O mercado de ativos digitais tem se popularizado muito nos últimos anos, mas, ao contrário do que se imagina, ele não se resume apenas às criptomoedas. O mercado tem apresentado aos investidores grandes oportunidades, como a renda fixa digital, por exemplo.
Os produtos de renda fixa são amplamente conhecidos por sua segurança e previsibilidade e, ao invés de prometerem ganhos muito altos, se concentram em rendimentos menores, porém garantidos.
No mercado digital, é possível investir em renda fixa através da compra de tokens, que são emitidos em blockchain e lastreados em ativos reais, geralmente encontrados no mercado tradicional.
Como funcionam os tokens de renda fixa?
Os tokens de renda fixa abrangem os mais diversos tipos de títulos de dívida, como cotas de consórcio contempladas, fluxos de pagamentos e recebíveis, contratos de energia, precatórios, entre outros.
Uma das grandes vantagens da tokenização desses títulos está na eliminação de intermediários, o que reduz significativamente os custos de emissão, propiciando taxas mais atrativas para o comprador.
Um bom exemplo da tokenização de títulos no mercado de renda fixa está nos tokens de recebíveis. Um recebível diz respeito a um título que garante o direito ao recebimento de um determinado valor por uma empresa.
Imagine que uma empresa possua um recebível de 100 mil reais, com vencimento em 45 dias, mas deseja antecipar o valor. Ela pode então negociar o recebível com um fundo de investimento a uma taxa de 10%, por exemplo. Assim, receberia 90 mil, e o fundo passaria a ser o detentor do recebível em seu valor integral.
No mercado tradicional, essa prática pode acarretar uma série de desvantagens para a empresa, como, por exemplo, limitar seu acesso a créditos. Já ao criar um token para esse recebível, a blockchain propicia a desintermediação e reduz drasticamente essas barreiras, uma vez que a própria empresa pode transformar seu direito em um ativo digital, podendo até dividi-lo em partes para disponibilizar no mercado para quem quiser investir. Para o investidor, isso se configura em uma ótima oportunidade para fazer um aporte de baixo risco e no valor que lhe for mais conveniente.
Retorno acima da média do mercado tradicional
Como se sabe, o criptomercado é conhecido por sua desburocratização e descentralização, o que geralmente resulta em melhores performances dos ativos, uma vez que os custos operacionais são baixos.
Nesse cenário, o resultado da renda fixa digital durante o ano de 2023 merece lugar de destaque. O investimento teve um resultado médio de 17% no ano, superando os produtos do mercado tradicional, como o CDI, que obteve um resultado de 13,05%, por exemplo.