Conhecer os diferentes tipos de abraçadeiras disponíveis no mercado é imprescindível para que você possa comprá-las conforme a necessidade para seu negócio ou mesmo para uso doméstico.
Esse tipo de item, apesar do tamanho reduzido, possui uma importância enorme, visto que ajuda a amarrar ou a prender vários tipos de objetos, de equipamentos e até mesmo tubulações.
Através do seu uso, portanto, é possível ter maior firmeza e mais segurança no dia a dia, mas para isso, há que se comprar a abraçadeira correta para cada finalidade.
Afinal, de acordo com o tipo de abraçadeira, ela pode não ter um funcionamento adequado para a finalidade desejada, gerando assim problemas ao invés de ser uma solução.
Pensando em tudo isso, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar quais são os tipos de abraçadeira que você encontra no mercado e entender onde usar cada um deles.
Com esse conhecimento, vai ficar bem mais fácil escolher o melhor tipo para ter resultados positivos com a utilização do produto.
Quer saber tudo sobre este tema? Então não deixe de acompanhar o conteúdo até o fim!
Entenda sobre tipos de abraçadeira e a função de cada um deles
Como mencionado no início do texto, as abraçadeiras tratam-se de itens de tamanho reduzido, mas que em compensação possuem uma enorme importância, por isso mesmo a sua escolha e uso devem ser feitos com cuidado.
A função principal deste tipo de produto é fixar um determinado objeto, que pode ser de várias categorias, em locais específicos.
É o caso do chão, da parede ou ainda de um outro objeto, ajudando assim a unir esses dois objetos para que eles possam funcionar com uma eficiência bem maior em sua operação.
Além da sua função principal, é importante ressaltar como é possível fazer uso das abraçadeiras como uma espécie de “quebra-galho”.
Isso quer dizer que em diversas situações, você pode usar uma abraçadeira para segurar uma estrutura que esteja caindo ou mesmo prender um objeto de maneira provisória enquanto encontra outra solução.
Hoje, no mercado, há como encontrar vários tipos de abraçadeira e isso é algo importante porque você consegue comprar um item que realmente esteja de acordo com o uso que precisa dar a ele.
Entre os tipos de abraçadeiras, não há dúvidas de que aqueles feitos de metal estão entre os principais, como os de aço inox e os de aço carbono.
Fora essa opção, você ainda encontra no mercado as de plástico ou nylon, que também são muito populares, inclusive, são os tipos principais de abraçadeiras vendidas pela Ferrari.
Visto um pouco mais sobre o que são abraçadeiras, vamos entender agora quais os tipos e onde usar cada um deles, para tornar a sua escolha mais confiável e correta.
Abraçadeiras do tipo aço carbono
A primeira abraçadeira que veremos aqui é a de metal feita com aço carbono, e este tipo, quando de alta qualidade, é sempre galvanizada.
Isso acontece para que ela passe por um processo duplo de zincagem, garantindo assim uma resistência bem maior contra o processo de oxidação.
Além disso, a galvanização ainda garante que esta abraçadeira terá uma tolerância bem maior contra detergentes, solventes, água sanitária, fluidos abrilhantadores e mesmo alvejantes, evitando sua deterioração rápida.
Um outro ponto é que as abraçadeiras do tipo aço carbono possuem, em geral, um acabamento que é diferenciado e bastante exclusivo.
O uso desse tipo de abraçadeira costuma ser para prender ou para fixar vários equipamentos, das mesmas diferentes categorias, como os seguintes:
- Os circuitos usados para o arrefecimento veicular
- As máquinas de lavar louças e roupas
- As aplicações em instrumentação
- Entre outros mais
As abraçadeiras feitas de nylon
Um outro tipo de abraçadeira que é muito importante no mercado é o de nylon, uma opção que tem uma grande versatilidade, o que faz com que ela seja bastante procurada para as mais variadas finalidades.
Além do mais, esta abraçadeira ainda conta com uma grande resistência, então há como reforçar a segurança do objeto que ela está prendendo.
O uso das abraçadeiras de nylon costuma ser mais indicado para locais externos ou áreas abertas, visto que elas possuem uma alta resistência contra as intempéries (chuvas e o calor do sol e a incidência dos raios solares).
Geralmente, você encontra essas abraçadeiras feitas de nylon sob o nome de enforca-gato, por isso conhecer essa outra nomenclatura é também muito importante.
A utilização delas costuma ser ideal para as seguintes finalidades e objetos:
- Para a amarração das partes elétricas, ajudando na organização dos fios e ferramentas.
- Como um lacre, para ajudar a trazer maior segurança ao se fechar um objeto, como é o caso das malas
- Nos jardins, para fixar os galhos de planta e ajudar no crescimento de mudas com o caule reto, por exemplo
Abraçadeira do tipo Aço Inox
As abraçadeiras feitas com aço inox são um outro tipo daquelas de metal e costumam ser ideal para muitos locais devido ao fato de que é extremamente higiênica.
Além do mais, ela ainda possui uma resistência mecânica bem alta contra as tensões, de modo que ela traz uma garantia de que os materiais não irão se romper.
As abraçadeiras feitas de aço inox também são indicadas para os locais com áreas abertas, pois elas não sofrem quando expostas aos raios UV, à umidade ou ainda à corrosão ácida.
A utilização desta abraçadeira exige que você a aperte usando uma chave estrela ou uma chave de fenda, de modo que poderá adequá-la conforme a necessidade da espessura e ainda garante que será possível prender de modo mais firme.
Em geral, a utilização da abraçadeira de aço inox é indicada para se prender mangueiras, como os seguintes tipos:
- Mangueiras de compressores
- Mangueiras de botijão de gás
- Mangueiras de jardim
Abraçadeiras tipo tucho
Estas abraçadeiras são do tipo pressão e elas ajudam a tornar a fixação muito mais perfeita, de modo que oferecem uma segurança bem maior para qualquer operação.
O tucho, ao contrário de outras abraçadeiras de pressão, exige que haja um índice de aperto alto, para garantir que ela irá realmente fixar o objeto, sendo ideal para as montadoras e as instalações da indústria de modo geral.
Abraçadeiras do tipo d ou tipo u
Para finalizar, vamos mostrar a diferença destes dois tipos de abraçadeiras: tipo u e tipo d.
As abraçadeiras do tipo d tratam-se daquelas que necessitam somente de um único parafuso para que prendam ou fixe algo.
Por outro lado, as abraçadeiras do tipo u são aquelas que precisam de dois parafusos em sua fixação, então assim você pode escolher a que seja a melhor opção conforme o seu uso.
O fato é que estas duas abraçadeiras são extremamente eficientes para quando você deseja fixar alguma coisa na parede e quer ter a certeza de que o objeto irá ficar bem preso, sem riscos de se soltar.
Conclusão
Como visto aqui, as abraçadeiras podem ser dos mais variados tipos e conhecer os principais ajudará a escolher a melhor opção conforme a necessidade em sua indústria ou mesmo no uso doméstico.
Neste conteúdo, explicamos o que são essas abraçadeiras e trouxemos alguns dos principais tipos encontrados no mercado, bem como onde usar cada um deles.
O que achou do texto sobre quais os tipos de abraçadeiras e onde usá-los?