É inimaginável não pensar em finanças sem desprezar a tecnologia, com a chegada do bitcoin, a principal moeda digital.
O que é blockchain? Como ela funciona?
Traduzido em português “cadeia de blocos”, é o sistema que consegue rastrear o envio e recebimento de informações e armazena estes dados em blocos.
Estes blocos são criados continuamente e são sincronizados com o bloco anterior, formando dessa forma a cadeia de dados.
No lançamento da rede, em 2008, seu fundador Satoshi Nakamoto o definiu como “uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.
A grande vantagem desta rede é a capacidade que possui de armazenar as informações sem que elas corram o risco de serem invadidas.
Como as informações são altamente criptografadas e protegidas, somente o usuário tem acesso a sua carteira, as moedas e as transações realizadas.
No caso de o investidor perder os dados de acesso e não conseguir recuperar, o prejuízo é inestimável pois ninguém mais tem acesso à rede do cliente.
Tem um caso famoso do ano passado de um investidor que perdeu mais de R$ 1 bilhão em moedas digitais por justamente ter jogado a senha de acesso fora e não conseguir recuperar a carteira.
O sigilo das informações envolve altos cálculos matemáticos. Isso porque cada bloco possui um código e o código do bloco anterior.
Desse jeito, para invadir o bloco, vai precisar descobrir mais do que um código. Como cada código envolve milhares de cálculos, a tentativa de invasão cansa e faz com que o hacker desista.
Como a rede pertence a todos os usuários, o registro de transações está disponível para todos, ficando disponível apenas quando a transação aconteceu, não os dados de quem enviou e quem recebeu.
Funcionamento detalhado do blockchain
Vamos trazer em uma situação mais didática. O blockchain funciona dessa forma:
- Os blocos espalhados pelo mundo e que possibilitam o funcionamento da rede são o cloud computing, ou a computação em nuvem. Essa tecnologia permite processar uma enorme quantidade de informações;
- Cada bloco é uma hash, basicamente é uma função matemática com uma mensagem ou arquivo e que gera um código de letras e números com os dados armazenados;
- O livro-razão, em que todas as transações são guardadas e não são apagadas, nem acessadas por qualquer pessoa, são chamadas de leadger;
- Cada novo bloco é formado pelos mineradores de bitcoin, fazendo milhares de cálculos para encontrar o bloco certo que ligue um ao outro.
Dessa forma, a rede fica mais fortalecida e os dados da carteira e dos usuários ficam mais protegidos.
A blockchain é a grande responsável pelo sucesso do bitcoin e dá toda a credibilidade necessária para que a moeda permaneça forte e atraia novos investidores.
Comece nesse mercado, saiba escolher as melhores criptomoedas para investir e tenha toda a segurança necessária para realizar suas transações através de uma rede confiável e que protege os dados dos seus usuários.
É transparência, confiabilidade e segurança em todas as transações e a certeza de seus investimentos bem resguardados. Esse é o principal papel do blockchain.