Os pisos laminados imitam a madeira. Dão sofisticação ao ambiente e são mais baratos do que outras alternativas do mercado. Entenda onde usá-los!
Melhores ambientes para usar piso laminado
Os pisos laminados são lindos, concorda? São as opções mais recomendadas para aqueles que querem a beleza e sofisticação da madeira, sem deixar a praticidade e economia de lado.
Isso porque, embora a madeira seja impecável para a decoração, ainda é um material natural e por isso, não é muito resistente e prático para limpar – além de ser caro.
Desta forma, a solução perfeita é o piso laminado que une o melhor dos dois mundos: sofisticação e praticidade. Os benefícios deste revestimento não para por aí, são diversas as vantagens ao optar pelo laminado.
Sustentabilidade, fácil instalação, alta resistência e conforto são alguns exemplos dos inúmeros pontos positivos deste material. O que muitos não sabem sobre o piso laminado é que este revestimento também precisa de cuidados especiais.
Não durante a limpeza, tornando o dia a dia menos prático, mas algumas precauções para permitir que o material dure mais tempo e fique sempre impecável. É o que todos querem ao escolher o piso para seu imóvel, certo?
Um dos principais cuidados é em quais ambientes o piso laminado pode ser instalado e quais não são recomendados. Sim, alguns cômodos não podem receber este material.
Muitas pessoas não sabem desses detalhes, erram na instalação e logo precisam reformar o ambiente, trocando os pisos. Para evitar esse tipo de situação desagradável, vamos explicar todos os cuidados necessários para manter o piso laminado sempre lindo e sofisticado.
Inclusive, daremos dicas de como escolher o ambiente ideal para instalar este revestimento. Este conteúdo te evitará muitos transtornos, temos certeza! Acompanhe.
Essas camadas garantem a beleza, conforto e funcionalidade do revestimento. Por isso, ao falar de piso laminado, é fundamental entender sua composição. A primeira é chamada de balanço, sendo a base do revestimento.
É responsável pela sua estabilização piso, seguido pela segunda camada que é o substrato. Esta é a principal e mais importante lâmina do piso, dado que o protege contra impactos e o torna mais resistente contra desgastes.
A terceira parte é a lâmina decorativa, material responsável pela beleza do material. Neste momento vale ressaltar que o piso laminado é bastante versátil, podendo ser encontrado em diferentes designs imitando os mais diversos tipos de madeira, cores, texturas e estilos diferentes.
A última camada é o overlay, uma película muito importante colocada sob a lâmina decorativa. Ajuda a proporcionar alta resistência a abrasão, evita a absorção de líquidos e torna a limpeza mais prática e rápida.
O piso laminado é “colocado”, por isso a sua instalação é muito simples. Como assim? É um revestimento piso flutuante, ou seja, não é pregado ou colado ao contrapiso.
Basta instalar este revestimento sobre uma manta que deve ter no mínimo 2mm de espessura e pronto, em poucas horas terá o ambiente com um piso impecável e preparado para ser usado.
Cuidados com o piso laminado
Agora que sabe tudo sobre o piso laminado, conseguirá entender perfeitamente os cuidados necessários com este material. O primeiro: este revestimento não pode ser instalado sob carpetes. É preciso retirá-lo antes de colocar o laminado.
Esse é o único tipo de piso que não aceita o laminado. Em madeira, cerâmica, vinil, pedra, cimento, entre outros, não terá problemas com a instalação deste revestimento. Outra questão importante é não instalar móveis embutidos sob o piso laminado.
Isso porque, por ser um revestimento colocado, pode dilatar conforme seu uso. Com o peso dos móveis embutidos, essa dilatação pode acontecer com mais facilidade.
O recomendado é instalar o móvel antes do piso, assim o revestimento só cercará o armário, por exemplo. Caso não seja possível, é importante avisar os profissionais que vão instalar o piso para que eles usem materiais e técnicas apropriadas para minimizar a dilatação dos pisos.
Durante a limpeza, não deixe excesso de água no piso. Pode infiltrar nas primeiras camadas do piso e danificá-las. É um revestimento resistente, então não é proibido. Mas se tiver este cuidado, com certeza durará mais.
Escolha o cômodo ideal para instalar seu piso laminado
O piso laminado não pode ser instalado se o contrapiso estiver úmido ou molhado, isso poderia causar irregularidades e deformações no resultado final do revestimento. Caso caia água neste piso, é recomendável limpar o mais rápido possível, para que não manche.
O ideal é não usar o piso laminado em ambientes úmidos, como banheiro, cozinha, quarto de serviço e área externa. A umidade é prejudicial para o laminado e com o tempo, pode danificá-lo a ponto de precisar trocar todas as lâminas.
Então, evite colocar estes revestimentos nesses ambientes para um resultado impecável e duradouro. O custo benefício do piso laminado é excelente e se tomar todos os cuidados, terá um piso elegante, “de madeira” e aconchegante no seu imóvel.