Existem vários tipos de calçados masculinos e, com certeza, você deve conhecê-los para ter um guarda-roupa com todas as opções disponíveis para os homens. E, o que muitos não imaginam, é que esta lista pode ser tão grande quanto seria para o público feminino, o que mostra a variedade de opções.
Cada calçado tem a sua razão de existir, com a ocasião específica e um ambiente no qual se encaixa de maneira perfeita. Experimentar e testar é a melhor forma de saber qual escolher no futuro e selecionar os calçados que mais fazem sentido para o seu look. Saiba mais sobre os principais tipos e se destaque na multidão!
Quais são os principais tipos de calçados masculinos?
Há vários tipos de calçados masculinos, desde aqueles mais conhecidos como os tênis, botas ou os chinelos de dedo até os mais desconhecidos como sapato loafer, birken ou monk strap. E, para saber qual escolher, é necessário conhecer e entender como e porque o sapato existe, com o que combina e para quem ele é indicado.
Os homens também devem conhecer quais os sapatos que melhor acompanham seus looks para começar a criar seu estilo próprio. Nesta seção, você encontra calçados masculinos estilosos e exclusivos para incluir no seu guarda-roupa e transformar seus looks!
Para aproveitá-los e saber como combinar, acompanhe nosso guia sobre os tipos de calçados masculinos:
Tênis
Tênis é uma categoria de calçado muito popular e bastante utilizada, para trabalho, passeios e para ambientes casuais e até mesmo algumas ocasiões formais. Certamente não é o mais indicado nas ocasiões formais, mas existem tênis tão sofisticados que ficam bem com um dress code mais rigoroso.
No geral, essas são opções incríveis para a prática de esportes, atividade física e ficam bem com um look para passeio, encontros e até trajes profissionais. Geralmente, dentre todos os tipos de sapatos fechados, o tênis é a opção que oferece mais conforto e qualidade para os pés.
Bota
Botas também são calçados considerados profissionais, muito utilizados por indústrias, empresas e, até mesmo, para o trabalho no campo e com demanda rural. Mas, ficam excelentes por puro estilo, trazem um visual mais pesado, agressivo, bem masculino e sem perder a elegância e postura.
É possível utilizar botas para passeios e para sair, em especial aquelas com uma temática country ou até mesmo sertaneja. Ambas estéticas fazem parte de nossa cultura e são consideravelmente populares no Brasil, então as botas são excelentes opções de tipos de calçados masculinos.
Sapato Oxford
De origem escocesa, o sapato oxford é semelhante a um sapato clássico com perfurações para o cadarço. Ele conta com uma pequena plataforma que é muito característica do modelo, e no geral é encontrado em cores escuras como o marrom escuro ou mesmo o preto.
Este sapato é recomendado para passeios e compõe tanto um look formal quanto informal. Costuma ficar abaixo dos tornozelos, o que rende um aspecto mais delicado e fica ótimo com calças mais curtas que o coloca em evidência.
Sapato Mocassim
Os sapatos mocassim são um dos tipos de calçados masculinos mais tradicionais e conhecidos no mundo.
Pode ser utilizado em ambientes bem casuais, há quem os utilize até mesmo dentro de casa, em especial, suas versões de pano. Mas, também fica ótimo para ambientes formais e sociais. É fácil colocar o mocassim, e ele fica ótimo e confortável.
Sapato Derby
O sapato Derby é um calçado extremamente inteligente, e fica ótimo para homens que têm pés largos, conhecidos popularmente como pé chato, e que precisam de conforto. Muitos dos sapatos sociais não oferecem o conforto necessário, mas o Derby é capaz de proporcionar exatamente aquilo que o homem precisa.
Uma de suas principais características é ser um tanto mais largo que os outros tipos de calçados masculinos, além de ter furinhos em uma aba feita especialmente para seu cadarço. Esta opção não é pensada apenas para o estilo, sendo fundamental para garantir o conforto encontrado no calçado.
Sapato Loafer
De todos os tipos de calçados masculinos aqui apresentados, o Loafer é um dos mais novos. Criado na década de 30 do século passado, o sapato Loafer foi feito para ser uma resposta padrão para a demanda de trabalho nos Estados Unidos.
Na verdade, há muito dele que lembra um sapato mocassim, pois não usa nenhum tipo de cadarço. Um dos detalhes mais relevantes sobre este sapato é que existe uma tira em cima de sua língua superior que, originalmente serviam para levar moedas para ligações telefônicas.
Sapato Monk Strap
Monk em inglês significa monge, e é daí que remete a origem deste calçado, o monk strap. Diz-se que era utilizado, ou pelo menos um tipo semelhante rudimentar, pelos monges franceses do século 15. De algum modo, o sapato saiu dos mosteiros e passou a ser popular entre os leigos.
Este é um sapato que sem dúvidas merece a sua popularidade, é resistente, bonito e pode compor looks sociais e até mesmo formais com bastante facilidade. Não utiliza cadarços, antes uma tira passada entre sua aba superior. É encontrado geralmente em marrom claro ou escuro.
Sandália birken masculina
A sandália birken masculina é um tipo de calçado muito conhecido em um país como o Brasil, onde faz bastante calor na maior parte do ano. É uma sandália que permite que boa parte do pé fique exposto, o que refresca, oferece muito menos calor e, ainda, pode ser encontrada em vários modelos.
Há sandálias escuras, claras, pretas e até mesmo brancas! Ficam ótimas para andar na praia, fazer um passeio, compras e até mesmo compor looks para encontros em um dia ou noite quente. É um sapato que realmente faz sentido estar em sua sapateira e será de muita utilidade.
Sandália papete masculina
A sandália papete é bastante parecida com a sandália Birken, o suficiente para ser confundida com ela frequentemente. Mas se tratam de dois tipos distintos de calçados masculinos, já que a papete tem uma correia que vai atrás do pé, envolvendo o calcanhar como uma sandália espartana.
Ela oferece mais sustentação, e fica muito bem mesmo quando mais grandinha do que o próprio pé, algo difícil para a birken. É comum que papetes sejam um pouco mais trabalhadas e indicadas para caminhadas mais extensas ou até mesmo para ambientes irregulares.
Chinelo de Tiras
E não podemos falar de tipos de calçados masculinos sem citar um dos principais e preferidos de muitos: o chinelo de tiras. Este é um calçado 100% casual, ótimo para ficar em casa e para passeios que não exigem nenhum tipo de formalidade.
Pode ser utilizado para uma caminhada na beira da praia, uma ida ao shopping e até mesmo para realizar suas atividades diárias em dias quentes, como ir ao banco. É um calçado incrível e muito brasileiro, um sucesso em todo o país.
Chinelo Slide
E por fim temos o chinelo slide, que é muito parecido com o chinelo de tira, mas com uma área acima do pé um pouco maior. Seu uso não envolve grandes dramas, assim como a opção anterior ele é informal, casual e feito para pequenos passeios, praticamente utilizado nos mesmos contextos.
Esses são os principais tipos de calçados para o público masculino! Todos eles são sapatos incríveis que ficam bem em qualquer homem, e podem ser combinados em praticamente qualquer situação. Vale a pena apostar neles para compor seu look e seu dia a dia. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!