Close Menu

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    WebcitizenWebcitizen
    Contato
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Negócios
    • Dicas
    • Apostas
    • Loterias
    • Finanças
    • Direitos
    • Casa
    WebcitizenWebcitizen
    Portal Webcitizen » Transportes » Você sabe o que faz um UX Design?
    Transportes

    Você sabe o que faz um UX Design?

    Redação Webcitizen20 de novembro de 2021
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nos siga no Google News
    Google News
    O UX Design é essencial para a experiência do cliente e ele faz toda a diferença nos negócios

    Para cada um dos setores, diversas são as competências profissionais exigidas e conhecer sobre elas é essencial para se dar bem no ambiente e ramo de trabalho escolhido.

    Com a necessidade de cuidar cada vez mais do cliente e de se preocupar com aqueles que são os grandes triunfos das empresas, o UX Design – a User Experience Design, ou Experiência do Cliente – tem sido ainda mais valorizada e esse é um ramo que não para de crescer.

    Você sabe o que é esse profissional, suas tarefas, habilidades e demandas? Saiba mais sobre ele agora mesmo!

    O que faz o UX Designer?

    O UX Design vem do inglês User Experience Design e pode ser traduzida como o Design da Experiência do Usuário. Esse é aquele profissional que busca, desenvolve e executa ações com foco no usuário e na otimização da experiência e satisfação do cliente dentro das plataformas e dos canais de relacionamento com uma empresa.

    Para que esse trabalho seja executado com maior assertividade possível é necessário estudar o mercado, entender dores e desejos dos clientes, coletar feedbacks e testar constantemente para que a experiência seja cada vez mais evoluída.

    Esse profissional leva inúmeros benefícios aos negócios, como:

    • Melhoria contínua na experiência dos usuários em uma empresa, sejam eles clientes ou possíveis consumidores;
    • Dá maior eficiência e funcionalidade dos produtos e serviços;
    • Aumenta a qualidade dos produtos e serviços, gerando satisfação e possível fidelização dos clientes;
    • Eliminação de gastos e retrabalhos;
    • Fortalecimento e crescimento da marca por meio de fidelização e indicação de consumidores.

    Princípios do UX Designer

    Para entender ainda mais sobre o UX Designer faz sentido entender sobre suas rotinas e princípios e podemos dizer que existem alguns passos dessa função, que são:

    Definição do objetivo do projeto

    O Designer UX é responsável pela experiência e pela parte visual do site ou aplicativo, e isso não será possível sem entender os objetivos estratégicos do negócio que existem por trás.

    Nessa fase é importante entender sobre as necessidades dos projetos, objetivos estratégicos, indicadores e resultados que se pretende chegar.

    Testes do design

    Uma vez definidos os objetivos do projeto, é preciso testar o design atual, seja de produtos, sites ou aplicativos. Os testes são melhores amigos do Designer UX e é preciso entender o que está funcionando ou não e o que precisa melhorar.

    Definição e entendimento do usuário

    Para que os testes sejam eficientes e se encontre melhorias é preciso ter bem definido e entendido sobre o usuário, afinal, é nessa experiência específica que o Designer vai atuar.

    Sendo assim, é preciso conhecer o usuário e as personas do negócio para que os objetivos sejam realmente direcionados para esses.

    Benchmarking

    Os benchmarks são muito importantes na vida do UX Designer, isso porque são nas pesquisas que se entende sobre a prática de outros negócios, sejam concorrentes ou não.

    Aqui não é sobre copiar de outras empresas, mas sim entender o que é feito no mercado para buscar referências já testadas para que a empresa possa criar seus próprios projetos, faz sentido?

    Prototipagem

    Após entender o usuário, fazer pesquisas e buscar referências de mercado é importante fazer versões simplificadas do seu produto ou serviço, ou seja, trata-se da realização de testes reais para entender como o produto se comporta e qual a sua usabilidade para pessoas que não o conhecem tecnicamente.

    Não existe UX sem prototipagem e essa é parte crucial do processo antes de fato colocar tudo no ar.

    Mensuração

    Após o lançamento de fato, é preciso medir e acompanhar a todo instante para entender o que foi bom ou não. Nesse momento é preciso olhar para a primeira fase de definição de objetivos e entender o que foi alcançado ou não.

    Além da análise de dentro do próprio negócio, é preciso ouvir o usuário. Então, nesta etapa, o UX Designer colherá feedbacks sobre o produto, para entender melhor se os objetivos foram alcançados.

    Um bom profissional de UX Designer deve ser capaz de transitar por todas essas etapas e, mais do que isso, é preciso ser capaz de olhar não apenas para empresa, mas se colocar também no lugar do usuário, buscando tecnologias e inovações para o negócio.

    Você já sabia o que faz o UX Designer? Esse trabalho é essencial para cada uso de produto, serviço ou experiências e faz toda a diferença para o consumidor!  

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleSaiba como mandar bem em testes na hora de uma entrevista!
    Next Article Conheça os Princípios Fundamentais de SEO

    Related Posts

    Transportadora tem direito ao crédito de ICMS sobre aquisições de insumos

    13 de novembro de 2024

    Aviões Pequenos com Motor de Pouca Potência: A Liberdade dos Céus ao Alcance de Todos

    25 de setembro de 2024

    7 Estratégias Infalíveis para Ficar Calmo na Prova de Habilitação

    2 de setembro de 2024

    Webcitizen Google News

    Ads by Evte Marketing Ltda
    i
    ×

    Melhor ferramenta de escrita por IA

    Clique para copiar o cupom de 15% de desconto: MARCOJEAN

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contatos
    • Mapa do Site
    • Política de Privacidade
    • Sobre o Portal Webcitizen
    • Termos de uso do Portal Webcitizen
    © 2025 - Portal Webcitizen - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
    Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: webcitizen@​ev​te.​net
    En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.