Atualmente no Brasil mais de 70% das pessoas conversam com empresas através do whatsapp, esse aplicativo está ativo em 99% dos celulares no Brasil, entretanto através desses dados vemos o quão é relevante o chatbot do whatsapp para as empresas.
O sistema de atendimento chatbot nada mais é do que um programa que atua como robô automatizado no whatsapp business, ou seja é como se fosse um assistente virtual no whatsapp e é uma excelente estratégia para quem deseja automatizar o atendimento, enviar documentos e reduzir custos.
Por isso, cada vez mais empresas vêem a necessidade de utilizar o chatbot whatsapp como uma plataforma de atendimento, cujo os serviços estão sendo utilizados como ferramenta de vendas e para estabelecer uma conexão com os clientes.
5 Vantagens em ter um sistema de atendimento chatbot whatsapp
Cada vez mais usuários estão em busca de automatizar os seus atendimentos e uma das principais razões de ter conquistado tantas pessoas é pela praticidade e por possuir uma interface automática e simples.
Além de ser uma excelente estratégia para aumentar a conexão com os seus consumidores, o chatbot whatsapp possui diversas outras vantagens, como:
- Diminuição dos custos;
- Automatização de mensagens;
- Maior satisfação dos clientes;
- Eficiência operacional;
- Compartilhamento seguros dos dados.
Diminuição dos custos
Essa com certeza é uma das principais vantagens de utilizar o chatbot, o software é capaz de atender paralelamente vários clientes ao mesmo tempo.
Além disso, esse sistema de atendimento é automatizado pelo whatsapp, isso significa que não precisa instalar um ID de rede, ou intranet.
Vários atendimentos podem ser realizados com qualidade, por um menor custo e com uma estrutura bem menor, no entanto tem- se uma redução de gasto não apenas pessoal, mas também o retrabalho, outro ponto positivo é que com essa plataforma de atendimento no whatsapp, você tem uma vantagem positiva em relação aos seus concorrentes resultando assim em resultados positivos para sua empresa.
Automatização de mensagens
Com a automatização de mensagens do chatbot whatsapp você consegue agendar o envio de mensagens para datas futuras, além disso você pode criar um banco de mensagens rápidas para os seus clientes e toda a sua equipe pode atender em apenas um único número de whatsapp de forma simultânea.
Maior satisfação do cliente
A comunicação com o cliente funciona de forma rápida e eficaz, ou seja, satisfação total do seu cliente, não responder o seu cliente de forma rápida e possuir uma comunicação ruim pode levar ao consumidor desistir de fazer negócios com a sua empresa.
Sendo assim o chatbot para atendimento via whatsapp se destaca por ser rápido, eficiente e acessível, e isso pode auxiliar na fidelização dos seus clientes com a sua empresa.
Eficiência Operacional
A Inteligência artificial vem se tornado cada vez mais presente nos atendimentos e em muitas empresas e com o whatsapp não seria diferente, com o chatbot whatsapp é possível otimizar a eficiência operacional através da comunicação de forma rápida, assertiva e autônoma, desse modo a sua equipe pode se concentrar em outras ações e estratégias para gerar bons resultados para sua empresa.
Compartilhamento seguro dos dados
O chatbot whatsapp é totalmente seguro para coleta, compartilhamento e armazenamento de dados.
Portanto os dados dos usuários estão completamente protegidos, pois os chatbots utilizam as informações fornecidas de maneira estratégica, e totalmente segura e transparente para os usuários.
Por que é importante utilizar um sistema de atendimento chatbot para whatsapp?
Além de você ter maior reconhecimento e maior presença digital, a sua marca terá mais fortalecimento e mais autoridade, de acordo com algumas pesquisas 99% das pessoas possuem whatsapps, ou seja é um dos aplicativos mais usados no mundo e isso quer dizer que quanto mais pessoas utilizarem esse sistema de atendimento, mais chances a sua empresa terá de ser reconhecida.
Entretanto, além de ser utilizado para troca de mensagens pessoais entre familiares e amigos, essa plataforma de atendimento via whatsapp é um excelente recurso comercial e extremamente vantajoso para inúmeras empresas.
Por isso, estar presente onde as pessoas mais passam tempo é uma grande estratégia e saber usá-la te deixará muito à frente dos seus concorrentes, irá posicionar sua marca como inovadora ,relevante e totalmente assertiva para sua empresa.
Como utilizar o chatbot whatsapp?
Quando você estabelece uma solução de sistema de atendimento via whatsapp, a princípio você deve começar com uma lista de serviços e produtos, logo após é necessário determinar as áreas de atuação do assistente virtual, defina se será para vendas, tirar dúvidas ou colher informações.
Feito isso monte uma base de informações dos seus clientes para te auxiliar no atendimento do chatbot e inclua: as principais dúvidas dos seus clientes, as ações que o assistente virtual deve reproduzir no atendimento e lembre-se que as necessidades dos seus clientes são prioridades e devem ser levadas a sério durante todo o processo de elaboração e planejamento do seu atendente virtual
Como fazer um sistema de atendimento via whatsapp
Agora que você já entendeu o porque que a sua empresa precisa de um chatbot para automatizar o atendimento com o cliente, preste muita atenção nesse mini tutorial para criar um sistema de atendimento via whatsapp.
Primeiro passo você deve procurar um provedor de soluções oficiais, ou seja antes de tudo você precisa conseguir uma autorização do whatsapp para acessar sua api, porém você também pode pedir autorização diretamente pelo site do whatsapp.
Segundo passo elabore estratégias de atuação, um dos principais fatores avaliados pelo whatsapp para liberar a autorização para o uso do API é saber o que a sua empresa irá fazer com essa plataforma, isso significa que é importante considerar os serviços oferecidos pela sua empresa para os clientes.
Vale ressaltar que para o whatsapp é essencial garantir uma experiência única e excelente para o usuários desse sistema, por isso existem dois casos para o uso do API, que é o atendimento e o envio de notificação.
Portanto você deve criar estratégias de comunicação eficazes e que faça com que o seu cliente crie interesse nessa conversa.
Terceiro passo produza conteúdos direcionados para a plataforma, é necessário saber quais são as dores do seu cliente, ou seja problemas, após isso todas as suas estratégias serão voltados para os seu clientes e nas funções disponibilizadas pelo whatsapp, porém é essencial que os diálogos estabelecidos sejam o mais natural possível, lembre-se a conversa precisa ser espontânea e que não pareça uma comunicação formalizada.
Quarto passo é o opt-in, que é a autorização dada pelos usuários para que a empresa entre em contato com eles, sua empresa deve ser clara e objetiva sobre a mensagem que deseja passar, ex: aceita receber mensagens sobre tal banco.?
Através de email e sites da empresa e no final do atendimento você consegue esse opt-in se por acaso o cliente vier a te procurar.
Afinal, qual objetivo do chatbot Whatsapp?
O chatbot serve para facilitar e auxiliar no atendimento ao cliente, além disso esse sistema também serve para campanhas de marketing, vender produtos e serviços e para a comunicação interna da empresa.
Por isso, um dos seus principais objetivos é apoiar, avaliar a conexão, a interação e a comunicação da empresa com os clientes.
O que um chatbot para atendimento via whatsapp precisa ter?
É essencial que o chatbot whatsapp possua um atendimento personalizado, ou seja precisa ter personalidade, apesar de ser uma inteligência artificial o chatbot precisa ter um atendimento humanizado que transpareça a identidade da empresa de forma segura e confiável, seja na formulação das frases da conversa ou na sua marca.
Como devo interagir com o chatbot no whatsapp?
Para interagir com o chatbot no whatsapp basta adicioná-los aos contatos, logo após inicie conversa com apenas um oi e responda todas as solicitações que forem enviadas por ele.
Na maioria das vezes os chatbots interagem com perguntas específicas cujas as respostas já estão estabelecidas
É Fácil gerenciar os atendimentos através do chatbot whatsapp?
Sim, pois além de ser automatizado, é possível acompanhar dados relevantes como o tempo médio de espera, solicitações em aberto e encerradas, tempo de atendimento e uma média de quantas mensagens foram trocadas.
Sendo assim com o chatbot esse gerenciamento se torna algo simples, afinal com essa plataforma de atendimento você consegue direcionar para o atendente adequado, sem precisar trocar de número, além disso você também pode programar as suas mensagens, agendar o envio, programar alertas e até lembretes para os seus clientes.
Sem contar que o atendimento funciona de forma ilimitada por se tratar de uma inteligência artificial, o chabot não para e ainda possui resposta instantâneas, seu cliente não fica esperando o atendimento automático funciona em qualquer horário.