Manter a higiene dos eletrodomésticos da sua cozinha garante o funcionamento perfeito. Ademais, ela torna a utilização dos equipamentos mais seguros, bem como impede a proliferação de insetos neste cômodo.
Por isso, ter um fogão bem cuidado não só garante a eficiência na hora de preparar as refeições, mas também contribui para a segurança do ambiente doméstico. Com a correria do dia a dia, é comum que a limpeza dele seja deixada de lado, acumulando sujeira e gordura que podem dificultar o seu uso e até mesmo danificá-lo.
Como limpar o fogão?
Limpar um fogão não tem muito mistério. No entanto, devemos estar atentos com a utilização de certos materiais, como a esponja de aço, pois ela pode arranhar o seu equipamento. Além disso, manter o asseio do aparelho evita o acúmulo de gorduras e o entupimento dos acendedores. Portanto, para a limpeza leve, você irá precisar de:
- sabão neutro;
- pano de microfibra;
- esponja macia.
Comece retirando as grades e os acendedores, depois passe o sabão neutro, com movimentos leves esfregue a esponja para não deteriorar seu utensílio doméstico. Remova o sabão com um pano de microfibra. Não esqueça também de tirar a sujeira das grades e dos acendedores.
Como remover a sujeira de gordura?
Remover toda a gordura pode parecer uma tarefa árdua, mas com os métodos certos, é possível deixar o seu eletrodoméstico brilhando novamente. Com algumas práticas eficazes e materiais necessários, todo o resíduo gorduroso acumulado pode ser retirado de uma vez por todas, devolvendo-lhe a aparência de novo. São eles:
- detergente neutro;
- bicarbonato de sódio;
- vinagre branco;
- esponja não abrasiva;
- pano de microfibra;
- escova de dentes velha;
- protetores de queimadores;
- luvas de borracha.
Com um passo a passo bem simples, comece certificando-se de que o equipamento está desligado e completamente frio. Se for removível, retire as grades, os queimadores e os botões de controle, levando para uma solução de água morna com detergente neutro por 15-20 minutos para soltar a gordura. Após o molho, esfregue-os com uma esponja não abrasiva ou uma escova de dentes velha para remover a sujeira incrustada.
Para a superfície do aparelho, polvilhe bicarbonato de sódio generosamente sobre as áreas mais sujas e engorduradas. Depois, basta pulverizar vinagre branco sobre o bicarbonato de sódio. A mistura começará a borbulhar, ajudando a soltar a placa engordurada. Deixe a mistura agir por cerca de 10-15 minutos.
Com uma esponja não abrasiva, esfregue suavemente toda a superfície para soltar a gordura. Se necessário, nas áreas de mais difícil acesso, como ao redor dos queimadores e botões, use a escova de dentes velha.
Para manchas de gordura mais difíceis, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplique diretamente sobre a sujeira. Deixe agir por 15-20 minutos antes de esfregar novamente. Após remover a solução, utilize um pano de microfibra úmido, assim evitará arranhões. Por fim, enxágue bem as grades e os queimadores, secando-os completamente antes de recolocá-los no eletrodoméstico.
Qual é a frequência ideal para a higienização do seu fogão?
Não há uma frequência ideal para higienização do eletrodoméstico, mas podemos dividi-la entre limpeza leve e pesada, capazes de garantir o bom funcionamento e a qualidade das refeições. Entre elas, encontram-se:
Limpeza diária
A limpeza diária é uma mais leve, que ajuda a não acumular gordura e muita sujeira. Após o uso, espere o fogão esfriar e limpe a superfície com um pano úmido e detergente neutro. Lave os queimadores com água morna e detergente. Ainda, para desobstruir os orifícios, pode-se usar um alfinete.
Limpeza semanal
Essa já se caracteriza como uma limpeza pesada, pois é o momento de retirar todas as impurezas da semana. Para isso, retire as grades e deixe de molho em água morna com detergente por 15-20 minutos. Esfregue com uma esponja ou escova e enxágue bem. Se seu aparelho possui forno, é importante fazer a higienização dentro dele também, assim retirando as grades internas. Então, limpe-as com água e sabão.
Além disso, se alguma peça estiver danificada, substitua-a imediatamente para evitar problemas maiores. Lembre-se de utilizar produtos específicos para o seu aparelho eletrodoméstico.
Benefícios da limpeza e do cuidado adequado
Apesar de parecer estressante, preservar uma rotina de cuidado e organização com seus aparelhos domésticos aumenta a vida útil deles. Portanto, entre os benefícios perceptíveis proporcionados pela limpeza, estão:
- redução do risco de incêndios e vazamentos de gás;
- melhoria da eficiência energética e da performance;
- durabilidade da vida útil do eletrodoméstico;
- higiene da cozinha, pois evita a proliferação de bactérias e insetos.
Dessa forma, você garantirá que seu fogão esteja sempre limpo e funcionando perfeitamente, proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente na sua cozinha.