Dizer que 2020 é um momento único para os profissionais de marketing digital em todo o mundo é realmente um eufemismo. Não existe manual para uma crise de saúde como a pandemia do coronavírus.
As comunidades globais ao redor do mundo estão tomando as medidas necessárias para mitigar a propagação do surto de coronavírus. Durante esses tempos de incerteza, empresas de todas os segmentos e portes também estão lutando para se manter à tona.
Para a Gartner, empresa global de consultoria e pesquisa Gartner, as empresas precisam aproveitar uma abordagem sistemática para fortalecer a resiliência de seus modelos de negócios atuais e garantir sua operação contínua durante o COVID-19.
As empresas agora estão se esforçando para aliviar o impacto da crise global de saúde, considerando como isso afetará o acesso à cadeia de suprimentos, o lançamento de produtos, o bem-estar dos funcionários e, é claro, a continuidade dos negócios.
O Google Marketing compartilhou cinco princípios que orientaram sua campanha digital durante o COVID-19:
5 formas de melhorar o marketing digital da sua marca durante a pandemia
Princípio 1: Faça do contexto a chave
As organizações precisam entender o impacto local que uma pandemia global tem sobre seus stakeholders.
Em outras palavras, o contexto local é a chave para ajudar a empresa a ser mais empática com as necessidades de seus funcionários, juntamente com outras partes interessadas internas e externas da empresa.
PERGUNTE-SE: Esta campanha está correta, dado o contexto atual em um mercado local?
PRINCÍPIO 2: Reavalie constantemente
Em casos como uma crise de saúde global, é inevitável experimentar mudanças rápidas na dinâmica do mercado. Portanto, é necessária uma reavaliação constante de campanhas para produzir conteúdo de qualidade.
Lembre-se de que as decisões tomadas há duas semanas não são necessariamente apropriadas hoje.
Embora tenha liberado uma campanha no mês passado / na semana passada / ontem, é importante refletir constantemente se está tudo adequado para o contexto e o momento.
PERGUNTE-SE: como sua produtora de conteúdo pode transformar a pandemia em uma oportunidade de se conectar de verdade com clientes?
As empresas sempre devem estar atentas para reavaliar todos os aspectos possíveis de marketing de sua marca a partir de canais pagos e próprios, como anúncios em vídeo e até mensagens de email automatizadas.
PRINCÍPIO 3: Altere prioridades
Em tempos de incerteza, a equipe de gerenciamento tem a responsabilidade de assumir o comando e navegar pela organização.
É por isso que eles precisam tomar a decisão executiva de avaliar o orçamento de mídia e mudar as prioridades em direção a coisas que os consumidores realmente precisam durante esse período.
Hoje, as empresas precisam ter como foco ajudar da maneira que puderem, gatilho mental da reciprocidade, isso é muito utilizado no marketing de afiliados e funciona para tudo, aliás isso vale para a vida, experimente “dar sem esperar nada em troca” e a colheita virá.
Seja para funcionários ou consumidores, as marcas precisam mudar suas prioridades de marketing digital para ajudar a melhorar a vida de seus consumidores enquanto eles ficam em casa de quarentena.
PERGUNTE-SE: Quais são as marcas, produtos ou campanhas mais relevantes que nossa mídia pode apoiar no momento?
PRINCÍPIO 4: Considere mudanças criativas
De acordo com a reavaliação de campanhas de marketing, todos os elementos criativos de campanha da marca também devem estar em constante escrutínio neste momento.
As organizações precisam avaliar cuidadosamente suas mensagens – desde o tom, imagens visuais, cópia, palavras-chave e canais de mídia.
Por exemplo, o humor estúpido nas campanhas de marketing não é apropriado em meio à crise da saúde.
Veja o que ocorreu com a estrela do K-pop, Kim Jaejoong, que revelou a seus 1,9 milhão de seguidores no Instagram que havia contraído COVID-19 e estava atualmente hospitalizado recebendo tratamento.
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A postagem excluída minutos depois foi posteriormente esclarecida como uma brincadeira do Dia da Mentira e, aparentemente, um esforço para aumentar a conscientização.
Decisões simples de marketing devem ser tomadas com antecedência para evitar constrangimento para marcas durante a pandemia.
PERGUNTE-SE: Todos os elementos criativos – tom, visual, palavras-chave, canais – são apropriados e relevantes para essa nova realidade?
PRINCÍPIO 5: Contribua em todas as oportunidades
Agora, mais do que nunca, é essencial que os membros da empresa se reúnam e ajudem uns aos outros.
Dê uma olhada nos ativos digitais da marca e pense em possíveis oportunidades sobre como a marca pode apoiar, doar ou até ampliar a divulgação de informações.
PERGUNTE-SE: De que maneiras nossa marca – e até nossos canais de mídia próprios – podem ser úteis para pessoas e empresas neste momento de necessidade?
As organizações devem pensar em maneiras criativas e inovadoras para ajudar seus consumidores, parceiros e outras partes interessadas.
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