O conceito de sustentabilidade deixou de ser apenas algo ligado à responsabilidade ambiental, tornou-se um critério cada vez mais relevante para o mercado e para a opinião pública. No setor de mineração, práticas sustentáveis tornaram-se cruciais para a diferenciação competitiva. A resiliência ambiental e o desenvolvimento socioeconômico importam cada vez mais aos stakeholders do segmento (investidores, consumidores e parceiros internacionais), tornando-se prioritários para o setor.
Assim, com o Brasil ocupando o posto de segundo maior produtor mundial de minério de ferro, e dado o peso da mineração na economia nacional, empresas como a Vale (VALE3) têm buscado fortalecer suas práticas ambientais e sociais para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
O que é mineração sustentável
A mineração sustentável é um modelo de negócio que busca equilibrar a exploração de recursos minerais com três outros fatores: conservação ambiental, bem-estar social e eficiência econômica.
As práticas vão desde a adoção de tecnologias limpas, a redução de impactos ecológicos, a segurança das operações, a valorização das comunidades locais e transparência nos processos corporativos do setor.
O conceito de mineração sustentável está diretamente relacionado à agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), que hoje é considerada um critério essencial por instituições financeiras e investidores.
Sustentabilidade é vantagem competitiva: como as práticas alavancam o setor?
O potencial da mineração no Brasil é inegável, pois temos uma das maiores diversidades e riquezas geológicas do globo, além de uma extensa capacidade de gerar energia limpa.
Em 2025, a mineração responde por cerca de 4% do PIB brasileiro e responde por 30% do saldo da balança comercial do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O minério de ferro é o 3º produto mais exportado pelo país. Considerando esse protagonismo, é cada vez mais necessário alinhar os processos da mineração às demandas globais por sustentabilidade.
Isso porque a pressão do mercado financeiro sobre questões ambientais aumentou significativamente. Investidores e fundos internacionais hoje avaliam as organizações a partir dos seus indicadores ESG antes de financiar projetos. Dessa forma, iniciativas sustentáveis passaram a ser não apenas atrativas, mas também uma espécie de pré-requisito.
Um exemplo dessa tendência é o minério verde ou pellet feed de redução direta (PFRD) da Cedro Mineração, que tem alto teor de ferro e cuja produção emite cerca de 50% menos CO₂ na fabricação do aço. Esse tipo de diferencial ambiental gera valor agregado, podendo instigar o interesse de investidores que buscam alternativas mais sustentáveis, aumentando a demanda pelos produtos.
Principais desafios da mineração sustentável no Brasil
Apesar dos progressos, ainda há uma série de dificuldades a serem enfrentadas para que a mineração brasileira se torne mais sustentável. A lentidão no processo de licenciamento ambiental de novas minas, por exemplo, reflete uma burocracia problemática que impacta a indústria. A liberação do documento pode levar mais de 5 anos, comprometendo o ritmo de modernização do setor.
Outro ponto crítico é a falta de instrumentos financeiros que estimulem projetos sustentáveis. Embora haja iniciativas como as debêntures de infraestrutura, o volume de recursos disponíveis ainda é limitado. Além disso, a tributação sobre o setor, incluindo a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e a possível adição do imposto seletivo, é considerada elevada por representantes da indústria mineral.
A carência de informações geológicas também é um entrave. Ao contrário de outros países, o Brasil ainda tem grandes áreas com potencial mineral inexplorado. Investir em mapeamento geológico e tecnologias de exploração é fundamental para garantir a eficiência de futuras operações e iniciativas sustentáveis.
5 exemplos de mineração sustentável no Brasil
embora os desafios sejam numerosos, há iniciativas concretas no mercado que demonstram como é possível alinhar mineração e sustentabilidade:
1. Cedro Mineração
A companhia, com sede em Minas Gerais, realiza a extração de minério de ferro e se tornou referência em mineração verde. Foram reduzidas em 50% as emissões de carbono no processo de beneficiamento do minério da empresa, que também desenvolveu uma rota logística mais eficiente para minimizar o impacto ambiental. A A Cedro também realizou emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura, focados em projetos sustentáveis, que atraem investidores interessados em financiamentos alinhados à agenda ESG.
2. CBMM
A CBMM, sigla para Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, é líder mundial na produção de nióbio e investe fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para ampliar o uso do elemento em baterias de carros elétricos e ligas mais resistentes. A CBMM também desenvolve iniciativas para mitigação de impactos ambientais (como o de reaproveitamento de água) e de engajamento com comunidades locais, reforçando seu compromisso com essas pautas.
3. Anglo American
Essa mineradora internacional com operações no Brasil tem adotado a tecnologia de transporte de minério via mineroduto, reduzindo a necessidade de caminhões e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. A companhia também utiliza energia 100% renovável em suas operações no país.
4. Vale
A multinacional Vale (VALE3) tem fortalecido investimentos em projetos de descarbonização, como o uso de biodiesel em locomotivas, eletrificação de equipamentos e reflorestamento de áreas degradadas. A empresa também estabeleceu metas de emissão zero até 2050 e criou um fundo voltado ao fomento de startups e tecnologias com foco em sustentabilidade.
5. Nexa Resources
Focada na mineração de zinco e cobre, a Nexa desenvolve projetos voltados à reabilitação ambiental de áreas mineradas e reaproveitamento de rejeitos. A Nexa também investe em energia limpa, com parte de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis.
Algumas fontes utilizadas:
https://exame.com/negocios/mineracao-brasileira-globalmente-sustentavel/ https://mineracaosustentavel.org.br/mineracao-sustentavel/ https://blog.mills.com.br/post/o-que-e-a-mineracao-sustentavel-e-como-colocar-em-pratica?category=ESG https://jornal.usp.br/atualidades/mineracao-responsavel-e-fundamental-para-o-desenvolvimento-sustentavel/