Confira detalhes de cada uma das modalidades que podem te ajudar a escolher a melhor opção para as suas necessidades
As bicicletas fazem sucesso no mundo inteiro, já que pedalar é uma atividade física completa que traz benefícios para o corpo todo. Aqueles que querem começar a utilizar a bicicleta podem se questionar sobre qual tipo é melhor, seja a comum ou a ergométrica. Ambas possuem suas próprias vantagens e se adaptam a diferentes perfis. Confira qual dos dois tipos é ideal para você.
Pedalar é uma atividade física muito prazerosa e possui inúmeros adeptos de todas as idades. Seja para perder peso, fortalecer os músculos, para exercer uma vida mais saudável ou apenas como uma atividade de lazer, entenda aqui qual tipo pode ser mais frutífero para sua rotina.
A bicicleta ergométrica é aquela encontrada nas academias. Ela simula o movimento de uma bike normal e é ideal para pessoas que possuem uma rotina mais corrida e não possuem tanto tempo livre para se dedicar ao ciclismo outdoor, seja nos percursos urbanos ou nos rurais.
A bicicleta ergométrica pode ser colocada em qualquer cômodo de casa, o que ajuda a incluí-la no dia a dia para quem tem pouco tempo disponível para a prática. Aqueles que precisam de um incentivo maior para continuar a atividade, podem procurar por aulas de ciclismo indoor em academias especializadas, que é uma atividade em grupo, intensa e dinâmica, com professores motivadores e bastante músicas animadas.
Essa modalidade é muito mais segura, pois o movimento é feito em um local privado, sem grandes impactos. Além de conferir privacidade àqueles que praticam, a falta de interferências externas garante a conservação do aparelho (com menor necessidade de manutenção) e as lesões no corpo também são evitadas, com menos quedas, acidentes no trânsito e efeitos por conta dos fatores climáticos, como sol intenso, chuva e ventos fortes, por exemplo.
Já a bicicleta convencional é aquela que vemos as pessoas utilizando nas áreas externas. O seu grande diferencial é a mobilidade, isto é, ela é um meio de transporte utilizado para se locomover entre lugares. Por conta dessa característica, ela possui uma maior versatilidade de uso e é mais indicada para pessoas aventureiras, que não têm medo de se arriscar.
O pedal com a bicicleta comum pode ser feito nas cidades, como um meio de transporte para o trabalho ou para ir às aulas na faculdade, por exemplo, e escapar do trânsito. Substituir os carros e as motos no dia a dia auxilia a obter uma vida mais ativa e saudável, contribuindo também com o meio ambiente, ao evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Outra vantagem é evitar os transportes públicos lotados e desconfortáveis, que são muito mais demorados e estressantes.
Como prática de exercício físico, o pedal pode ser um ótimo passatempo e uma atividade de lazer. É possível montar grupos com amigos e familiares para praticar a atividade em conjunto, conversando, fazendo percursos diferentes para conhecer a cidade, enfrentar trilhas na natureza, conhecer novas paisagens e até mesmo respirar um ar mais puro.
Para essa modalidade, é preciso ter um equipamento adequado, como as bicicletas aro 29, que são ideais para trilhas mais abertas, cicloturismo e passeios de estrada, pois são mais confortáveis para trajetos longos e com obstáculos, proporcionando um melhor rendimento à pedalada. É importante investir também em roupas adequadas e em acessórios como luvas, um bom capacete, garrafas de água e sinalizadores para a bike.