O quão bem você conhece seu cliente? Essa é uma pergunta para a qual muitas empresas respondem que sabem com exatidão quem são seus consumidores.
Entretanto, a verdade está um pouco distante disso. Para além de definições de nicho e público alvo, conhecer o seu público de verdade exige dedicação e muita pesquisa.
Para te ajudar a saber quem são seus clientes e fazer isso de uma maneira simples e fácil, vamos te ajudar a desenvolver a sua própria Persona. Sendo ela uma representante do seu consumidor, será uma ferramenta mais do que bem vinda para desenvolver sua empresa e tomar as melhores decisões!
Sem mais delongas, vamos aprender como fazer uma persona!
O que é persona?
Como mencionamos anteriormente, uma persona pode ser entendida como a representação dos consumidores de uma marca. Criada a partir de dados reais, ela pode até mesmo ser comparada a um cliente ideal, sempre a disposição para ajudar a empresa.
A grande maravilha que podemos atribuir ao desenvolvimento e aplicação de uma persona a um negócio é que ela o ajuda a poupar tempo e ganhar objetividade nos momentos de escolha.
Para que uma empresa possa se decidir sobre um novo produto, ou pela escolha de uma estratégia de marketing, o ideal é que ela pesquise e consulte seus clientes para entender o que melhor se adequa a eles. Isso faz com que os resultados sejam mais produtivos e que a conversão aumente bastante.
Entretanto, o que pode ser um grande empecilho é ter que repetir esse processo toda vez que uma decisão deve ser tomada. E é nesse ponto que a persona entra como a solução de nossos problemas.
Por ser munida de inúmeras informações que nos ajudam a entender os consumidores e o mercado, a persona vai nos poupar de fazer pesquisas extensas, funcionando como a fonte ideal para tirarmos dúvidas e fazermos nossas escolhas enquanto marcas.
Vale ressaltar que dificilmente uma empresa terá apenas uma pessoa. É claro que a quantidade varia de acordo com o tamanho e abrangência da marca, mas para chegarmos a um consenso, podemos dizer que uma boa média é ter entre 2 e 4 clientes ideais.
Agora que já sabemos as informações básicas é hora de aprendermos como fazer uma persona perfeita do zero!
Como posso fazer minha própria persona?
Muito se fala por aí que fazer uma persona é um processo complicado. Isso não é verdade, mas devemos admitir que leva bastante tempo e dedicação.
Isso pelo motivo de que a criação de uma persona demanda um extenso trabalho de pesquisa, que quanto melhor feito, melhor ficará o seu cliente ideal.
Buscando fugir disso, as empresas recorrem a softwares do mercado como o Jornio, que fornece templates e até mesmo uma criação automática de personas para sua empresa.
Mas se você deseja fazer tudo do modo tradicional e começar sua persona do zero, vamos te mostrar como!
Conhecendo meu público
Conhecer o público pode implicar em muitas coisas, mas aqui estamos falando especificamente de dados.
É essencial que você colete o máximo de dados possíveis em relação aos seus clientes, pois é a partir desses que a persona será desenvolvida!
Para chegar até as informações que tanto buscamos, podemos usar diferentes métodos. Seguindo por uma linha mais tradicional, fazer entrevistas e pesquisas com seus clientes é uma boa maneira de encontrar as características necessárias para criar a persona.
Entretanto, nesse momento estamos pensando em praticidade, por isso sugerimos o uso de um modelo mais atualizado de criação que se apoia em dados online para criar o cliente ideal. Plataformas como Facebook Insides, Google Analytics e Google Trends são ideais para isso.
Colete e analise os dados procurando por características comuns. É assim que sua persona vai começar a surgir.
Criando o cliente ideal
Com as informações coletadas, é hra de dar forma a persona.
A quantidade de templates espalhados pela internet é gigantesca, e cada um mostra um modelo diferente de persona. Entretanto, para te ajudar, selecionamos as informações essenciais que deve preencher.
- Nome
- Idade
- Gênero
- Status civil
- Storytelling
- Dores
- Necessidades
- Objeções a sua empresa
- Argumentos válidos para convencer esse cliente
- Canais de comunicação que mais usa
- Marcas que admira
É claro que se precisar de mais informações para personalizar sua persona de acordo com as necessidades da sua empresa esse é um lugar totalmente propício. Pense que quanto mais dados melhor!
Revisando minha persona
Por fim, lembre-se de sempre revisar sua persona!
Esse é um erro que muitas empresas cometem. Depois de desenvolverem seu cliente ideal, elas esquecem de atualizar a persona com novos dados que a façam continuar parecida com o mercado.
Pense que essa personagem fictícia representa e funciona como um cliente comum, que evolui e muda com o passar do tempo. Logo, para ser confiável, a persona deve acompanhar esse desenvolvimento.
Sugerimos que revisite sua persona ao menos uma vez ao ano para manter ela em sua melhor versão.
Conclusão
Desenvolver uma persona é uma tarefa básica, mas que poucas empresas fazem. Isso quer dizer que ao criar seu cliente ideal você sairá na frente da concorrência, e conseguirá atingir melhor o público.
E agora que já sabe como, arregaçar as mangas e começar a desenvolver sua persona!
Apenas não se esqueça de nos contar o que achou deste conteúdo. Vamos adorar saber!