Vender é um arte e para isso é necessários técnicas para levar uma pessoas a sentir uma necessidade de alguma coisa, essa é a famosa persuasão, mas com algumas técnicas no ramo digital.
Alguma vez na vida já tentou convencer uma pessoas a ficar com algo sem insistência, mas como uma maneira que despertava nela a vontade de ficar com o que era oferecido?
Acredito que de um jeito ou de outro você já deve ter feito algo parecido com isso. O copywriting utiliza algumas ferramentas de persuasão que levam as pessoas a se interessarem por determinado produto.
Quando uma pessoa investe em cursos online poderá obter um rico conhecimento que a ajudará a desenvolver as melhores técnicas.
Entenda mais sobre copywriting
Se você é uma daquelas pessoas que tem uma habilidade tremenda para convencer as pessoas, pela internet, mesmo que nunca tenha visto falar em Copywriting, certamente você sabe um pouco na prática.
Para levar o público a tomar certas atitudes para comprar algo é necessário montar várias estratégias para que essa pessoa seja alcançada com o seu trabalho.
Então você verá um pouco mais sobre esse conteúdo nos próximos tópicos.
O que é Copywriting?
O copywriting escreve um texto de maneira persuasiva para levar pessoas a realizarem uma ação, onde na maioria das vezes tem haver com a compra de alguma mercadoria, serviço e algum tipo de curso.
Sendo assim, o objetivo do copywriting é escrever um conteúdo onde focaliza o leitor, tentando convencê-lo a tomar uma decisão. Com esse tipo de texto é possível usar gatilhos que levarão a conversões muito importantes para o marketing.
Copywriting e Marketing de Conteúdo?
O grande objetivo do copywriting é trazer conversão através de múltiplas estratégias que levarão uma pessoa a ação, por isso ele está ligado ao marketing de conteúdo.
Quando uma pessoa entra em um site ou blog é necessário que ela tome alguma atitude diante daquilo, aí aparece o copywriting com um conteúdo persuasivo que vai levá-la a outra página ou local em que ela poderá está comprando algo.
Com esse tipo de estratégia a pessoa é cativada e convencida a tomar uma atitude que ela acha benéfica e que vai ajudá-la em alguma situação..
O objetivo do marketing de conteúdo é atrair as pessoas, cativar e educar, dessa forma acaba fidelizando as pessoas e fazendo com que sempre fique ligado no site.
Você pode olhar essa relação entre copywriting e o marketing de conteúdo da seguinte maneira, é como se um armasse toda a jogada e o atacante fizesse a movimentação certa em concluir a jogada fazendo o gol.
Ou seja, marketing de conteúdo produz para fornecer uma boa educação, engajando e atraindo o público alvo e o copywriting conclui o trabalho levando as pessoas a tomarem uma decisão com uma estratégia efetiva que convença ela sobre aquilo que ela leu.
Como criar uma estratégia de Copywriting?
É necessário conhecer bem a língua portuguesa e escrever com qualidade, mas é importante fazer um pouco mais. Se deseja que as pessoas que visitam o site se tornem clientes fiéis então você deve saber de copywriting.
São várias as maneiras que você buscará atrair o seu cliente, veja só algumas delas:
- Texto
- Um microtexto
- Um podcast
- Um vídeo
- Um e-mail.
As estratégias de que você usará com qualquer um desses meios é muito importante para que tudo isso ocorra com sucesso.
Veja algumas maneiras de você fazer uma boa estratégia de copy:
- Inspirar o leitor
- Levarem os leitores a tomarem uma decisão de adquirir o produto ou serviço
- Criar um bom relacionamento com a marca
- Pesquisa que satisfaçam a necessidade do público
- Objetivo que leve a pessoa a uma jornada, ela sabe o que está fazendo
- Análise de como está sendo a sua estratégia e a reação do público a elas
- Otimização de técnicas como o SEO para que seja mais fácil de ser encontrado
- Exclusividade de conteúdo para não ser sempre as mesmas coisas publicadas.
Cada um desses detalhes são importantes para que você tenha sucesso em sua técnica de persuasão no copywriting.
Quais são as principais técnicas de Copywriting?
Para que você chegue ao seu objetivo é importante que tenha meios de conseguir aquilo que você deseja.
Dessa forma, o que você tem de fazer é seguir todas técnicas para atrair e levar a pessoa a uma decisão. Veja:
A primeira coisa é saber o seu público alvo: Isso é possível quando você conhece a persona, ela é o seu tipo de cliente ideal. Para isso você precisa saber muitas coisas a respeito dela, como gostos, hobies, idade, sexo, ocupação e etc..
Crie títulos que são excepcionais: A primeira coisa que o cliente vai fazer é ver o seu título, ele deve ser suficientemente atrativo para que haja acesso. É importante que ele seja claro e objetivo. Seguindo as ferramentas certas, sua página será encontrada com mais facilidade.
Use verbos de ação: Aqui você terá de mostrar algo ao leitor que impacte e mostre a ele que vai perder uma oportunidade, então deve tomar a decisão com urgência. Use o imperativo faça, busque, baixe, clique, aproveite e etc..
Faça comparações: Essa estratégia é muito boa quando usada de um jeito certo, fazendo algum tipo de metáfora de algo conhecido para chegar a ideia de como é o seu produto, essas associações levam o cérebro a reagir melhor ao que é desconhecido.
Como otimizar suas páginas com Copywriting e SEO?
Esse é um ponto primordial, quando se trata de todas as ferramentas que levarão uma pessoa a ação. Então é bom que não conheça somente o copywriting, mas saber o que o SEO (Otimização para Motores de Busca).
Nesse tipo de estratégia você usará a palavra chave ideal e estratégias de conteúdo no texto para que ele seja mais ranqueado pelos robôs do Google.
Então você colocará a palavra chave que são os tipos mais usados na busca da informação que está publicando e um texto sem cópias e que chame a atenção.
Últimas Considerações
Para todo aquele que deseja realmente crescer o seu negócio na internet é importante aprender esses detalhes que são técnicas necessárias para que se chegue a um resultado satisfatório de vendas e fidelização de clientes.
Busque aprender mais sobre a área de marketing, estude, faça um curso de digitação online que será muito bom para aquele que produz conteúdo.
Crie um blog, aprenda sobre SEO, crie conteúdo otimizado para SEO e também aprenda sobre a jornada do cliente, de acordo com o blog desta empresa de criação de sites em Montes Claros, a jornada do cliente é muito importante.
Não adianta ter muito tráfego, chamar a atenção, mas não gerar interesse e convencer o cliente, leia sobre AIDA para saber mais.
Gostou do nosso conteúdo? Saiba que isso é apenas um resumo, então se tiver qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar.