Se você deseja aprender como fazer Yoga sozinho em casa pois não tem tempo de ficar frequentando o estúdio, não se desanime. Com a evolução tecnológica é possível praticar essa técnica milenar sozinho.
Por meio de qualquer aparelho conectado à internet como celular, TV, tablet ou computador é possível manter a mente e o corpo em equilíbrio no conforto da sua casa. Deseja entender o que é preciso para praticar Yoga sozinho? Então leia com bastante atenção o post a seguir!
Quais são as vantagens de praticar yoga?
O Yoga amplia a capacidade de concentração e além disso também proporciona o fortalecimento muscular. Veja também outras vantagens:
- Auxilia no processo de emagrecimento;
- Promove o alívio de dores articulares e musculares;
- Promove a inteligência emocional e o autocontrole;
- Promove o alinhamento postural e reduz as dores nas costas;
- Reduz a ansiedade e as tendências depressivas;
- Melhoria na qualidade do sono;
- Promove a consciência corporal.
Como fazer Yoga sozinho?
Chegou o momento de praticar Yoga. Embora seja uma atividade de baixo impacto, é necessário tomar diversas precauções antes de fazer as posturas.
Afinal de contas, as chances de se machucar com condições inapropriadas é gigante. Logo, para ter conforto e segurança, siga as seguintes sugestões:
1. Prepare um ambiente amplo e espaçoso
Para praticar yoga sozinho não é preciso ter uma sala específica. No entanto, o ambiente onde as asanas (posturas) serão feitas deve ser espaçoso, amplo e confortável.
O espaço deve ser grande o suficiente para que o MAT possa ser totalmente esticado. Ademais, o indicado é que não tenha móveis próximos, para evitar acidentes em uma possível queda.
Se possível, posicione algumas almofadas em volta do tapete de yoga. Isso irá proporcionar segurança, sobretudo nos primeiros dias de exercícios.
2. Escolha um momento em que esteja sozinho
Praticar Yoga requer, acima de tudo, bastante foco e concentração. Logo, é quase impossível fazer os exercícios de forma correta com barulhos de fora e movimentos constantes.
Desta maneira, a melhor alternativa é praticar em um momento em que esteja sozinho no espaço.
Com isso, não corre o risco de ser interrompido com chamadas ou pessoas entrando no ambiente. Outra sugestão valiosíssima é deixar o dispositivo móvel em outro espaço e no modo silencioso.
Diferente disso, é possível perder a concentração com qualquer notificação de mensagem, que de forma automática gerará ansiedade em ser lida.
Quanto mais você ficar focado nos movimentos, mais rápido conseguirá desfrutar dos benefícios do yoga em seu cotidiano.
3. Inicie com posturas mais fáceis
Se você der início às práticas de yoga tentando posturas avançadas, é bem provável que não conseguirá realizá-las e desta forma ficará desmotivado.
Logo, a melhor alternativa é buscar aulas para iniciantes, de modo a aprender aos poucos os princípios do yoga, suas posturas, métodos de respiração e concentração.
Desta maneira, terá um avanço gradual e seguro, fundamental para aproveitar completamente os benefícios que o yoga proporciona.
4. Use roupas confortáveis
No início, é preciso também deixar de lado o conceito de roupas bem largas para praticar yoga.
Essa orientação é realizada pois mesmo que elas sejam confortáveis, podem acabar atrapalhando, se enrolando nas suas mãos e pés.
Sendo assim, escolha por peças mais justas e fabricadas com tecidos flexíveis, com as quais você consiga se alongar o máximo que conseguir.
5. Utilize um fundo musical para praticar yoga
Se manter concentrado em uma só posição diversas vezes é o maior desafio do yoga, principalmente para as pessoas que sofrem com ansiedade.
Ao menor sinal de tédio a mente dá início a pensamentos indevidos, tirando da postura desejada. Se você faz parte dessas pessoas, uma boa sugestão é usar um fundo musical. É preciso que ele seja leve, tranquilo e combine com o exercício.
Desta forma, você se concentra nele e sente cada um dos instrumentos e notas. Pouco a pouco, sua mente irá se manter em um lugar estável, sendo o ideal para o desenvolvimento do controle físico e mental.
Uma sugestão é buscar por playlists prontas para praticar o yoga. Nessas playlists conta-se com a experiência de quem já pratica e entende quais canções fazem sentido.
Desta forma, seus momentos de asanas se tornarão ainda mais tranquilos, produtivos e relaxantes.