Você já deve ter ouvido falar que os dados são considerados “o petróleo do século 21”, certo? Se isso é verdade, o cientista de dados é aquele quem refina a matéria-prima para ser algo valioso para as pessoas e empresas.
Que responsabilidade, né? Mas isso talvez explique porque a demanda por esse especialista está em alta na sociedade e vemos tantas oportunidades em diferentes áreas, como no setor financeiro e na saúde, no varejo e no marketing, entre outras.
Vamos entender os motivos para tanta excitação em torno da profissão? A seguir, vamos explicar o que faz um cientista de dados e quais rumos você pode seguir a partir de um curso nessa área. Confira!
Introdução à ciência de dados
Você sabia que o mundo gerou cerca de 59 exabytes de dados durante o ano de 2023?
É muita, muita coisa!
Mas é também um recorde que coloca em evidência a ciência de dados e a sua importância em garimpar, refinar e transformar a análise estratégica dessas informações em algo precioso.
Por exemplo: como o marketing de uma empresa do setor financeiro pode tomar decisões mais informadas? Esse é um dos papéis desse especialista.
Outra responsabilidade desse profissional é a o uso de dados para municiar ferramentas de machine learning e direcionar esse aprendizado para diferentes mercados.
Olha, a lista é extensa. Mas veremos, a seguir, como isso é empolgante — especialmente, para quem vem namorando com a ideia de fazer um curso em formação cientista de dados.
Como a formação para cientista de dados é usada no mercado?
Gosta de expandir os horizontes e diversificar sua especialização? Então, a ciência de dados tem muito a ver com os seus objetivos.
Olha só quanta coisa é possível realizar em diferentes áreas focadas na avaliação estratégica de informações digitais!
- Internet e setor de tecnologia
Os dados podem ser usados para a personalização de experiências dos usuários. É, também, um trabalho que qualifica as recomendações de serviços e produtos e serve, inclusive, como meio de combate às tentativas de fraudes.
- Área da saúde
Imagine coletar dados do mundo inteiro, cruzar informações e usá-las para obter diagnósticos precisos, descobrir padrões em ensaios clínicos e desenvolver medicamentos?
Essa é só a superfície das possibilidades que os cientistas de dados podem explorar nesse setor — seja na prevenção ou no tratamento de doenças.
- Finanças e seguros
Que tal ter sua parcela de responsabilidade na redução dos bilhões de dólares que o mercado perde, anualmente, com fraudes do setor financeiro?
Ou, ainda, compreender a previsão de tendências de mercado, lidar com a gestão de riscos e, quem sabe, otimizar a indicação de portfólios de investimentos?
O Big Data e a análise automatizada de padrões contribuem para esse processo estar em constante (e rápido) desenvolvimento.
- Varejo físico e comércio eletrônico
Com a ciência de dados, é possível fazer a pesquisa do comportamento de clientes do varejo, aprimorar a previsão de demanda e otimizar o fluxo de uma cadeia de suprimentos.
- Manufatura e logística
Por falar nisso, machine learning e outras ferramentas tecnológicas podem ser usadas pelo cientista de dados e conferir múltiplos benefícios. Alguns exemplos:
- Manutenção preditiva de máquinas e de equipamentos;
- Otimizar o processo de produção;
- Realizar a previsão de demanda;
- Qualificar o controle de qualidade.
Ou seja: aplicações variadas para um setor diversificado por si só.
- Marketing e publicidade
Os dados podem ser usados para a segmentação de mercado e geração de oportunidades personalizadas. Além disso, cientistas de dados podem fazer a avaliação de sentimentos em redes sociais e entender a relação dos consumidores com as empresas.
- Educação
A personalização do ensino é uma realidade com a ciência de dados e, também, fica mais fácil direcionar conteúdos específicos para alunos com dificuldade de aprendizagem.
- Governo e setor público
Combate à corrupção, previsão de tendências, análise cruzada de padrões… Toda a esfera pública pode melhorar sua relação com ações focadas no desenvolvimento social a partir de um estudo estratégico de dados.
Habilidades e ferramentas úteis para um cientista de dados
Ao focar em um curso para formação cientista de dados, você vai aprender a lidar com ferramentas e habilidades necessárias para armazenar, compilar e analisar informações.
É o caso do Python, uma popular linguagem de programação, além de bibliotecas de dados, como o Pandas e a Keras. Além disso, a análise estatística é outra competência que permite aos cientistas de dados a busca aprofundada de padrões a partir dos dados.
Ferramentas como o Git e o GitHub são indispensáveis para o versionamento e colaboração em projetos, enquanto o conhecimento de SQL permite extrair, manipular e gerenciar informações armazenados em bancos de dados relacionais.
E tem mais: álgebra linear é importante, assim como técnicas como TF-IDF (sigla para Term Frequency-Inverse Document Frequency) e BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers) para capturar o significado contextual das palavras em um texto.
Oportunidades de carreira em ciência de dados
A variedade de oportunidades de carreira como cientista de dados reflete a demanda por profissionais qualificados no ramo. E, entre as funções e cargos disponíveis, a gente destaca:
- Cientista de dados;
- Engenheiro de dados;
- Analista de dados;
- Engenheiro de machine learning;
- Arquiteto de dados;
- Especialista em Business Intelligence (BI);
- Analista de Big Data;
- Especialista em Processamento de Linguagem Natural (NLP);
- Analista de dados financeiros;
- Especialista em visualização de dados;
- Gerente de análise de dados.
O potencial de crescimento e salarial na ciência de dados é grande. À medida que a sociedade se torna mais orientada por dados, a demanda por especialistas só aumenta e gera excelentes oportunidades de crescimento e remuneração competitiva.
Invista na sua formação cientista de dados
A ciência de dados é uma área complexa e desafiadora? Olha, sim! Mas sabe de outra coisa? Existe um curso de cientista de dados que consegue te preparar para o mercado de trabalho em menos de 1 ano!
A TripleTen é um bootcamp — instituição de ensino que foca em situações reais do mercado para preparar os alunos — de programação que conhece as demandas e tendências de diferentes áreas do mercado. Com isso, consegue criar soluções pensadas especialmente para o que as empresas precisam.
Por isso, um curso nessa área tem tudo a ver com o que você está à procura. Conheça o curso de cientista de dados da TripleTen Brasil e aproveite para sair ganhando hoje mesmo: ao usar o cupom FUTUROBR30, você ganha 30% de desconto na sua matrícula!