestão muito mais concisa e segura dos dados dos pacientes e dos seus prestadores. 

Além disso, também faz parte da gestão de dados por meio da tecnologia a preocupação com a qualidade da assistência e o acompanhamento dos pacientes de uma maneira muito mais humanizada, menos burocrática, mais ágil e acessível, gerando assim o valor em saúde. 

Lógico que essas são apenas algumas formas em que a tecnologia impacta a área da saúde, mas esperamos que com o avanço digital surjam cada vez mais novidades.

Por Jeniffer Elaina

Link de referência

Share.