Mais do que criar processos seletivos, as empresas precisam ir além para atrair profissionais no mercado. Mais do que oferecer salários, benefícios e diferenciais, é preciso ter o famoso “match cultural” e ter um EVP faz toda diferença nesse processo.
O que é EVP?
O EVP trata-se do Employee Value Proposition, ou Proposta de Valor para o Empregado. Essa estratégia é muito mais do que a composição de benefícios para o colaborador, como salário, plano de carreira e benefícios, mas inclui também fatores sobre cultura, ambiente empresarial, reputação da empresa, entre outros.
Mais do que divulgar a marca empregadora, ter uma proposta de valor faz com que os profissionais entendam ainda mais quais são os diferenciais de uma organização e porque ela é um lugar especial para fazer parte.
Sendo assim, o EVP é um conjunto de questões, como:
- Quais são os valores da empresa e como eles de fato são aplicados?
- Existe um código de ética que a organização é pautada para posicionamentos e ações públicas e privadas?
- Quais as posições em relação ao meio ambiente, sustentabilidade e preservação de recursos?
- Como o negócio lida com diversidade e causas sociais?
- O plano de carreira é justo, transparente e claro para todos os colaboradores?
- Quais os cargos e salários existentes?
- Quais benefícios são oferecidos para os colaboradores?
- Como são as oportunidades de desenvolvimento, plano de carreira, práticas de avaliação e feedback?
- Como funciona o ambiente de trabalho, clima organizacional, autonomia e equilíbrio entre vida pessoal e carreira?
- Qual é a cultura da organização, o propósito, os planos, metas, objetivos, valores e visão.
Ou seja, o Employee Value Proposition é a proposta de valor que o negócio oferece para o funcionário e é importante que exista coerência entre o que a empresa diz que faz e o que ela de fato realiza.
Quanto mais claro for seu EPV para o mercado, mais atraente sua empresa se torna, ganhando a chance de se destacar e atrair os melhores profissionais. Vale lembrar que o EPV é mutável e deve se atualizar de acordo com crescimento e amadurecimento da organização.
Quais os benefícios do EPV?
Para que você entenda ainda melhor sobre o Employee Value Proposition, é importante olhar para ele de forma prática e buscar suas vantagens dentro do negócio. Confira alguns de seus benefícios para as corporações!
Atrai e retém talentos
Com a proposta clara de negócio, a empresa passa a atrair pessoas que desejam fazer parte do negócio por se sentirem identificadas. Com isso, seus processos tendem a se tornar mais rápidos e assertivos, afinal, há um filtro entre os profissionais que chegam até seu negócio.
Mais do que isso, com profissionais que enxergam vantagens em estar dentro da empresa, eles se sentem motivados e parte do negócio, reduzindo suas chances de procurarem outras empresas, aumentando a retenção de talentos e redução de turnover.
Aumenta motivação e produtividade
Como citamos, pessoas engajadas e motivadas são cruciais para o negócio, afinal, elas têm maior vontade de participar dos processos, prezam por qualidade e buscam inovação dentro de seus setores.
Ao trabalhar com serviço e profissionais de ponta, a organização passa a produzir mais resultados para o mercado, estimula o ambiente criativo e com autonomia e ganha em produtividade nos setores.
Constrói marca empregadora
Ao ter proposta de valor sólida para o mercado e colaboradores, as empresas ganham maior reputação no mercado e se fortalecem como marca empregadora. Dessa forma, clientes, investidores e profissionais enxergam a empresa como um local interessante e, mais do que novos colaboradores, o negócio ganha em marketing espontâneo, divulgadores e fãs.
A construção do EVP está diretamente ligada às estratégias e cultura da organização e é importante que ela seja construída coletivamente. Entenda o que de fato sua empresa oferece, entenda seus fatores motivacionais e diferenciais.
Essas informações não devem apenas ser visões dos gestores ou suposições e é importante buscar essas respostas com funcionários e ex-funcionários, candidatos que rejeitaram ofertas de empresa, pesquisa em sites de avaliação de empregador, entre outras.
Ter um EVP definido é muito importante, mas lembre-se que, muito mais do que delimitar sua proposta de valor, é preciso vivenciá-la na prática!
Você já sabia o que era o EVP? Como sua empresa olha para essa estratégia? Aproveite nossas dicas e revise seus procedimentos!