O UX Design é essencial para a experiência do cliente e ele faz toda a diferença nos negócios
Para cada um dos setores, diversas são as competências profissionais exigidas e conhecer sobre elas é essencial para se dar bem no ambiente e ramo de trabalho escolhido.
Com a necessidade de cuidar cada vez mais do cliente e de se preocupar com aqueles que são os grandes triunfos das empresas, o UX Design – a User Experience Design, ou Experiência do Cliente – tem sido ainda mais valorizada e esse é um ramo que não para de crescer.
Você sabe o que é esse profissional, suas tarefas, habilidades e demandas? Saiba mais sobre ele agora mesmo!
O que faz o UX Designer?
O UX Design vem do inglês User Experience Design e pode ser traduzida como o Design da Experiência do Usuário. Esse é aquele profissional que busca, desenvolve e executa ações com foco no usuário e na otimização da experiência e satisfação do cliente dentro das plataformas e dos canais de relacionamento com uma empresa.
Para que esse trabalho seja executado com maior assertividade possível é necessário estudar o mercado, entender dores e desejos dos clientes, coletar feedbacks e testar constantemente para que a experiência seja cada vez mais evoluída.
Esse profissional leva inúmeros benefícios aos negócios, como:
- Melhoria contínua na experiência dos usuários em uma empresa, sejam eles clientes ou possíveis consumidores;
- Dá maior eficiência e funcionalidade dos produtos e serviços;
- Aumenta a qualidade dos produtos e serviços, gerando satisfação e possível fidelização dos clientes;
- Eliminação de gastos e retrabalhos;
- Fortalecimento e crescimento da marca por meio de fidelização e indicação de consumidores.
Princípios do UX Designer
Para entender ainda mais sobre o UX Designer faz sentido entender sobre suas rotinas e princípios e podemos dizer que existem alguns passos dessa função, que são:
Definição do objetivo do projeto
O Designer UX é responsável pela experiência e pela parte visual do site ou aplicativo, e isso não será possível sem entender os objetivos estratégicos do negócio que existem por trás.
Nessa fase é importante entender sobre as necessidades dos projetos, objetivos estratégicos, indicadores e resultados que se pretende chegar.
Testes do design
Uma vez definidos os objetivos do projeto, é preciso testar o design atual, seja de produtos, sites ou aplicativos. Os testes são melhores amigos do Designer UX e é preciso entender o que está funcionando ou não e o que precisa melhorar.
Definição e entendimento do usuário
Para que os testes sejam eficientes e se encontre melhorias é preciso ter bem definido e entendido sobre o usuário, afinal, é nessa experiência específica que o Designer vai atuar.
Sendo assim, é preciso conhecer o usuário e as personas do negócio para que os objetivos sejam realmente direcionados para esses.
Benchmarking
Os benchmarks são muito importantes na vida do UX Designer, isso porque são nas pesquisas que se entende sobre a prática de outros negócios, sejam concorrentes ou não.
Aqui não é sobre copiar de outras empresas, mas sim entender o que é feito no mercado para buscar referências já testadas para que a empresa possa criar seus próprios projetos, faz sentido?
Prototipagem
Após entender o usuário, fazer pesquisas e buscar referências de mercado é importante fazer versões simplificadas do seu produto ou serviço, ou seja, trata-se da realização de testes reais para entender como o produto se comporta e qual a sua usabilidade para pessoas que não o conhecem tecnicamente.
Não existe UX sem prototipagem e essa é parte crucial do processo antes de fato colocar tudo no ar.
Mensuração
Após o lançamento de fato, é preciso medir e acompanhar a todo instante para entender o que foi bom ou não. Nesse momento é preciso olhar para a primeira fase de definição de objetivos e entender o que foi alcançado ou não.
Além da análise de dentro do próprio negócio, é preciso ouvir o usuário. Então, nesta etapa, o UX Designer colherá feedbacks sobre o produto, para entender melhor se os objetivos foram alcançados.
Um bom profissional de UX Designer deve ser capaz de transitar por todas essas etapas e, mais do que isso, é preciso ser capaz de olhar não apenas para empresa, mas se colocar também no lugar do usuário, buscando tecnologias e inovações para o negócio.
Você já sabia o que faz o UX Designer? Esse trabalho é essencial para cada uso de produto, serviço ou experiências e faz toda a diferença para o consumidor!