Você certamente já se perguntou sobre como é trabalhar como motorista da Uber! Entretanto, você sabe como funciona esse trabalho e quais os benefícios e desvantagens de ter essa experiência?
O trabalho de motoristas autônomos é uma saída para quem está desempregado e precisa de ajuda para manter o Cadastro Positivo! Através desse trabalho, muitas famílias tiram seus sustento ou conseguem aumentar suas rendas.
O que fazer para ser Uber?
Antes de se cadastrar no aplicativo da Uber e exercer a função, o possível novo motorista precisa verificar ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce Atividade Remunerada – EAR”.
Caso não conste em sua CNH, você precisa contactar o Detran ou Poupatempo da sua cidade para verificar como adicionar essa observação na sua carteira. Após isso, faça os exames solicitados e pague as taxas referentes a essa mudança.
Como fazer o cadastro na Uber?
Após verificar se sua CNH está com a informação de atividade remunerada, você precisa seguir os seguintes passos para o cadastramento na empresa de aplicativos.
- Acessar a página de cadastro uber.com/dirija e abrir uma conta de parceiro
- Após incluir a observação EAR na CNH, seguir o processo para enviar o documento
- Aguardar a verificação de segurança, que inclui uma checagem de apontamentos criminais
- Enviar uma foto do documento do veículo que será utilizado durante as viagens com a Uber
- Com o cadastro concluído e o motorista ativo na plataforma, será necessário fazer o download do app Uber Driver, disponível para Android e iOS, para começar a realizar viagens
3 formas de pagamento da Uber?
1 – Repasse semanal
O extrato das corridas do motorista é fechado toda segunda-feira. O saldo é enviado para a conta bancária cadastrada no app no mesmo dia do fechamento do extrato. Entretanto, o processamento pode levar três dias úteis de acordo com o banco cadastrado.
2 – Repasse antecipado
Caso o motorista necessite é possível solicitar a transferência dos ganhos a qualquer momento, e o valor cairá na conta bancária cadastrada em até três dias úteis.
3 – Uber Conta
Com a Uber Conta é possível receber os ganhos logo após cada viagem, direto na Uber Conta, mesmo durante finais de semana e feriados.
Esse benefício só está disponível para parceiros que tenham concluído, pelo menos, cem viagens na plataforma e tenham conta ativa de no mínimo 28 dias.
4 vantagens de ser Uber
1- Lucro totalmente seu
O trabalho como motorista de aplicativo, como Uber, favorece para que o lucro seja totalmente seu, não importa o quanto você fature ou trabalhe.
Apesar de ter que mensurar os custos com manutenção do carro, combustíveis e taxas do aplicativo, quanto mais você trabalha, mais você lucra.
2 – Flexibilidade de horários
A plataforma fica disponível a todo instante e você tem a liberdade de definir quando e quanto vai trabalhar. A Uber não estipula horários para seus parceiros, deixando todos livres para determinarem suas horas de corrida.
Com isso, você tem liberdade para trabalhar no dia e horário que desejar. Essa flexibilidade favorece aos parceiros possuírem mais de uma fonte de renda, por isso encontramos vários motoristas com dupla função.
3 – Alta empregabilidade
Começar a trabalhar na Uber não tem mistérios, você necessita apenas cumprir os requisitos obrigatórios solicitados pela empresa.
Outro fator importante para quem trabalha como motorista de aplicativo é que não existem taxas a serem pagas ou possuir uma licença da prefeitura para exercer a função.
O motorista de aplicativo precisa apenas pagar o imposto de renda sobre o valor que recebeu, caso não possua isenção. A facilidade e grande demanda, fazem do Uber uma ótima maneira de construir uma renda.
4 – Trabalho não muito exigente
Claro que dirigir não é uma tarefa fácil. Entretanto, o motorista pode definir seus horários para que não se torne uma atividade tão desgastante. Trabalhar sentado e com ar-condicionado ligado também é um ponto positivo de ser motorista de aplicativo.
4 desvantagens de ser Uber?
1 – Altas despesas
Os gastos com o carro, como manutenção, impostos e combustíveis são as principais desvantagens para quem exerce essa função Diferentemente dos taxistas, os motoristas da Uber não possuem descontos para compra de automóvel.
Por fim, isso significa que, apesar do lucro depender exclusivamente apenas do seu trabalho, o trabalho terá que ser superior para que possa arcar com todas as despesas existentes para o funcionamento do carro.
2 – Trabalho estressante
Mesmo que o motorista trabalhe a maior parte do tempo sentado e, possivelmente, com ar-condicionado, trabalhar nas ruas é estressante. Você certamente já passou por momentos conturbados no trânsito, imagina dirigir o dia todo!
3 – Falta de segurança
Você já deve ter ouvido falar em assaltos ou sequestros em carros de aplicativo. Portanto, é uma profissão que o trabalhador se coloca em risco, dependendo das cidades que ele atua. Assédio de passageiros, sequestros, assaltos são frequentes a essa classe.
Quanto mais horas de trabalho, mais suscetíveis eles estão a acidentes de trânsito, desde os mais simples quanto aos mais graves. Por isso, é uma função de bastante risco para que a exerça.
4 – Falta de direitos trabalhistas
Os motoristas de Uber não têm os direitos trabalhistas previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como férias, 13º salário, FGTS e outros.
Por fim, caso você comece a exercer a função de motorista de aplicativo e esteja recebendo o seguro-desemprego, esse auxílio passa a ficar invalidado. Portanto, trabalhar com a Uber, de forma autônoma, proíbe uma série de benefícios.
Conclusão
Trabalhar como motorista de aplicativo, mais precisamente com a Uber, possui suas peculiaridades. Entretanto, quem deseja exercer essa função precisa balancear as vantagens e desvantagens desse mercado.
Calcular a real necessidade de se expor em vias e estradas perigosas de grandes cidades para obter uma maior ou alguma remuneração. A verdade é que é um trabalho que demanda muito esforço mental e concentração.