Um artigo publicado pela Forbes alerta: pessoas com níveis mais altos de gordura visceral são mais propensas a sofrer de uma variedade de condições, incluindo pressão alta e câncer colorretal.
“A gordura abdominal pode liberar mais citocinas inflamatórias na corrente sanguínea, então se alguém com muita gordura visceral tivesse um ataque cardíaco ou derrame, mais danos poderiam ocorrer”, diz o Dr. Kroll.
“Em um estado pró-inflamatório, também há mais chance de um coágulo sanguíneo se formar como resultado de uma pequena lesão, aumentando o risco de coágulos sanguíneos e derrames”.
Logo, podemos concluir que perder barriga é mais do que uma questão estética. Na verdade, também impacta na sua saúde.
Entre os exercícios mais indicados está o abdominal. Mas será que ele realmente funciona? Saiba a resposta nos próximos tópicos.
Afinal, abdominal faz perder a barriga?
Engana-se quem pensa que é possível perder a gordura localizada na barriga fazendo apenas exercícios abdominais.
Na verdade, o abdominal contribui para o fortalecimento, aumento e resistência dos músculos do abdômen, deixando-os mais tonificados.
Contudo, para ter uma barriga chapada é preciso acontecer uma perda de gordura no corpo todo, e não apenas em uma parte, o que é impossível.
Dito isso, os melhores exercícios para auxiliar a queima de gordura são os aeróbios, entre eles:
- Corrida;
- Natação;
- Caminhada;
- Ginástica aeróbica;
- Spinning;
- Pular corda;
- Danças;
- Bicicleta;
- Jump.
De toda forma, não exclua os exercícios abdominais do seu treino. Isso porque eles servem como complemento das atividades aeróbicas.
Por que é tão difícil perder gordura abdominal?
O jurista Rui Barbosa (1849-1923) disse uma vez que: “a pressa é inimiga da perfeição”. Esse contexto também pode ser aplicado quando o assunto é a perda da gordura abdominal. Afinal, ela não ocorre da noite para o dia.
Para isso, é necessário:
- Estar com baixo percentual de gordura;
- Construir músculos a partir de um programa de exercícios preciso.
A princípio, esses dois passos parecem ser simples, no entanto, não é fácil atingir essas metas. A nossa dica, portanto, é ter bastante disciplina e paciência, para alcançar os resultados desejados.
É justamente pela “pressa” que muitas pessoas desistem do processo no meio do caminho.
Ademais, não tem como escolher somente uma parte do corpo para a perda de gordura, pois, como vimos, esse processo ocorre de maneira geral.
Como perder a gordura da barriga?
Uma vez entendido que não é possível perder a barriga apenas com abdominal, veja a seguir algumas dicas que te ajudam a emagrecer com qualidade:
1- Melhore a postura
A má postura provoca a famosa barriga saliente. Dessa forma, ajusta-se ao sentar na cadeira.
Para isso, siga as orientações da Reeducação Postural Global (RPG)
Ademais, os abdominais e exercícios de alongamentos também podem te ajudar nesse processo.
2- Tenha uma alimentação saudável
Evite o consumo de frituras, açúcares e o álcool para facilitar o processo de emagrecimento. Agende uma consulta com um nutricionista para que o profissional crie uma dieta saudável, de acordo com as suas necessidades.
3- Faça exercícios aeróbicos
É um grande aliado da queima de gordura. Contudo, é importante que você saiba que a perda de gordura começa a acontecer somente depois de 20 minutos da atividade.
Além disso, a frequência cardíaca deve ficar entre 60% e 75% da sua frequência cardíaca máxima, para obter os resultados desejados.
4- Verifique sua taxa hormonal
Nossos hormônios são vitais para que o organismo funcione corretamente. Dessa forma, faça uma avaliação para verificar com estão as suas taxas hormonais.
Isso é importante porque problemas relacionados à tireoide podem gerar desregulação dos hormônios T3 e T4, que diminui o metabolismo e aumenta a gordura corporal.
Gorduras acumuladas, por sua vez, diminui a produção de testosterona, o que afeta negativamente o metabolismo, resultando em mais concentração de gorduras.
Portanto, se você perceber que a gordura abdominal apareceu em um curto espaço de tempo, marque uma consulta com endocrinologista e faça exames para verificar como estão as taxas hormonais, ok?
Quanto tempo leva para perder gordura da barriga?
Para perder 1 quilo de gordura, você precisa queimar 3.500 calorias a mais do que come, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Ao reduzir sua ingestão calórica em 500 calorias por dia – comendo menos calorias ou se exercitando mais (ou uma combinação dos dois) – você pode perder 1 quilo de gordura em uma semana.
As pessoas que perdem peso gradualmente (1 a 2 quilos por semana) tendem a mantê-lo com mais sucesso do que aquelas que perdem peso mais rapidamente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).