Vários eventos mundiais impulsionaram atualmente o preço do petróleo, subindo mais do que nunca desde o mês de fevereiro de 2022.
Entre alguns acontecimentos mundiais, é preciso notar que a pandemia do Covid-19 ainda deixou alguns setores, como o da exportação e produção de petróleo sem opções e em crise, além da guerra entre Rússia e Ucrânia na Europa, que chocou e parou o mundo, de forma social e também econômica, afinal, especialmente para o Brasil, a exportação do petróleo e a compra desse material era feita, parcialmente, pela Rússia.
A Rússia responde por 0,6% das exportações do Brasil, por isso as sanções feitas contra o país europeu afetaram diretamente a economia brasileira.
Sendo assim, a alta do petróleo é um dos efeitos causados pela guerra, que continua mesmo um mês depois de seu início. Especialistas dizem, porém, que mesmo se a guerra parar por completo no dia atual, os resultados de apenas um mês de guerra podem ser sentidos por países que dependiam da Rússia para suas exportações por alguns meses e até um ou dois anos.
Caso a guerra continue por mais tempo e as sanções continuem em efeito, é pouco provável que a crise dos preços do petróleo, da soja, da carne e outros grãos venha a parar.
A indústria em si é um dos setores mais atingidos por essa crise mundial por conta da guerra, já que ela depende do petróleo grandemente para várias ações. O petróleo, apesar de ser um poluente enorme, ainda é uma das formas que a indústria possui de poder ter gasolina e outros meios de combustível para suas máquinas.
Além disso, a indústria petrolífera é uma das propulsoras da economia no mundo todo, sendo o petróleo uma das mais importantes fontes de energia. Ou seja, com a alta dos preços, é possível notar que todos setores serão atingidos.
Seja uma pessoa dona de indústria, gestor ou apenas uma pessoa curiosa sobre a alta, é preciso compreender qual a importância do petróleo para a indústria e o que essa alta pode significar. Existem mais derivados de petróleo do que muitos imaginam.
Por que o petróleo é tão importante para a indústria?
O petróleo possui uma longa história com os humanos, pois há evidências sobre o uso dele por povos antigos há 10 mil anos atrás. Seu uso comercial destacou-se, a partir do século XIX, por meio das primeiras explorações petrolíferas em larga escala e, a partir daí, a indústria petrolífera nunca parou de evoluir e lucrar. Só em 1938 foi organizada a primeira e oficial jazida petrolífera no Brasil, no município de Lobato na Bahia, sendo um dos locais com uma das maiores jazidas de petróleo do Brasil até hoje.
O petróleo pode ser considerado um meio de combustível fóssil, que não é renovável e é um dos maiores poluentes no mundo atual. A sua importância pode ser definida pelos resultados que seu uso trouxe para a humanidade, já que, atualmente, o petróleo é o responsável por milhares de atividades humanas que não seriam possíveis sem sua inclusão na economia. Sendo assim, ele é um bem extremamente valioso que até mesmo já causou inúmeras guerras e conflitos geopolíticos por conta de sua importância econômica e histórica.
Quais são os principais derivados do petróleo?
Há centenas de derivados do petróleo que as pessoas utilizam em seu dia-a-dia. É muito comum que a gasolina seja o primeiro item em mente quando a alta do petróleo é mencionada, porém é preciso também pensar em itens como o gás de cozinha, o óleo diesel, vários tipos de óleo lubrificantes, querosene, o próprio plástico e até asfalto. Sendo assim, muitos itens dependem do petróleo para existirem.
Quais os impactos econômicos da alta do petróleo para a indústria?
Seja no setor de caldeiraria ou na produção de peças de metal, é certo que as indústrias vão ser diretamente afetadas pela alta do petróleo e é impossível evitar que isso ocorra, uma vez que está fora do controle das indústrias. Sendo assim, há quatro grandes malefícios dessa alta que podem alcançar as indústrias.
Inflação de materiais
A gasolina é um dos materiais usados em vários setores da indústria para oferecer energia para várias máquinas. Sendo assim, é preciso notar que esse material vai ficar muito mais caro nos meses seguintes e pode trazer prejuízo na hora da compra.
Juros na economia brasileira
É esperado que haja políticas monetárias duras para tentar enfraquecer a crise causada pela guerra, apesar de estagnar o crescimento de empresas.
Parada de consumo
O consumo é desincentivado, já que a população não quer lidar com os preços abusivamente altos. Sendo assim, as indústrias precisam cortar gastos para lidar com a parada do consumo e com os efeitos na economia.
Exportação em baixa
A exportação de vários produtos criados pela indústria, como peças, por exemplo, vai diminuir grandemente já que as taxas estão altas no momento.